Em busca do Tri

Em 1984 assistíamos a duas estreias. A França organizava o seu primeiro Campeonato da Europa de Selecções e Portugal estreava-se na prova. A 23 de Junho desse mesmo ano, num jogo memorável, Platini acabaria com o sonho português em cima do último minuto do prolongamento. A equipa que tinha surpreendido a Europa com Chalana, Jordão e Fernando Gomes em destaque, baqueava perante o organizador do torneio. Dias mais tarde, a França conquistava a sua primeira grande competição de Selecções, batendo a Espanha na final. Platini, Giresse e Tigana marcavam uma era que apesar de se prever duradoura só anos mais tarde se comprovou. Em 1998, a França de novo na condição de organizador, atingia o seu título mais importante. Numa geração fantástica que marcaria uma hegemonia no mundo do futebol, Blanc, Petit, Henry e o nome maior Zinedine Zidane levantavam o caneco de campeão do mundo confirmando a potência do futebol francês dois anos mais tarde com o bis no Campeonato da Europa de 2000. Nos 15 anos seguintes a França oscilou entre o bom e o péssimo. O fim da geração de ouro do futebol francês trouxe vários problemas, e a França necessitou de reorganizar o seu futebol voltando a olhar para dentro e para uma das suas principais forças que residem na qualidade e excelência do seu trabalho na formação de novos talentos. Este ano, novamente como organizador do evento, os Bleus trazem um dos elencos mais jovens e sedentos de sucesso do certame, sendo um dos claros favoritos à vitória final. Não fossem os problemas com várias lesões no sector defensivo, e os comandados de Didier Deschamps (outro dos nomes da geração de ouro) seriam de maneira quase unânime o principal favorito à conquista do Europeu. Inseridos no grupo A juntamente com a Suiça, a Roménia e a Albânia, a França parte em busca do Tri, aliando ao factor casa um elenco recheado de qualidade, que não teve espaço suficiente para jogadores como Benzema, Ben Arfa, Fekir, Ribéry, Lacazette, Gameiro ou Kondogbia.

A estrela: Paul Pogba (médio, Juventus, 23 anos): Num conjunto com uma das mais baixas médias de idades da competição, será normal que a estrela da companhia francesa seja um jovem. Pogba é o nome de quem se fala. O jogador da Juventus tem meio mundo atrás dos seus serviços, e alguns desses tubarões poderão perder a cabeça e avançarem com números estratosféricos para garantirem um dos melhores médios do futebol mundial. Médio completo que alia a força física a uma capacidade técnica fantástica, capaz de defender, pressionar, recuperar, assistir, conduzir e marcar vários golos. De starlet da equipa de reservas do Manchester United de onde saiu em conflito com Alex Ferguson por falta de oportunidades a jogador fundamental no renascimento e reconquista da hegemonia do principal clube italiano, Paul Pogba parece já um veterano, mas ainda só tem 23 anos…

XI Base: Lloris; Sagna, Koscielny, Mangala, Evra; Matuidi, Pogba, Kante; Martial, Giroud, Griezmann

Jogadores Chave: Laurent Koscielny (defesa central, Arsenal, 30 anos): Num sector terrivelmente delapidado por lesões imprevistas (Zouma, Laporte, Varane, Mathieu), o central dos gunners terá obrigatoriamente que se tornar o patrão. Koscielny um jogador conhecido pelo seu low profile, terá que à semelhança do seu clube onde é ano após ano quase sem se dar por isso, o jogador mais importante do seu quarteto defensivo, que fazer o mesmo na sua Selecção impondo a sua maturidade táctica, posicionamento e agilidade. Antoine Griezmann (avançado, Atletico Madrid, 25 anos): Longe vão os tempos em que Griezmann era apenas um extremo típico com um belo pé esquerdo que florescia no País Basco. Hoje, o pé esquerdo continua fantástico, mas o pequeno extremo cresceu e tornou-se num dos avançados mais terríveis do futebol mundial. Rápido, com uma notável capacidade de finalização e com um leque de movimentações imprevisível, Griezmann pode ser um dos casos sérios da competição. Blaise Matuidi (médio, PSG, 29 anos): Se Pogba é a estrela da equipa e do meio campo francês, Matuidi é o motor. E que motor! Com uma energia inesgotável, o jogador do PSG parece multiplicar-se em campo tal é a sua facilidade de cobrir todo o terreno. De médio defensivo no Saint Etienne, a médio box-to-box no PSG, Blaise não só é tremendo nas tarefas defensivas ao nível da recuperação, como também não se faz rogado nas transições ofensivas, tendo velocidade e boa capacidade de passe.

Jovem a seguir: Anthony Martial (avançado, Manchester United, 20 anos): O jovem que cresceu (como muitos outros talentos) na escola de formação fantástica do Olympique de Lyon, teve uma progressão fulgurante na carreira. Transferido para o projecto milionário do Monaco ainda em idade júnior, Martial encontrou num português o homem que levaria a sua carreira para outro patamar. Leonardo Jardim apostou, e o miúdo irreverente no drible e no 1x1 cresceu e tornou-se um goleador. No início da época passada uma transferência por valores astronómicos para o Manchester United faziam dele o assunto de conversa e candidato a flop do ano. Mas Martial não desiludiu, tornando-se num sucesso instantâneo em Manchester e na Premier League e marcando 17 golos em época de estreia. Agora com novo treinador português a comanda-lo Martial tem tudo para rebentar. Velocidade, imprevisibilidade, remate fácil, na ala ou no meio, Martial discutirá com Payet a vaga que falta confirmar no ataque francês.

Prognóstico do VM: Campeão

Convocados: Guarda-redes: Benoît Costil (Rennes), Hugo Lloris (Tottenham Hotspur), Steve Mandanda (Marselha); Defesas: Lucas Digne (Roma), Patrice Évra (Juventus), Christophe Jallet (Lyon), Laurent Koscielny (Arsenal), Eliaquim Mangala (Manchester City), Samuel Umtiti (Lyon), Bacary Sagna (Manchester City), Adil Rami (Sevilla); Médios: Yohan Cabaye (Crystal Palace), Morgan Schneiderlin (Manchester United), N'Golo Kanté (Leicester City), Blaise Matuidi (Paris Saint-Germain), Paul Pogba (Juventus), Moussa Sissoko (Newcastle United); Avançados: Kingsley Coman (Bayern München), André-Pierre Gignac (Tigres), Olivier Giroud (Arsenal), Antoine Griezmann (Atlético Madrid), Anthony Martial (Manchester United), Dimitri Payet (West Ham United).

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Flávio Trindade

PS - Com o Euro'2016 quase a começar, a UEFA também criou um Fantasy em tudo semelhante ao das provas de clubes (este até parece estar mais funcional). Para se inscreverem na nossa Liga terão que fazer o registo no site da UEFA e depois criarem a vossa equipa (aqui). Após terem montado o plantel, clicam no separador "Leagues", e introduzem o código no 64264PZB no "Join a League".

Grupo A:
Roménia
Albânia
Suíça
França
Grupo B:
País de Gales
Rússia
Eslováquia
Inglaterra
Grupo C
Alemanha
Ucrânia
Polónia
Irlanda do Norte
Grupo D
Espanha
República Checa
Turquia
Croácia
Grupo E
Bélgica
República da Irlanda
Suécia
Itália
Grupo F
Portugal
Islândia
Hungria
Áustria

Etiquetas: ,