Quando não há estrelas, há o coletivo

Longe vão os tempos da mítica Selecção romena que encantou o Mundo do futebol no Mundial de 94 nos Estados Unidos. Uma verdadeira máquina de contra-ataque (ainda hoje uma das equipas que melhor personificava esse estilo) que contava com as duas setas Raducioiu e Dumitrescu, com a classe de Popescu e com o génio do “Maradona dos Cárpatos” Gheorge Hagi. Dessa Selecção a única coisa que se mantém, é o treinador, a velha raposa Anghel Iordanescu, que assumiu pela 3.ª vez o comando técnico da Roménia já decorria a fase de qualificação, saindo Victor Piturca. Agora já não há nenhum Hagi, ou nenhum Popescu. A Selecção romena não tem estrelas e vale essencialmente por aquilo que o seu colectivo consegue fazer. Recorrendo a um bloco baixo, e a dois pivot defensivos com apenas uma referência na frente, a Selecção romena mesmo com várias carências do ponto de vista técnico, conseguiu a proeza de se qualificar para o Euro'2016 de forma imaculada, somando 5 vitórias e 5 empates, e ficando apenas a 1 ponto da primeira classificada, a ainda mais surpreendente Irlanda do Norte. Inserida no Grupo A, com a organizadora França, a Suiça e os estreantes da Albânia, a Roménia tentará ao máximo contrariar o favoritismo de França e Suiça, e tentar disputar com a Albânia uma vaga como 4 dos melhores 3.º classificados, o que lhe dará um lugar nos oitavos de final. Afastados há 8 anos de uma grande competição, os romenos regressam para tentarem impressionar.

A estrela - Vlad Chiricheş: Sem ter um jogador de referência a nível mundial, o central do Napoli que em jovem passou pela formação do Benfica, é claramente o seu jogador mais importante. Líder da defesa, omnipresente em toda a fase de qualificação. Sem ter tido muito sucesso individual desde que Villas Boas levou o jovem romeno para o Tottenham onde não se conseguiu afirmar, também em Itália não jogou tanto como seria de esperar. Contudo é sempre um central de boa presença e com capacidade técnica acima da média.

11 tipo - GR: Tatarusanu; DD: Matel, DC: Chiriches, DC: Grigore, DE: Rat; MD: Hoban, MD: Pintili, ED: Torje, EE: Chipciu, MO: Maxim; PL: Stancu;

Jogadores Chave - Razvan Rat (defesa esquerdo, Rayo Vallecano, 34 anos): O capitão da equipa que já conta com mais de 100 internacionalizações é um jogador chave para Iordanescu pela sua experiência. O antigo jogador do Shakthar já não tem a capacidade física para fazer o vai-vem pelo flanco que o notabilizou na Ucrânia, mas compensa isso com um forte sentido posicional. Alexandru Chipciu (médio ofensivo, Steaua, 26 anos): Provavelmente o melhor jogador a actuar no campeonato romeno. Chipciu é um médio ofensivo capaz de jogar em todas as posições do meio para a frente. Dos jogadores mais dotados tecnicamente desta equipa, tem muito golo e é importantíssimo para romper linhas. Jogador instrumental na manobra da equipa, tem neste Europeu a hipótese de finalmente aos 26 anos dar um merecido salto. Alexandru Maxim (médio ofensivo, Estugarda, 25 anos): Talvez o maior talento da equipa romena, Maxim desde cedo deu nas vistas na Roménia o que lhe valeu uma transferência precoce para Espanyol onde completou a sua formação. Regressou à Roménia, mas não por muito tempo, já que acabaria por transferir-se para o Estugarda onde é peça chave. Jogador tecnicamente dotado, ambidextro, capaz de jogar nos flancos, é contudo como 10, que se sente mais confortável e onde é capaz de desequilibrar no último passe. Com a mais que provável descida do histórico clube alemão à 2. Bundesliga, Maxim é dos jogadores que mais poderá valorizar.

Jovem a seguir - Andrei Ivan (avançado, U. Craiova, 19 anos) Numa liga onde o talento não tem aparecido nem em quantidade nem em qualidade, Ivan é o jovem mais promissor da nova geração tendo o seu nome já sido associado aos maiores clubes europeus. Avançado rapidíssimo, costuma cair nas alas onde o seu futebol ganha outra dimensão. Com a Roménia a jogar apenas com uma referência na frente (Stancu), o jovem do Craiova terá que superar a concorrência de Andone, Keseru, Alibec e de Hora (melhor marcador da liga romena), para garantir um lugar nos 23 finais. Mas tem talento para ser uma das surpresas.

Prognóstico VM - Oitavos-de-final

Pré-convocatória: Guarda-redes: Ciprian Tătăruşanu (Fiorentina), Costel Pantilimon (Watford), Silviu Lung (Astra Giurgiu); Defesas: Cristian Săpunaru (Pandurii Târgu Jiu), Alexandru Matel (Dínamo Zagreb), Vlad Chiricheş (Nápoles), Valerică Găman (Astra Giurgiu), Cosmin Moţi (Ludogorets), Dragoş Grigore (Al-Sailiya), Răzvan Raţ (Rayo Vallecano), Steliano Filip (Dínamo Bucareste), Alin Toşca (Steaua Bucareste); Médios: Mihai Pintilii (Steaua Bucareste), Ovidiu Hoban (Hapoel Beer Sheva), Adrian Ropotan (Pandurii Târgu Jiu), Andrei Prepeliţă (Ludogorets), Adrian Popa (Steaua Bucareste), Gabriel Torje (Osmanlıspor), Alexandru Chipciu (Steaua Bucareste), Alexandru Maxim (Estugarda), Nicolae Stanciu (Steaua Bucareste), Lucian Sânmărtean (al-Ittihad); Avançados: Claudiu Keșerü (Ludogorets), Bogdan Stancu (Gençlerbirliği), Florin Andone (Córdoba), Denis Alibec (Astra Giurgiu), Ioan Hora (Pandurii Târgu Jiu), Andrei Ivan (CSU Craiova).

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Flávio Trindade

Etiquetas: