A confirmação da geração de ouro?

Depois de viver um bom período nos anos 80, com o 2º lugar no Europeu'1980 e o 4º posto no Mundial'1986 como maiores sucessos, a seleção de futebol belga viveu um período negro, o qual culminou na ausências dos campeonatos da Europa em 2004, 2008 e 2012 e do Mundo em 2006 e 2010. No entanto, nos últimos anos foi-se consolidando uma geração de jogadores ímpar na história recente do futebol do país, não só em quantidade mas também em qualidade. Ora, este grupo conseguiu quebrar o enguiço apurando-se para o Mundial do Brasil, competição à qual chegou já com as expectativas elevadas, isto porque esse mesmo elenco vinha já dando mostras regulares do seu potencial a nível de clubes. Com efeito, nomes como Courtois, Vertonghen, Alderweireld, Kompany (que não estará neste Europeu), Witsel, Nainggolan, Dembélé, Fellaini, De Bruyne, Hazard ou Lukaku são figuras relevantes em clubes importantes de grandes ligas, e tem sido a partir deste potencial individual que os Diabos Vermelhos se vão afirmando no panorama internacional (afirmação que culmina na liderança europeia do Ranking FIFA). Assim, foi sem surpresa que a Béligca se apurou com relativa facilidade para o Europeu deste Verão, no qual o objetivo é, claramente, dar um salto de qualidade, confirmando o estatuto de uma das seleções mais bem apetrechadas do mundo. Há 2 anos, no Brasil, os homens de Wilmots "cumpriram a obrigação", ao passarem os grupos, eliminarem os EUA e serem derrotados pela Argentina, e agora quererão provar que são capazes de algo mais. Inserida no grupo E, com Itália, Irlanda e Suécia, passar a primeira fase é mais do que obrigatória, e será a partir de aí que as estrelas terão de confirmar que são mesmo de primeiro nível.

A estrela: Eden Hazard - Desde cedo mostrou uma enorme qualidade, tendo assumido logo aos 20 anos o papel de melhor jogador da Ligue 1, competição que veio a vencer com o Lille antes de rumar ao Chelsea. Em Londres, cedo se impôs, tendo o seu melhor momento chegado em 2014-2015, quando a equipa venceu a Premier League e ele foi eleito o melhor jogador da competição. No entanto, quando o trajecto ascendente parecia ser imparável, a temporada horrível que agora terminou - tanto a nível colectivo como individual - fez com que Hazard perdesse relevância no panorama do futebol europeu. No entanto, o criativo acabou a época em claro crescendo exibicional e, estando a qualidade toda lá, poderá ter neste Campeonato da Europa a oportunidade perfeita para voltar a reclamar o estatuto de grande figura.

11 base: Thibaut Courtois, Toby Alderweireld, Nicolas Lombaerts, Thomas Vermaelen e Jan Vertonghen; Axel Witsel, Radja Nainggolan, Marouane Fellaini, Kevin de Bruyne, Eden Hazard e Christian Benteke

Jogadores chave: Thibaut Courtois (guarda-redes, Chelsea,  24 anos) - Tal como Hazard, viveu na primeira pessoa a péssima época do Chelsea, ainda que no caso do guardião o desastre a nível individual tenha sido bem menor. Apesar de jovem para a posição que ocupa, Courtouis tem já uma vasta experiência (3 épocas a titular do Atlético de Madrid e 2 no Chelsea, bem como mais de 30 jogos pela seleção) e hábito de vitória (já foi campeão na Bélgica, Espanha e Inglaterra), o que associado à sua envergadura, elasticidade e capacidade de "encher" a baliza o transforma, sem dúvida, num dos melhores guarda-redes do mundo; Toby Alderweireld (defesa-central/lateral, Tottenham, 27 anos) - Marc Wilmots tem sofrido algumas contrariedades na defesa, desde logo pela lesão de Kompany mas também pela dificuldade em encontrar laterais "de raiz" ou pela pouca utilização de Vermaelen no Barça. Assim, o jogador do sector recuado que melhor chega ao Euro'2016 é sem dúvida Alderweireld, que depois de não se conseguiu impor no Atlético rumou à Premier Legue e foi um dos esteios da bela campanha que o Tottenham fez, assumindo-se mesmo como um dos melhores centrais da competição (na selecção deverá ter de jogar a lateral-direito). Kevin de Bruyne (médio-ofensivo, Manchester City, 24 anos) - É dele, juntamente com Hazard, que se esperam os desequilíbrios nos adversários. KDB vem de duas épocas a um nível top, primeiro no Wolfsburgo e agora no Manchester City, destacando-se pela sua capacidade no transporte, último passe e boa relação com o golo. Como vários dos seus companheiros, este Europeu pode catapultá-lo em definitivo para o primeiro nível mediático.

Jovem a seguir: Divock Origi (avançado, Liverpool, 21 anos) - Eleito em 2014 o melhor jogador nascido em 1995, Origi "apresentou-se ao mundo" no Mundial'2014, competição na qual realizou exibições que deixaram evidente que seria um nome a ter em conta no futuro. Esta época, beneficiou da chegada de Klopp a Anfield Road, mas quando estava a começar a afirmar-se (em Abril tem uma fase em que marca 5 golos em 5 jogos) acabou por se lesionar. A titular ou vindo do banco, será sempre uma arma a explorar por Wilmots.


Prognóstico VM: Quartos-de-final

Convocatória - Guarda-Redes: Thibaut Courtois (Chelsea), Simon Mignolet (Liverpool), Jean-François Gillet (KV Mechelen); Defesas: Jan Vertonghen (Tottenham), Toby Alderweireld (Tottenham), Thomas Vermaelen (Barcelona), Nicolas Lombaerts (Zenit), Jason Denayer (Galatasaray), Dedryck Boyata (Celtic), Thomas Meunier (Club Brugge), Jordan Lukaku (KV Oostende); Médios: Axel Witsel (Zenit), Radja Nainggolan (AS Roma), Mousa Dembélé (Tottenham), Marouane Fellaini (Manchester United), Kevin de Bruyne (Manchester City), Eden Hazard (Chelsea), Dries Mertens (Nápoles); Avançados: Yannick Ferreira-Carrasco (Atlético de Madrid), Romelu Lukaku (Everton), Christian Benteke (Liverpool), Divock Origi (Liverpool), Michy Batshuayi (Marselha)

Outras antevisões:

Grupo A: RoméniaAlbâniaSuíça
Grupo B: RússiaPaís de Gales
Grupo C: Irlanda do NortePolónia
Grupo D: CroáciaTurquia
Grupo E: SuéciaBélgica
Grupo F: Islândia

Etiquetas: ,