Apostar no ataque para conseguir o primeiro título

Ao contrário do que aconteceu nas últimas grandes competições de selecções neste Euro'2016 não parece haver um candidato inequívoco à conquista final, embora haja três conjuntos que se distanciem da concorrência: a França, que perdeu os seus melhores centrais, à exceção de Koscielny, não podendo ainda contar com Benzema, um dos três melhores pontas-de-lança do mundo, e Diarra, uma das grandes sensações da última edição da Ligue 1; a Alemanha, que apesar do estatuto de campeã do mundo, desceu o rendimento denotado no certame brasileiro, não conseguindo resolver de todo o problema das laterais e de avançado-centro; e a Espanha, que vai tentar contrariar as debilidades de há dois anos atrás. Com isto, vários são os outsiders que se perfilam na tentativa de surpreender a Europa do futebol. Um deles é a Inglaterra. Os Três Leões, que partem com o lema "Together for England", nunca chegaram sequer à final de um Europeu, e vão a França com o intuito de conquista uma grande competição que já lhes foge desde 1966 - a única vitória foi num Mundial -, e apagar a má imagem deixada no Brasil, em que nem sequer passaram a fase de grupos. Com um elenco, apenas com jogadores que actuam no Reino Unido, recheado de juventude - a média de idades é de, aproximadamente, 23 anos -, e sobejamente virado para o ataque (nenhuma selecção europeia tem o "poder de fogo" dos ingleses, pelo menos em quantidade), Roy Hodgson vislumbra transportar para a equipa a excelente temporada do Tottenham, que deve "exportar" 4/5 jogadores para o onze titular da seleção. Do Mundial 2014 para cá, os ingleses venceram 17 dos 21 encontros disputados, fazendo o pleno na qualificação. Desse modo, as expetativas são altas, mas o medo de voltar a falhar é também bem real. No seu grupo, encontrarão o vizinho País de Gales, a Eslováquia e a Rússia, num enquadramento que, em termos teóricos, deixa porta aberta para a chegada aos oito melhores. Mas, e depois? Haverá capacidade para se bater entre os melhores? Eis a pergunta que não quer calar: será desta, Inglaterra?

A Estrela: Wayne Rooney (Avançado, Manchester United, 30 anos) - Apesar dos 30 anos e dos períodos de lesão pelos quais tem passado, é inegável a importância do número 10 dos ingleses. Para além dos seus atributos enquanto avançado, é um jogador que pode assumir terrenos mais recuados, sendo uma das pedras mais importantes no capítulo da construção, como de resto ficou patente no período em que Van Gaal esteve em Manchester. Em busca do seu primeiro grande troféu ao serviço do seu país, Rooney procurará ainda bater o recorde de golos em Campeonatos da Europa. Neste momento, soma cinco tentos, menos um do que Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic, e está a quatro de Michel Platini, que acumula 9 e é o líder da tabela.

XI Base: Joe Hart; Clyne, Chris Smalling, Gary Cahill e Danny Rose; Eric Dier, James Milner e Dele Alli; Wayne Rooney, Jamie Vardy e Harry Kane.

Jogadores Chave: Joe Hart (Guarda-redes, Manchester City, 29 anos) - Forster, desde que regressou de lesão, rubricou exibições assombrosas, mas nada é capaz de retirar ao keeper dos Citizens o número 1. É que, apesar das desconcentrações esporádicas, Hart sobe de nível nos grandes momentos e tantas vezes é a garantia de pontos. Numa fase mais adiantada, quando o nível dos adversários subir, poderá reclamar protagonismo. Chris Smalling (Defesa central, Manchester United, 26 anos) - Numa seleção que se especula de grande propensão ofensiva, as transições defensivas poderão ser uma das grandes dores de cabeça para Hogdson. Para contrariar essas dificuldades, espera-se que o central dos Red Devils dê continuidade à excelente temporada, através da sua assertividade no momento defensivo, não obstante o contributo que poderá oferecer no jogo aéreo; Harry Kane (Avançado, 22 anos, Tottenham) - Com mais de 50 golos somados ao longo dos últimos dois anos, Hurricane tem agora o desafio de ajudar toda uma nação através da sua veia goleadora. Com Rooney em terrenos mais recuados e Vardy numa zona menos central, espera-se que seja o verdadeiro homem-golo dos britânicos. Esta será a primeira grande competição pelo seu país, e estrear-se em beleza é tudo o que está na sua cabeça. E nos seus pés, certamente.

Jovem a Seguir: Dele Alli (Médio, 20 anos, Tottenham) - São vários os jovens neste elenco que sobrem sobressair, mas Alli, até por estar a fazer a sua primeira época ao mais alto nível - na temporada transata, encontrava-se na terceira divisão inglesa -, e muito provavelmente assumir a titularidade de forma indiscutível, é aquele que mais expectativas levanta. Com toda a sua criatividade, promete ser uma dor de cabeça para os adversários, contando com a presença do seu "parceiro de crime" no onze, Harry Kane. O término da Premier League não foi o mais feliz para si, acusando igualmente alguma inexperiência, natural da idade, porém, se voltar ao seu melhor, poderá ser um dos granes destaques do torneio, mesmo que com apenas 20 anos.

Prognóstico VM: Quartos de Final

Convocatória: Guarda-Redes: Joe Hart (Manchester City), Fraser Forster (Southampton) e Tom Heaton (Burnley); Defesas: Chris Smalling (Manchester United), Gary Cahill (Chelsea), John Stones (Everton), Nathaniel Clyne (Liverpool), Ryan Bertrand (Southampton), Kyle Walker e Danny Rose (Tottenham); Médios: Eric Dier e Dele Alli (Tottenham), Jordan Henderson, James Milner e Adam Lallana (Liverpool), Ross Barkley (Everton), Jack Wilshere (Arsenal) e Raheem Sterling (Liverpool); Avançados: Harry Kane (Tottenham), Jamie Vardy (Leicester), Daniel Sturridge (Liverpool), Wayne Rooney e Marcus Rashford (Manchester United).

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Marco Rodrigues

PS - Com o Euro'2016 quase a começar, a UEFA também criou um Fantasy em tudo semelhante ao das provas de clubes (este até parece estar mais funcional). Para se inscreverem na nossa Liga terão que fazer o registo no site da UEFA e depois criarem a vossa equipa (aqui). Após terem montado o plantel, clicam no separador "Leagues", e introduzem o código no 64264PZB no "Join a League".

Grupo A:
Roménia
Albânia
Suíça
França
Grupo B:
País de Gales
Rússia
Eslováquia
Inglaterra
Grupo C
Alemanha
Ucrânia
Polónia
Irlanda do Norte
Grupo D
Espanha
República Checa
Turquia
Croácia
Grupo E
Bélgica
República da Irlanda
Suécia
Itália
Grupo F
Portugal
Islândia
Hungria
Áustria

Etiquetas: ,