Dominar a Europa depois do Mundo

Em qualquer torneio que entre a Alemanha é sempre uma das candidatas à vitória. Tetracampeã do mundo e três vezes campeã europeia, a Mannschaft tentará em França repetir o feito alcançado pela Espanha recentemente, isto é, conquistar o Europeu depois de ter subido ao topo do mundo no Brasil há dois anos. Os holofotes estarão concentrados na formação germânica, visto ser uma das três favoritas à conquista do troféu, sendo que os alemães não espera nada menos do que o título. A fase de apuramento decorreu com alguns percalços pelo caminho, uma vez que, apesar do primeiro lugar ter sido garantido, o domínio não foi tão claro como se esperava (apenas mais um ponto do que a Polónia e mais quatro do que a República da Irlanda). Curiosamente, como se já não bastasse a ligação histórica que existe entre ambos os países e terem estado juntos no grupo de qualificação, a Polónia voltará a ser adversária do conjunto de Joachim Löw juntamente com a Irlanda do Norte, que deverá ser o parente pobre do grupo, e a incógnita Ucrânia. Ausente das conquistas europeias desde 1996, onde Bierhoff foi herói, os germânicos quererão voltar a sentir o sabor da vitória depois de terem batido na trave em 2008 e de terem caído aos pés da Itália (ou de Balotelli) em 2012. Na verdade, a campeã mundial continua com o núcleo duro que bateu a Argentina na final de 2014, pelo que Löw sabe que não existirão desculpas para um eventual fracasso. Um dia Gary Lineker disse "O futebol são 11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha". Veremos se tal adágio se volta a cumprir. 

A estrela: Thomas Müller (Avançado, Bayern Munique, 26 anos) – O típico alemão vencedor. Não é extraordinário em nenhum capítulo do jogo, mas é ao mesmo tempo bom em todos eles. Habituado a aparecer bem neste tipo de provas, o avançado lançado por Van Gaal em Munique será uma das principais ameaças para os opositores. Competitivo, forte fisicamente, agressivo e frio na finalização, o segundo melhor marcador do último Mundial tem tudo para fazer estragos.

XI Base: Neuer, Emre Can, Boateng, Hummels, Hector, Khedira, Kroos, Özil, Müller, Draxler, Götze

Jogadores Chave: Mesut Özil (Médio Ofensivo, Arsenal, 27 anos) – O elemento com maior perfume desta formação. Dotado de um pé esquerdo iluminado e de uma visão de jogo fora do comum, o melhor assistente da última Premier League, algo que comprova a sua qualidade no último espaço, será o principal armador de jogo da Mannschaft neste torneio. No Mundial esteve algo apagado, mas espera-se agora que apareça em grande forma em França.; Manuel Neuer (Guarda-Redes, Bayern Munique, 30 anos) – O melhor guarda-redes do mundo. Aos 30 anos, Neuer está na plenitude das suas faculdades, sendo um dos líderes do balneário germânico. Crucial na conquista do Brasil há dois anos atrás, lidera uma armada de grandes guardiões que o futebol alemão possui neste momento. Não será por ele certamente que a Alemanha não conquistará o troféu; Toni Kroos (Médio, Real Madrid, 26 anos) – Recentemente campeão europeu de clubes, Kroos é um dos pilares de Joachim Löw. Exímio no passe, com boa visão e leitura de jogo, forte nas bolas paradas e com boa capacidade de meia distância, será certamente um dos grandes rostos da campeã do mundo nesta competição. Por outro lado, vem em crescendo de forma nos últimos meses e os adeptos sabem que, num meio-campo algo fustigado por problemas físicos, será fundamental que o centrocampista formado no Bayern esteja ao seu melhor nível. 

Jovem a Seguir: Julian Draxler (Médio Ofensivo/Extremo, Wolfsburgo, 22 anos) – Proporcionou uma das principais transferências do último defeso, mas, à excepção de alguns jogos na Liga dos Campeões, não apresentou o nível esperado. Deste modo, Draxler poderá aproveitar este Europeu para voltar a ganhar outro estatuto, até porque sem Reus será mais fácil conseguir a titularidade. 

Prognóstico VM: Meia-final

Convocatória: Guarda-redes - Manuel Neuer (Bayern Munique), Bernd Leno, (Bayer Leverkusen) e Marc-André ter Stegen (FC Barcelona/Esp); Defesas - Shkodran Mustafi (Valência/Esp), Jerome Boateng (Bayern Munique), Mats Hummels (Borussia Dortmund), Jonas Hector (Colónia), Howedes (Schalke 04), Antonio Rüdiger (Roma/Ita) e Emre Can (Liverpool/Ing); Médios - Julian Weigl (Borussia Dortmund), Joshua Kimmich (Bayern Munique), Julian Draxler (Wolfsburg), Sami Khedira (Juventus/Ita), Toni Kroos (Real Madrid/Esp), Mesut Özil (Arsenal/Ing) e Bastian Schweinsteiger (Manchester United/Ing); Avançados - Thomas Müller (Bayern Munique),  Mario Götze (Bayern Munique), Mario Gomez (Besiktas/Tur), Leroy Sané (Schalke 04), Lukas Podolski (Galatasaray/Tur), André Schürrle (Wolfsburg).

Rodrigo Ferreira

PS - Com o Euro'2016 quase a começar, a UEFA também criou um Fantasy em tudo semelhante ao das provas de clubes (este até parece estar mais funcional). Para se inscreverem na nossa Liga terão que fazer o registo no site da UEFA e depois criarem a vossa equipa (aqui). Após terem montado o plantel, clicam no separador "Leagues", e introduzem o código no 64264PZB no "Join a League".

Grupo A:
Roménia
Albânia
Suíça
França
Grupo B:
País de Gales
Rússia
Eslováquia
Inglaterra
Grupo C
Alemanha
Ucrânia
Polónia
Irlanda do Norte
Grupo D
Espanha
República Checa
Turquia
Croácia
Grupo E
Bélgica
República da Irlanda
Suécia
Itália
Grupo F
Portugal
Islândia
Hungria
Áustria

Etiquetas: ,