Muito talento e um apoio de 78 milhões

A Turquia chega à sua 4.ª presença em Europeus, depois das participações em 1996 (fase de grupos), 2000 (quartos-de-final) e 2008 (meias finais). Mas nem tudo foi um mar de rosas para um dos países mais populosos (tem 78 milhões de habitantes) e com mais potencial a nível futebolístico da UEFA. A qualificação turca teve luta, suor e drama, passando do 8 para o 80 em apenas um ano. O começo foi paupérrimo, com uma derrota por expressivos 3-0 na Islândia. Seguiu-se uma derrota caseira frente à Rep. Checa e um empate na Letónia. Nos quatro jogos seguintes, a Turquia ganhou dois (ao Cazaquistão) e consentiu dois empates no período de compensação (Holanda e Letónia). Chegados aos últimos três jogos, a Turquia seguia a um ponto da Holanda, mas longe da entrada directa no Europeu. Contudo, o milagre acabaria por acontecer. Os turcos derrotaram a Holanda de forma esclarecedora em Konya (3-0), seguindo-se depois uma complicada vitória na Rep. Checa e uma vitória no último minuto sobre a Islândia. Feitas as contas, a Turquia conseguiu ser o melhor 3.º classificado de todos os grupos. O eterno Fatih Terim segue na sua 3ª passagem pelo leme da Turquia e, em 2016, apresenta um leque de jogadores de qualidade técnica inegáveis. Do meio campo para a frente, o que não falta é matéria prima, tendo o técnico apenas que transformar a qualidade individual em prol do colectivo. Inseridos no grupo D, a Turquia não vai ter tarefa fácil. Rep. Checa (com quem jogaram na fase de qualificação), Espanha (que vai tentar apagar a má imagem do Mundial) e Croácia (outro conjunto forte tecnicamente) prometem, juntamente com os turcos, proporcionar grandes espectáculos em França, e só uma Turquia próxima da perfeição poderá almejar chegar aos oitavos-de-final.

A estrela – Arda Turan – Apesar do sucesso colectivo (21 vitórias em 25 jogos), Turan não teve uma época de sonho na estreia pelo Barcelona. Para além de apenas ter começado a jogar em Janeiro (fruto da proibição do Barcelona inscrever jogadores), foi perdendo preponderância na manobra da equipa ao longo das semanas. A Turquia espera que o seu ídolo volte a mostrar toda a sua qualidade técnica e táctica para ultrapassar os difíceis rivais do grupo D.

XI Tipo – Volkan B., G. Gonul, S. Aziz, H. Balta, C. Erkin, S. Inan, O. Tufan, H. Çalhanoğlu, A. Turan, O. Ozyakup e B. Yilmaz

Jogadores Chave – Hakan Çalhanoğlu (Médio, Bayer Leverkusen, 22 anos): Nasceu na Alemanha, mas a influencia das suas raízes foi mais forte. Jogador dotado tecnicamente, excelente nas bolas paradas e com uma qualidade de passe excepcional, tem tudo para explodir no Euro 2016; Selçuk İnan (Médio, Galatasaray, 31 anos): O “Pirlo turco” é mais um dos jogadores da selecção de Terim que trata a bola como ninguém. Excelente visão de jogo, qualidade de passe e notável marcador de livres (foi com um golaço seu que a Turquia se qualificou); Burak Yılmaz (Avançado, Beijing Gouan, 30 anos): O herdeiro de Hakan Sukur pode chegar ao 2.º lugar dos maiores goleadores da selecção (faltam 3 golos) e tem no Euro 2016 uma excelente oportunidade para deixar marca (será a sua 1.ª presença em grandes competições). Apesar de se ter transferido para a China, não podemos esquecer o que Yilmaz fez nas últimas 6 temporadas (220 jogos e 137 golos).

Jovem a Seguir – Oğuzhan Özyakup (Médio, Besiktas, 23 anos) – Época de sonho para o jovem turco, ao ser peça fundamental na conquista do título de campeão da Liga Turca. O jogador formado no AZ e no Arsenal tem apresentado uma evolução interessante e poderá ser o joker turco no Euro 2016. Inteligência, qualidade técnica e visão de jogo são algumas das características que pode oferecer ao futebol turco.

Prognóstico VM – Fase de grupos

Convocatória Provisória - Guarda-Redes: Ali Şaşal Vural (Eskişehirspor), Harun Tekin (Bursaspor), Onur Kıvrak (Trabzonspor), Volkan Babacan (İstanbul Başakşehir); Defesas: Gökhan Gönül (Fenerbahçe), Şener Özbayraklı (Fenerbahçe), Ahmet Çalık (Gençlerbirliği), Çağlar Söyüncü (Altınordu), Hakan Balta (Galatasaray), Mehmet Topal (Fenerbahçe), Semih Kaya (Galatasaray), Serdar Aziz (Bursaspor), Caner Erkin (Fenerbahçe), İsmail Köybaşı (Beşiktaş); Médios: Emre Mor (Nordsjælland), Gökhan Töre (Beşiktaş), Volkan Şen (Fenerbahçe), Yasin Öztekin (Galatasaray), Hakan Çalhanoğu (Bayer Leverkusen), Mahmut Tekdemir (İstanbul Başakşehir), Nuri Şahin (Borussia Dortmund), Oğuzhan Özyakup (Beşiktaş), Ozan Tufan (Fenerbahçe), Selçuk İnan (Galatasaray), Alper Potuk (Fenerbahçe), Arda Turan (Barcelona), Olcay Şahan (Beşiktaş); Avançados: Burak Yılmaz (Beijing Guoan), Cenk Tosun (Beşiktaş), Mevlüt Erdinç (Guingamp), Yunus Mallı (Mainz).

Etiquetas: ,