Depois de um Mundial, um Europeu

A Eslováquia será um dos estreantes no Campeonato da Europa. Depois de ter sido uma das grandes surpresas da zona Europeia com a presença no Mundial da África do Sul, naquele que foi o maior feito do futebol eslovaco, a parte mais pequena da anterior Checoslováquia, volta agora à ribalta em França depois de ter surpreendido uma vez mais na fase de qualificação, ao deixar a Ucrânia para o play-off e a ficar bastante perto da Espanha, somando 22 pontos no seu grupo. Vladimir Weiss o obreiro do milagre mundial deixou a Selecção do seu país por destinos mais exóticos, tendo estado no Cazaquistão ao serviço do Kairat Almaty sendo desde o início do ano o Seleccionador da Geórgia. Para o seu lugar a Federação eslovaca apostou em Jan Kozak, o treinador eterno do Kosice para reorganizar o seu futebol e o que é certo é que na primeira tentativa conseguiu sucesso. Inserida no Grupo B, a Eslováquia tentará repetir a proeza do Mundial de 2010 onde conseguiu passar aos oitavos de final, mas para isso terá a concorrência da Inglaterra, da Rússia e de Gales.

A estrela: Marek Hamsik : Aos 28 anos o capitão do Napóles está cada vez melhor. Hamsik, vai para a sua 10.ª temporada em Itália e sempre foi daqueles jogadores a quem se vaticinava um futuro radiante e que mais cedo ou mais tarde se perspectivava uma transferência para um colosso europeu. Nunca aconteceu e Hamsik continua indiscutível na Serie A ao serviço do clube de Maradona. Um médio moderno, capaz de desempenhar qualquer função com o mesmo à vontade no meio campo, intenso, rotativo, com golo e com capacidade técnica mais do que satisfatória. Hamsik será a bussola da equipa eslovaca e por ele passará todo o seu futebol.

XI base: Kozacik; Pekarik, Skrtel, Hubocan, Gyomber; Pecovsky, Weiss, Kucka, Hamsik, Mak; Nemec;

Jogadores Chave: Martin Skrtel (defesa central, Liverpool, 31 anos) - O Shrek da Terra dos Beatles é daqueles defesas a quem ninguém consegue ficar indiferente. É também um jogador intempestivo, uma espécie de Pepe eslovaco o que às vezes lhe retira a concentração, mas em forma é um defesa muito complicado de ultrapassar quer pelo chão quer pelo ar; Juraj Kucka (médio centro, AC. Milan, 29 anos) - Daqueles jogadores que qualquer treinador gosta de ter. É acima de tudo um jogador de equipa e que joga para a equipa. Forte fisicamente, muito disciplinado em termos tácticos é peça fundamental do meio campo eslovaco; Vladimir Weiss (extremo direito, Al Gharafa, 26 anos) - Ainda em idade de evolução, Weiss continua a ser o principal destaque ofensivo da Eslováquia. Extremo rápido, com movimentações muito interessantes e de grande capacidade técnica, foi o benjamim da equipa eslovaca no Mundial da África do Sul pelas mãos do seu pai. Chegou a ser opção no Manchester City e chegou a ser apontado como um dos extremos de futuro mais promissor, mas o seu futebol permanece perdido nos petrodólares do Qatar nas últimas 3 épocas.

Jovem a seguir: Ondrej Duda (extremo, Légia Varsóvia, 21 anos) O jogador mais latino da Eslováquia. Extremo que pode jogar em ambos os flancos, embora seja mais usual vê-lo a partir através da direita. Não sendo o extremo puro de ganhar metros em velocidade e ir à linha, Duda é daqueles jogadores que não sendo um ponta de lança, só tem olhos para a baliza. A principal promessa do futebol eslovaco nesta convocatória, o actual nº8 do Légia tem vários tubarões do futebol europeu à espreita, sendo que o Inter parece o principal interessado.

Prognóstico VM: Fase de grupos

Convocados: Guarda-redes: Matúš Kozáčik (Viktoria Plzeň), Ján Mucha (Slovan Bratislava), Ján Novota (Rapid Wien); Defesas: Peter Pekarík (Hertha Berlin), Milan Škriniar (Sampdoria), Martin Škrtel (Liverpool), Norbert Gyömbér (Roma), Ján Ďurica (Lokomotiv Moskva), Kornel Saláta (Slovan Bratislava), Tomáš Hubočan (Dinamo Moskva), Dušan Švento (Köln); Médios: Marek Hamšík (Napoli), Juraj Kucka (AC Milan), Miroslav Stoch (Bursaspor), Vladimír Weiss (Al-Gharafa), Róbert Mak (PAOK), Patrik Hrošovský (Viktoria Plzeň), Ján Greguš (Jablonec), Viktor Pečovský (Žilina), Stanislav Šesták (Ferencváros), Ondrej Duda (Legia Warszawa); Avançados: Michal Ďuriš (Viktoria Plzeň), Adam Nemec (Willem II). 

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Flávio Trindade

PS - Com o Euro'2016 quase a começar, a UEFA também criou um Fantasy em tudo semelhante ao das provas de clubes (este até parece estar mais funcional). Para se inscreverem na nossa Liga terão que fazer o registo no site da UEFA e depois criarem a vossa equipa (aqui). Após terem montado o plantel, clicam no separador "Leagues", e introduzem o código no 64264PZB no "Join a League".

Grupo A:
Roménia
Albânia
Suíça
França
Grupo B:
País de Gales
Rússia
Eslováquia
Inglaterra
Grupo C
Alemanha
Ucrânia
Polónia
Irlanda do Norte
Grupo D
Espanha
República Checa
Turquia
Croácia
Grupo E
Bélgica
República da Irlanda
Suécia
Itália
Grupo F
Portugal
Islândia
Hungria
Áustria

Etiquetas: ,