Candidato a revelação

Este ano marca o regresso da Áustria às grandes competições internacionais. Após se estrear em Europeus em 2008, por via de ser co-organizador da prova, os austríacos carimbaram, no final de 2015, a presença em França, sendo, por isso, o primeiro Campeonato da Europa em que a “Wunderteam” se consegue qualificar. A primeira prestação não correu nada bem, uma vez que, apesar do factor casa, a equipa não conseguiu ultrapassar a fase de grupos. Foi uma grande decepção na altura, mas os adeptos esperam agora uma melhor prestação no reino gaulês. Inseridos no último grupo da competição, o F, a Áustria tentará superiorizar-se a Portugal, Islândia e Hungria. Em teoria, os portugueses serão os principais favoritos do grupo, esperando-se uma luta com a Islândia pelo 2º lugar. Contudo, a fase de qualificação muito bem conseguida, onde o conjunto de Marcel Koller perdeu pontos apenas na ronda inaugural, diante da Suécia, permite aos adeptos sonhar com uma boa campanha nesta prova. 9 vitórias e 1 empate, 22 golos marcados e apenas 5 sofridos foi o saldo nas 10 jornadas de um grupo de apuramento onde estavam Rússia, Suécia ou Montenegro. Por outro lado, saltou à vista dos amantes da modalidade a elevada qualidade exibicional desta formação, algo que por si só justificará o respeito dos adversários. Individualmente, existe igualmente um elenco competente, com vários jogadores que habitam nas principais ligas europeias e que realizaram épocas bastante positivas. Assim, aquela que já é uma das gerações com mais sucesso do futebol austríaco poderá ser uma das candidatas a revelação deste torneio. 

A estrela: David Alaba (lateral/médio, Bayern Munique, 23 anos) – Um elemento que não precisa de apresentações e o único que actua numa equipa de topo. Há muito o melhor lateral esquerdo do mundo, Alaba consegue desempenhar perfeitamente outras funções no terreno, desde central a médio centro, sendo que será no miolo que emprestará a sua qualidade a esta formação. Forte tecnicamente e tacticamente, passará muito por ele a organização do ataque dos austríacos.

XI tipo: Robert Almer; Klein, Dragovic, Hinteregger, Fuchs; Baumgartlinger, Alaba, Harnik; Arnautovic, Junuzovic, Janko

Jogadores Chave: Zlatko Junuzovic (médio ofensivo, Werder Bremen, 28 anos) – Um dos mais criativos do plantel. Visão de jogo, criatividade, qualidade de passe, remate de meia distância e poder nas bolas paradas são alguns dos predicados deste estratega do Bremen, que será o principal dinamizador da equipa pelo corredor central; Marko Arnautovic (extremo/avançado, Stoke City, 27 anos) – O “Ibrahimovic austríaco” será um dos principais desequilibradores do conjunto de Marcel Koller, tendo realizado uma temporada muito bem conseguida em Inglaterra. 12 golos e 6 assistências em 40 partidas foram os números deste irreverente jogador, que pela sua potência, poder no um contra um e capacidade de finalização poderá ser muito difícil de parar; Dragovic (central, Dínamo Kiev, 23 anos) – No eixo defensivo, um elemento há muito referenciado como futuro grande central. Contudo, milita num campeonato menor, tendo sido campeão novamente, mas poderá aproveitar esta competição para se mostrar a clubes de campeonatos mais fortes. Indiscutível na fase de apuramento, é um central muito competente, tendo um excelente sentido posicional, poder no desarme e na antecipação e uma boa saída de bola.

Prognóstico VM: Oitavos de final

Jovem a Seguir: Martin Hinteregger (central/lateral esquerdo, Salzburgo, 22 anos) – O defesa cedido ao Monchengladbach em Janeiro será uma das grandes atracções dos austríacos. Forte no jogo aéreo e nas bolas paradas, dotado de um pé esquerdo poderoso e com capacidade na saída de bola, Hinteregger deverá formar dupla com Dragovic e poderá aproveitar este Europeu para se afirmar. 

Convocatória: Guarda-redes - Robert Almer (Austria Viena), Heinz Lindner (Eintracht Frankfurt), Ramazan Özcan (FC Ingolstadt); Defesas - Aleksandar Dragovic (Dynamo Kiev), Christian Fuchs (Leicester City), György Garics (SV Darmstadt), Martin Hinteregger (Borussia Mönchengladbach), Florian Klein (VfB Stuttgart), Sebastian Prödl (FC Watford), Markus Suttner (FC Ingolstadt), Kevin Wimmer (Tottenham Hotspur); Médios - David Alaba (Bayern Múnich), Marko Arnautovic (Stoke City), Julian Baumgartlinger (Mainz), Martin Harnik (Stuttgart), Stefan Ilsanker (RB Leipzig), Jakob Jantscher (Lucerna), Zlatko Junuzovic (Werder Bremen), Marcel Sabitzer (Leipzig), Alessandro Schöpf (Schalke 04); Avançados - Lukas Hinterseer (FC Ingolstadt), Rubin Okotie (1860 München), Marc Janko (FC Basel).

Rodrigo Ferreira

PS - Com o Euro'2016 quase a começar, a UEFA também criou um Fantasy em tudo semelhante ao das provas de clubes (este até parece estar mais funcional). Para se inscreverem na nossa Liga terão que fazer o registo no site da UEFA e depois criarem a vossa equipa (aqui). Após terem montado o plantel, clicam no separador "Leagues", e introduzem o código no 64264PZB no "Join a League".

Grupo A:
Roménia
Albânia
Suíça
França
Grupo B:
País de Gales
Rússia
Eslováquia
Inglaterra
Grupo C
Alemanha
Ucrânia
Polónia
Irlanda do Norte
Grupo D
Espanha
República Checa
Turquia
Croácia
Grupo E
Bélgica
República da Irlanda
Suécia
Itália
Grupo F
Portugal
Islândia
Hungria
Áustria

Etiquetas: ,