O espírito de luta e um trevo

A República da Irlanda volta a marcar presença num Europeu, depois de ter garantido também o seu lugar na última edição na Polónia e na Ucrânia. Nessa competição, os irlandeses ficaram pela fase de grupos depois de terem somado 3 derrotas em 3 jogos. Agora na França, tudo se encaminha para que o desfecho possa ser em tudo semelhante. Inseridos no Grupo E (um dos mais complicados da prova), juntamente com a Itália, a Bélgica e a Suécia, os irlandeses tendo um dos elencos mais frágeis em prova, terão que confiar no seu habitual “fighting spirit” e no seu símbolo tradicional, o trevo, para uma boa dose de sorte. Com o experiente e reputado Martin O´Neill no banco e também com um dos grupos de jogadores mais experientes em prova, a Republica da Irlanda não vai querer de certo manchar uma competição onde também estão presentes os seus grandes rivais da Irlanda do Norte, bem como os britânicos Inglaterra e Gales (faltou a Escócia para o pleno britânico, curiosamente afastada pela Rep. da Irlanda). Apesar de tudo isso, os irlandeses não são de desistir por antecipação, e quererão repetir a gracinha da fase de qualificação onde conseguiram uma vitória sobre a toda poderosa Alemanha.

A estrela: Robbie Keane: Aos 35 anos o grande nome da Selecção Irlandesa continua aí para as curvas. Incontestavelmente o seu jogador mais importante, capitão de equipa e melhor marcador da fase de qualificação pelo seu país, Keane continua a ser uma verdadeira ameaça na área e personifica na perfeição o espírito irlandês. Ao contrário de outros jogadores que abandonaram a Premier League inglesa rumo ao El Dorado americano, onde para além dos salários podem quase passar férias, Robbie Keane nem na MLS abranda, continuando a jogar e a marcar golos com regularidade (leva já 4 em apenas 6 jogos).

XI base: Given; Coleman, O´Shea, Clark, Ward; McCarthy, Whelan, Hendrick, Hoolahan; Keane, Walters.

Jogadores Chave: John O´Shea (defesa central, Sunderland, 33 anos) A par de Robbie Keane é o jogador mais importante da equipa. Não sendo um fora de série porque nunca o foi, o ex-jogador do Manchester United é uma voz de comando na defensiva irlandesa, e uma extensão dentro do campo de Martin O´Neill; Seamus Coleman (defesa direito, Everton, 27 anos) Um dos jogadores irlandeses de maior destaque na Premier League. Titular do Everton, Coleman é daqueles jogadores que qualquer treinador aprecia, pela entrega, capacidade física e energia inesgotáveis sendo por isso mesmo um dos jogadores que sempre caiu no goto de José Mourinho. Terá contudo a concorrência da nova locomotiva irlandesa Cyrus Christie; James McCarthy (médio centro, Everton, 25 anos) outro jogador do Everton é destaque nesta equipa. McCarthy se lhe retirássemos o nome típico e nos limitássemos a vê-lo jogar rapidamente chegaríamos à conclusão da sua proveniência. Médio box-to-box de grande raio, forte na recuperação e outro jogador com pilhas que nunca mais acabam.

Jovem a seguir: Jeff Hendrick (médio centro, Derby County, 24 anos). Numa Selecção onde o jogador mais jovem tem 23 anos, é normal que o destaque recaia num pouco mais velho. Hendrick foi a surpresa de Martin O´Neill na fase de qualificação, pegando de estaca no miolo irlandês à frente de elementos bem mais consagrados e não desiludiu. Titular indiscutível do Derby, Hendrick é mais um daqueles jogadores box-to-box típicos do futebol britânico, mas com maior apetência ofensiva. Forte fisicamente, de passada larga (faz lembrar Matic), o jovem irlandês não se limita a destruir gostando de sair a jogar e de aparecer na área para finalizar.

Prognóstico VM: Fase de Grupos

Convocatória: Guarda-redes: Shay Given (Stoke), Darren Randolph (West Ham), Keiren Westwood (Sheffield Wednesday); Defesas: Seamus Coleman (Everton), Cyrus Christie (Derby), Ciaran Clark (Aston Villa), Richard Keogh (Derby), John O'Shea (Sunderland), Shane Duffy (Blackburn), Stephen Ward (Burnley), Robbie Brady (Norwich); Médios: Aiden McGeady (Sheffield Wednesday), James McClean (West Brom), Glenn Whelan (Stoke City), James McCarthy (Everton), Jeff Hendrick (Derby County), David Meyler (Hull City), Stephen Quinn (Reading), Wes Hoolahan (Norwich), Jonathan Walters (Stoke); Avançados: Robbie Keane (LA Galaxy), Shane Long (Southampton), Daryl Murphy (Ipswich).

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Flávio Trindade

PS - Com o Euro'2016 quase a começar, a UEFA também criou um Fantasy em tudo semelhante ao das provas de clubes (este até parece estar mais funcional). Para se inscreverem na nossa Liga terão que fazer o registo no site da UEFA e depois criarem a vossa equipa (aqui). Após terem montado o plantel, clicam no separador "Leagues", e introduzem o código no 64264PZB no "Join a League".

Etiquetas: ,