Um colosso com o estatuto de outsider

Após o fracasso do último Mundial, onde não conseguiram ultrapassar a fase de grupos, a Itália procura voltar aos dias felizes nas grandes competições. Apesar de ser tetracampeã do mundo, a Squadra Azzurra apenas conquistou um Europeu, em 1968, quando foi organizadora do torneio, tendo batido na trave na última edição, sendo goleada pela Espanha na final. Deste modo, o objectivo passará por marcar nova presença na final, embora os italianos saibam que não estão inseridos no principal lote de favoritos. A fase de apuramento decorreu sem sobressaltos, tendo o primeiro lugar sido garantido à frente da Croácia. 24 pontos e nenhuma derrota foram os números da turma de Antonio Conte, que, após um brilhante trabalho na Juventus, será o comandante dos transalpinos em França. Inseridos no grupo E, juntamente com Bélgica, República da Irlanda e a Suécia de Ibrahimovic, disputarão, em princípio, com os belgas, o primeiro lugar do grupo, mas será fundamental não subestimar os adversários. Naquela que será, em largos anos, a primeira grande competição de selecções sem Andrea Pirlo, o grande farol da equipa na última década, o modelo de jogo passará, como sempre, por uma boa organização defensiva, cimentada nos pilares da Vecchia Signora, bem como pela mobilidade e criatividade dos dianteiros. Na verdade, ninguém estará à espera de uma Itália ofensiva e que marque (ou sofra) muitos golos, pois o ADN dos Azzurri nunca foi esse. Por fim, nota para as ausências de Verratti, o principal jogador italiano da actualidade, e Marchisio, bem como para a exclusão de elementos como Bonaventura, Balotelli (que no último Euro foi um dos grandes responsáveis pela grande caminhada na prova), Jorginho, Astori ou Montolivo. 

A estrela: Buffon – Aos 38 anos, o experiente guardião avançará, provavelmente, para a sua última presença numa grande competição internacional e quererá despedir-se em beleza. Campeão do mundo em 2006 e finalista vencido em 2012, estará na baliza um dos principais guarda-redes do mundo na última década e meia, um líder nato, que não demonstra debilidades com o passar dos anos. Certamente que não passarão por aqui os problemas dos transalpinos nesta prova. 

XI base: Buffon, Barzagli, Bonucci, Chiellini, Candreva, Darmian, De Rossi, Florenzi, Thiago Motta, Eder Martins, Pellé

Jogadores Chave: Chiellini (defesa central, Juventus, 31 anos) - O líder da defensiva, formando com os companheiros de clube Bonucci e Barzagli um muro de betão para os adversários. Não é um prodígio de técnica, mas é um líder, um defesa no puro sentido do termo e um autêntico gladiador em campo; Thiago Motta (médio, PSG, 33 anos) - Envergará a camisola 10 e não é por acaso, mesmo tendo em conta que pisa terrenos mais recuados por norma. O ítalo-brasileiro é um dos jogadores maus laureados do grupo, um médio com uma tremenda classe (apesar de ser pouco mediático), inteligência e cultura táctica. A sua visão de jogo, posicionamento e a sua qualidade de passe serão preciosas para a equipa; Candreva (ala/médio direito, Lazio, 29 anos) - Uma locomotiva pelo corredor direito. Não teve uma época muito feliz a nível colectivo, mas individualmente voltou a exibir-se a um bom nível e poderá ser um dos grandes dinamizadores do conjunto de Conte neste torneio. Forte fisicamente, potente e com capacidade de finalização, Candreva será uma ameaça séria para os opositores pelo flanco direito.

Jovem a Seguir: Simone Zaza (avançado, Juventus, 24 anos) - Nesta fase ainda não é certo qual será a dupla de avançados de Antonio Conte, mas, se Eder parece ter lugar garantido, a posição de ponta de lança parece mais aberta. Pellé poderá ter alguma vantagem, mas o dianteiro da Vecchia Signora poderá formar uma dupla mais interessante com o italo-brasileiro. Apesar da temporada no clube não lhe ter corrido bem, visto estar tapado por Morata, Dybala e Mandzukic, as suas características agradam muito ao seleccionador italiano (foi uma das suas primeiras apostas na Squadra Azzurra), pelo que poderá aproveitar esta competição para se afirmar perante a Europa. 

Prognóstico VM: Oitavos de Final

Convocatória: Guarda-redes: Gianluigi Buffon (Juventus), Federico Marchetti (Lazio) e Salvagora Sirigu (Paris Saint-Germain/Fra); Defesas: Andrea Barzagli (Juventus), Leonardo Bonucci (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus), Matteo Darmian (Manchester United/Ing), Mattia de Sciglio (AC Milan) e Angelo Ogbonna (West Ham/Ing); Médios: Federico Bernardeschi (Fiorentina), Antonio Candreva (Lazio), Daniele de Rossi (Roma), Stephan El Shaarawy (Roma), Alessandro Florenzi (Roma), Emanuele Giaccherini (Bolonha), Stefano Sturaro (Juventus), Thiago Motta (Paris Saint Germain/Fra) e Marco Parolo (Lazio); Avançados: Eder Martins (Inter), Ciro Immobile (Torino), Lorenzo Insigne (Nápoles), Graziano Pellè (Southampton/Ing) e Simone Zaza (Juventus).

Rodrigo Ferreira

PS - Com o Euro'2016 quase a começar, a UEFA também criou um Fantasy em tudo semelhante ao das provas de clubes (este até parece estar mais funcional). Para se inscreverem na nossa Liga terão que fazer o registo no site da UEFA e depois criarem a vossa equipa (aqui). Após terem montado o plantel, clicam no separador "Leagues", e introduzem o código no 64264PZB no "Join a League".

Etiquetas: ,