Um super-goleador à procura de se despedir em grande

A Suécia é uma presença habitual nas fases finais das grandes competições, somando a 5.ª presença consecutiva em Europeus. Contudo, a melhor prestação dos escandinavos aconteceu em 1992, quando alcançaram as meias finais da prova que organizaram. Desde então, somaram apenas 3 vitórias e 4 empates na prova, para além de 6 derrotas e foram eliminados por 3 vezes na fase de grupos. O caminho para o Euro 2016 não foi fácil, pois os suecos tiveram que recorrer ao playoff (eliminaram a vizinha Dinamarca). Mesmo com duas vagas garantidas no Europeu, a Suécia ficou atrás da Áustria e da Rússia, tendo somado apenas 2 pontos perante os dois primeiros classificados (os suecos foram fortes com os fracos e fracos com os fortes). Zlatan Ibrahimovic, como seria de esperar, apareceu nos momentos decisivos, ao apontar 8 dos 15 golos da Suécia na fase de apuramento e 3 dos 4 golos no playoff. Erik Hamren comanda a selecção escandinava desde Novembro de 2009, mas ainda está longe de igualar o seu antecessor, Lars Lagerback. A Suécia falhou no Euro 2012 (último lugar do grupo) e não se qualificou para o Brasil 2014, pelo que o Euro 2016 poderá ser uma boa oportunidade para Hamren provar qualidade. Para já, seleccionou um misto de jogadores experientes (7 jogadores com mais de 50 jogos), com novos internacionais (10 jogadores com menos de 10 internacionalizações), sendo que se destaca a presença de Lindelof, jogador do Benfica (mais 5 jogadores campeões da Europa de sub-21). Ibrahimovic, Isaksson, Kallstrom, Lustig, M. Olsson, Grandqvist, Wernbloom e S. Larsson são os únicos jogadores com experiência em Europeus. A Suécia está inserida no grupo E, com Bélgica, Itália e Rep. Irlanda, numa luta que não se avizinha fácil. A primeira partida, frente aos irlandeses vai ter preponderância extrema no futuro dos escandinavos na competição, pois tudo o que não seja a vitória, colocará a Suécia em maus lençóis. 

A estrela – Zlatan Ibrahimovic – O sueco dispensa apresentações! À partida para a 6.ª grande competição internacional, Zlatan, com 34 anos, parece estar na sua melhor forma de sempre. Com 31 jogos disputados na Ligue 1, Ibra somou 38 golos, mais 12 se juntarmos todas as competições (51 jogos e 50 golos) e na selecção, desde 2012, cumpriu 35 internacionalizações e marcou por 34 vezes. Com 6 golos em fases finais de Europeus, quem sabe se o sueco não sai de França, naquele que à partida será o seu último Campeonato da Europa, como rei dos goleadores da competição (Platini soma 9 golos). 

XI Tipo – GR: A. Isaksson DD: M. Lustig DC: A. Granqvist DC: V. Lindelof DE: M. Olsson MD: J. Durmaz MC: S. Larsson MC: K. Kallstrom ME: E. Forsberg AV: Z. Ibrahimovic AV: M. Berg

Jogadores Chave - Sebastian Larsson (Médio Centro/Ala, Sunderland, 30 anos): O jogador dos "black cats" é bastante versátil e pode ocupar várias posições na selecção escandinava. Para além disso é um exímio marcador de livres, uma arma sempre importante para resolver jogos; Marcus Berg (Avançado, Panathinaikos, 29 anos): Depois de um começo de carreira auspicioso, a mudança para a Alemanha, em 2009 (Hamburgo), fez mal ao avançado sueco. Berg voltou a reencontrar-se com os golos na Liga Grega (106 jogos e 64 golos, em 3 temporadas) e segue neste momento como 2º melhor marcador do campeonato. Andreas Isaksson (Guarda-Redes, Kasimpasa, 34 anos): Acabou por realizar apenas 13 jogos na Liga Turca, mas continua a ser um gigante entre os postes e o dono da baliza da Suécia a tempo inteiro desde o Euro 2004.

Jovem a Seguir - Victor Lindelöf (Defesa Central, Benfica, 21 anos) - Um início de ano de 2016 de sonho para o jovem sueco! Passou de titular na equipa B dos encarnados para titular da equipa principal e não desperdiçou a oportunidade. Foram 19 jogos a titular desde Fevereiro, com 16 vitórias, 1 empate e 2 derrotas (Bayern e FC Porto) e uma contribuição interessante para o tricampeonato do Benfica. Com exibições de bom nível tanto no campeonato, como na Liga dos Campeões, Erik Hamren não teve dúvidas em colocar Lindelöf no lugar do retirado Mikael Antonsson, que fez grande parte da qualificação.

Progóstico VM - Fase de grupos

Convocatória - Guarda-Redes: Andreas Isaksson (Kasimpasa), Robin Olsen (FC Copenhaga), Patrick Carlgren (AIK Solna); Defesas: Mikael Lustig (Celtic), Victor Lindelöf (Benfica), Erik Johansson (FC Copenhaga), Pontus Jansson (Torino), Andreas Granqvist (Krasnodar), Martin Olsson (Norwich), Ludwig Augustinsson (FC Copenhaga), Médios: Pontus Wernbloom (CSKA Moscovo), Oscar Lewicki (Malmo), Albin Ekdal (Hamburgo), Oscar Hiljemark (Palermo), Kim Kallstrom (Grasshoppers), Sebastian Larsson (Sunderland), Jimmy Durmaz (Olympiacos), Emil Forsberg (Red Bull Leipzig), Erkan Zengin (Trabzonspor), Avançados: Emir Kujovic (Norrkoping), Marcus Berg (Panathinaikos), John Guidetti (Celta Vigo) e Zlatan Ibrahimovic (PSG).

Etiquetas: ,