No meio está a virtude

Desde que a grande escola de futebol jugoslava se desmembrou, dando origem a uma série de pequenos países dos balcãs, a Croácia foi sem sombra de dúvida o país que granjeou melhores resultados desportivos. Desde a sua formação e aceitação pela FIFA, em 1993, os croatas marcaram presença em todas as fases finais de grandes competições, com exceção do Euro 2000, e do Mundial de 2010. A formação croata conseguiu desde o seu início, formar jogadores de indiscutível qualidade, muitos deles chegando aos principais clubes europeus. Os seus executantes são os mais fiéis herdeiros da antiga escola, conhecida pelo seu futebol rendilhado, de posse e apoiado sempre na mestria técnica. Apesar disso, a Croácia raramente conseguiu capitalizar essa qualidade em resultados nas fases finais, excepção para a geração de Suker que brilhou em 1996 e 1998, ficando invariavelmente afastada nas fases de grupos. A sua melhor prestação ocorreu em 2008, na Áustria e na Suíça, onde após uma fase de grupos 100% vitoriosa (ultrapassando por exemplo a toda poderosa Seleção Alemã, para além da organizadora Áustria e da Polónia)  viria a cair nos quartos de final contra a Turquia, apenas nos penalties num jogo que havia dominado. O louco rocker Slaven Bilic era o Selecionador de uma equipa que já apresentava a base que se manteria até agora. A atual equipa mantém o trabalho deixado por Bilic, bem como a sua espinha dorsal, mas o atual Selecionador Ante Cacic, um nome muito longe de ter sido consensual na Croácia quer pelo seu percurso e resultados, quer pelo passado recente com alguns episódios de indisciplina à mistura (custou o lugar a Lovren nesta fase final), tenta injetar desde já sangue novo. Depois de uma fase de qualificação onde terminou em segundo lugar (atrás da Itália) apenas 1 ponto à frente da Noruega e onde choveram críticas à qualidade de jogo da equipa, os croatas voltaram a não ser bafejados pela sorte, tendo sido sorteados no grupo D juntamente com a Espanha, Turquia e R. Checa, sendo que o segundo lugar neste grupo é dos poucos que cruzará com um vencedor de outro grupo (podendo encontrar Itália ou Bélgica). Assim sendo será necessário a melhor Croácia, para poder ultrapassar a sorte habitual.

A estrela - Luka Modric: Se há zona do terreno onde o Seleccionador croata não se pode queixar de falta de qualidade, é no meio campo. Os croatas possuem um dos melhores lotes de centrocampistas europeus. No meio está mesmo a virtude, e o mais virtuoso dos talentosos centrocampistas croatas é Luka Modric. O jogador do Real Madrid é não só a estrela da companhia, como um dos melhores médio do Mundo. Apesar da sua baixa estatura, o número 10 croata compensa tudo isso, com uma invulgar visão de jogo, domínio do passe, capacidade de recuperação e ocupação de espaços e uma maturidade tática que lhe permite jogar a 10, a 8 e até a 6 sempre com elevado desempenho. De refugiado de guerra, a rejeitado pelo Hajduk por ser demasiado baixo, Modric comprova que quando se trabalha e se acredita tudo é possível.

XI tipo - Subasic; Srna, Corluka, Vida, Vrsaljko; Kovacic, Modric, Rakitic, Brozovic, Perisic; Mandzukic;

Jogadores Chave - Ivan Rakitic (médio centro, Barcelona, 28 anos): A par de Modric, o jogador mais cotado da equipa. Peça fundamental nos equilíbrios de meio campo quer na Croácia quer no Barcelona de Luis Enrique, Rakitic é outro daqueles médios muitíssimo completos, capaz de render em todas as posições do meio campo, sendo imprescindível em ambos os momentos de jogo. Ivan Perisic ( médio centro/ala, Inter, 27 anos): Outro daqueles jogadores multifunções que abundam no meio campo croata. Apesar de se ter começado a mostrar no Club Brugge jogando como “10” o médio do Inter destaca-se dos seus colegas por ser mais influente quando descaído numa das alas para poder fazer uso dos seus fortíssimos movimentos interiores. Jogador de grande rotação, excelente meia distância e muito golo, Perisic é uma das principais ameaças para as defesas contrárias. Mário Mandzukic (ponta de lança, Juventus, 29 anos): Sem ter tido uma época ao nível da anteriores quer em tempo de jogo quer em número de golos (a dupla Dybala – Morata não deu hipóteses), o bomber croata é sempre uma ameaça a ter em conta. O pivot do ataque utiliza a sua capacidade física para abrir espaços para a entrada dos médios, e é sempre perigosíssimo nos lances pelo ar.

Jovem a seguir - Marko Pjaca (avançado, Dínamo Zagreb, 21 anos) Se a base da equipa croata é a mesma que já vinha sendo trabalhada com Bilic, Cacic tem o mérito de começar a trazer as novas pérolas para o espaço da equipa principal. Poder-se-ia falar no jovem prodígio Halilovic ou nos muito cobiçados Ante Coric e Marko Rog, mas é Marko Pjaca quem tem mais probabilidade de ser a jovem estrela da companhia. O avançado do Dínamo Zagreb deverá ter mais minutos e poderá ser uma das surpresas. Jogando preferencialmente numa das alas para fazer uso da sua velocidade, o jovem do Dínamo, é um daqueles avançados explosivos, de boa compleição física (pode jogar inclusive no centro do ataque) e com muita facilidade de remate, o que faz dele daqueles jogadores talhado para jogar em transições rápidas e um dos nomes a reter neste mercado de Verão.

Pré-convocados: Guarda-redes: Danijel Subašić (Mónaco), Lovre Kalinić (Hajduk Split), Ivan Vargić (Rijeka), Dominik Livaković (NK Zagreb); Defesas: Darijo Srna (Shakhtar Donetsk), Vedran Ćorluka (Lokomotiv Moskva), Domagoj Vida (Dynamo Kyiv), Ivan Strinić (Napoli), Gordon Schildenfeld (Dinamo Zagreb), Šime Vrsaljko (Sassuolo), Tin Jedvaj (Bayer Leverkusen), Duje Ćaleta-Car (Salzburgo); Médios: Luka Modrić (Real Madrid), Ivan Rakitić (Barcelona),  Ivan Perišić (Internazionale Milano), Mateo Kovačić (Real Madrid), Milan Badelj (Fiorentina), Marcelo Brozović (Internazionale Milano), Alen Halilović (Barcelona), Domagoj Antolić (Dinamo Zagreb), Marko Rog (Dinamo Zagreb), Ante Ćorić (Dinamo Zagreb); Avançados: Mario Mandžukić (Juventus), Nikola Kalinić (Fiorentina), Andrej Kramarić (Hoffenheim), Marko Pjaca (Dinamo Zagreb), Duje Čop (Málaga).

Prognóstico VM - Oitavos-de-final

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Flávio Trindade

Etiquetas: ,