O melhor jovem na I Liga em 2015-16

Terminada a época de 2015/2016 é hora de nomear os melhores a nível individual. Tendo já sido confirmada a venda de Renato Sanches para o Bayern de Munique, a juntar ao aparecimento de vários elementos sub-21 nos principais plantéis do futebol português, foi sem dúvida um ano onde a aposta nos mais novos confirma o sucesso das camadas jovens portuguesas. Mas, e considerando igualmente a grande temporada de elementos como Otávio, Lindelof, Rúben Semedo ou Léo Bonatini (só foram considerados jogadores que começaram a época com idade sub-21), o melhor jogador jovem em Portugal, para o Visão de Mercado, nesta época foi: Diogo Jota.

O extremo/médio ofensivo dos castores foi o segundo melhor marcador português, e o melhor de todos os jogadores que não ocupam a zona central do ataque. É certo que os maiores destaques foram certamente os jovens que assumiram a titularidade nos “Grandes”, tendo neste capítulo Renato Sanches, Victor Lindelöf e Rúben Semedo assumido um papel fundamental na parte final da época dos seus clubes. Por outro lado, apesar de ser mais fácil jogar numa equipa de menor dimensão, a qualidade das exibições individuais é algo que depende da qualidade e potencial do jogador. Neste capítulo Leó Bonatini, do Estoril, Otávio, do Vitória de Guimarães, e Iuri Medeiros foram os jogadores que mais se destacaram. Bonatini foi o 4.º melhor marcador da Liga, Otávio assumiu um papel decisivo nos vimaranenses, enquanto que Iuri somou às suas excelentes exibições, 8 golos na Primeira Liga.

Mas por toda a regularidade e evolução apresentada desde a época passada, ninguém esteve ao nível de Diogo Jota. Na segunda época (primeira como sénior) foi o maior destaque na Mata Real! 14 golos divididos entre Campeonato e Taça de Portugal (12;2) juntamente com um conjunto de várias exibições que encheram o campo, golos apontados a Benfica, FC Porto e Braga, o que já valeu ao jovem português uma transferência histórica do Paços de Ferreira para o Atlético de Madrid por 7M€. Será interessante acompanhar o futuro desta promessa portuguesa, que escapou aos radares dos “Grandes” do futebol português durante toda a formação dividida entre o Gondomar e o Paços de Ferreira.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): André Mendes

PS - Para os leitores do Visão de Mercado, Renato Sanches foi o melhor jovem esta época. O médio do Benfica recolheu mais votos que Diogo Jota, Iuri Medeiros e Rúben Semedo.

Etiquetas: ,