O Melhor Jogador em Portugal em 2015-16

Tendo o campeonato chegado ao fim, é hora de fazer um balanço e avançar com aqueles que foram os melhores jogadores em solo luso. Num ano em que o Benfica reconquistou o tricampeonato 39 anos depois, houve uma figura que esteve intimamente ligada a este triunfo. Assim, apesar das grandes temporadas dos leões João Mário, Adrien e Slimani e do seu companheiro Jardel, o melhor jogador desta Liga, para o Visão de Mercado, foi Jonas.

Após a saída de Jorge Jesus, previam-se algumas dificuldades para os encarnados, mas a verdade é que, se houve alguém que não baixou o rendimento em relação à temporada transacta, esse homem foi Jonas. O avançado brasileiro voltou a demonstrar a sua relação perfeita com as balizas contrárias e apontou 36 golos na temporada (contra os 31 do ano passado), 32 dos quais nos 34 jogos do campeonato. Um registo notável, sobretudo se pensarmos que desde Mário Jardel, em 2001-02, que ninguém ultrapassava a marca dos 30 golos na Liga. Por outro lado, o goleador de 32 anos revelou ainda toda a sua importância no modelo de jogo de Rui Vitória, sendo as suas movimentações preponderantes para o sucesso do colectivo. A sua experiência, inteligência, qualidade técnica e frieza na finalização fazem dele o principal predador do futebol português, tendo ainda acrescentado 18 assistências ao seu registo pessoal (15 na Liga, sendo, por isso, o terceiro jogador que mais golos ofereceu). Deste modo, o antigo avançado do Valência parece melhor do que nunca, apesar do avançar da idade, pelo que a dúvida reside em saber se Vieira quererá retirar algum proveito financeiro deste rendimento desportivo extraordinário ou se quererá manter o seu artilheiro, pelo menos, por mais um ano, de modo a não desfalcar a equipa em demasia (Renato Sanches já saiu e Gaitán deverá ser o próximo).

Contudo, porque o triunfo das águias não foi fácil, importa ainda fazer uma referência a algumas das outras principais figuras deste campeonato. Slimani foi o bombardeiro do Sporting, o principal rival da turma de Rui Vitória esta época, tendo facturado o dobro em relação ao ano transacto (31 tentos - 27 dos quais na Liga - contra os 15 do ano passado e os 12 da época de estreia). Por outro lado, Adrien deu um salto qualitativo tremendo com Jorge Jesus e realizou a sua melhor época da carreira, enquanto que João Mário ganhou outra consistência e tem agora meia Europa de olho em si. Por fim, uma referência para o melhor central do ano, Jardel. O brasileiro, outrora mera terceira opção, esteve intransponível na maioria dos encontros e, aos 30 anos, está na sua melhor forma de sempre.

Rodrigo Ferreira

PS - Para os leitores do Visão de Mercado, João Mário foi o melhor jogador em Portugal esta época. O médio do Sporting recolheu mais votos que Jonas, Slimani, Adrien Silva e Jardel.

Etiquetas: