O jogador "revelação" da época em Portugal

O futebol é pródigo em surpresas e os planos elaborados no início da temporada são muitas vezes rasgados a meio da corrida. Deste modo, o azar ou o pouco rendimento de uns é a sorte de outros, que aproveitam para aparecer e demonstrarem que são verdadeiras mais-valias. Esta época, foram vários os exemplos de sucesso disto mesmo, sendo que, entre as várias possibilidades, o jogador revelação, em Portugal, para o VM, em 2015-16, foi Renato Sanches, do Benfica. 

Na verdade, o arranque da temporada dos encarnados ficou marcado por inúmeras incertezas na cabeça de Rui Vitória, nomeadamente em relação ao meio-campo. No ano anterior, Jorge Jesus havia perdido Enzo Pérez em Janeiro, colocando Pizzi no miolo, ao lado de Samaris. O plano de improviso resultou, mas agora era preciso mais. A aposta começou por recair em Talisca, mas rapidamente se percebeu que o brasileiro não garantia a solidez necessária. Posteriormente, Vitória fez subir Samaris, entrando Fejsa para o 11. O centro do terreno tornara-se compacto, mas faltava rasgo, capacidade de transporte de bola, criatividade. Neste sentido, o técnico das águias virou-se para dentro, para aqueles que tinham de nascer dez vezes, e descobriu uma solução. Renato Sanches era o seu nome. Um menino, ainda júnior, com umas rastas a fazerem lembrar as grandes estrelas holandesas de outrora. Pulmão, qualidade técnica, capacidade de pressão e de transporte de bola, qualidade de remate. O miúdo da Musgueira rapidamente se tornou um fenómeno em Portugal, exibindo-se ao mais alto nível no campeonato e na Liga dos Campeões, sendo o elemento ideal para unir um sistema em si desequilibrado. Deste modo, não surpreendeu o interesse dos grandes colossos europeus, tendo o Bayern levado a melhor na guerra pelo jovem centrocampista dos encarnados. 35 milhões foi a marca para o início de conversa, o resto dependerá do rendimento de Renato. Por fim, a cereja no topo do bolo surgiu com a convocatória de Fernando Santos para o Europeu, embora a estreia pela Selecção já tenha ocorrido, num amigável, em Março, diante da Bulgária. Trata-se do jogador português mais jovem de sempre a estar presente numa fase final de uma grande competição. O futebol é momento e Renato soube aproveitá-lo melhor do que ninguém. Cabe-lhe agora continuar a evoluir e construir uma grande carreira. 

Por outro lado, importa referenciar outras das surpresas deste ano desportivo. Começando pelo Sp. Braga, foram vários os jogadores potenciados por Paulo Fonseca, sendo que Vukcevic, um elemento que, apesar de estar na cidade dos Arcebispos desde 2013, não tinha tido qualquer impacto até ao momento e que se destacou pela sua capacidade de pressão e de recuperação de bola, bem como pelo transporte de bola, bem como Ricardo Ferreira, um central que era suplente em Paços de Ferreira e que agora é associado a clubes com outro tipo de ambições, são os dois exemplos mais flagrantes. Também Kritciuk deu um salto competitivo esta época na Pedreira, tendo sido transferido para o Krasnodar, em Janeiro, por 4 milhões de euros, quando vinha sendo o melhor guarda-redes da Liga até à data. Além destes, Amilton não impediu a descida do União, mas foi raro o jogo em que não conseguiu desequilibrar pelos flancos, enquanto que Cafú, outrora ponta de lança na formação do Benfica, demonstrou qualidades em Guimarães que eram desconhecidas até ao momento. 

Rodrigo Ferreira

PS - Para os leitores do Visão de Mercado, Renato Sanches foi igualmente o escolhido para jogador revelação da temporada, ficando à frente, por larga margem, de Vukcevic, Kritciuk, Ricardo Ferreira, Cafú e Amilton.

Etiquetas: