Liga Europa: Shakhtar Donetsk no caminho do Sp. Braga; Klopp volta a Dortmund; Sevilha defronta Athletic; Villarreal vs Sparta

Sorteio razoável para os minhotos, principalmente por terem evitado o Dortmund, Liverpool e emblemas espanhóis.

O Sp. Braga vai defrontar o Shakhtar Donetsk nos quartos-de-final da Liga Europa. A 1.ª mão vai ser na Pedreira a 7 de Abril, sendo o 2.º jogo disputado uma semana depois na Ucrânia. VM - Favoritismo para o Shakhtar, pela experiência e orçamento, mas este conjunto de Lucescu é diferente e menos capaz a nível individual. Já não é tão brasileiro como no passado, devido à saída de elementos importantes como Douglas Costa, Fernandinho, Willian, Alex Teixeira ou Luiz Adriano, aliás, apesar de ainda contar com o Taison, Marlos, Zé Eduardo e o ex-Braga Ismaily, até apresenta mais ucranianos no 11. E a nível ofensivo não tem uma grande referência, o veterano Eduardo da Silva ainda é o mais capaz.

Quadro dos quartos-de-final da Liga Europa:

Borussia Dortmund - Liverpool: Grande duelo, cujo maior aliciante é, sem dúvida, o regresso de uma personalidade tão carismática como Jurgen Klopp a Dortmund. A equipa de Tuchel está num grande momento, tem um Aubameyang a fazer uma época ao nível dos melhores do mundo, e, na teoria, é favorita. No entanto, os Reds irão apostar tudo nesta competição, já que uma vitória na Liga Europa permitiria não só erguer um troféu europeu como também atingir a Champions do próximo ano e isso, frente a um rival que ainda não desistiu de lutar pelo título, pode pesar.

Villarreal - Sparta de Praga - Claro favoritismo para o Submarino Amarelo. O actual quarto classificado da Liga Espanhola é um bloco muito sólido e compacto e dificilmente será surpreendido por uns Checos cuja presença nesta fase vale já por um título. Assim, se os homens de Marcelino não relaxarem, deverão repetir a presença nas meias-finais de 2010/2011, quando foram eliminados por um super-Porto.

Athletic - Sevilha - Duelo espanhol que promete equilíbrio (basta ver que na Liga distam os Andaluzes estão apenas um ponto dos Bascos). Ainda assim, a equipa de Emery, pela experiência e traquejo neste tipo de eliminatórias, parte com vantagem para seguir em busca do Tri, mas estamos perante um duelo em que tudo é possível (a equipa de Valverde também tem demonstrado ser forte a eliminar - o ano passado chegou à final da Taça).

Etiquetas: ,