«Actuar pela Suíça? Mantenho o sonho de jogar pela seleção de Portugal»; Drinkwater nos convocados de Inglaterra; Aduriz elimina um Valencia superior; Leverkusen não ultrapassa Villarreal; Sparta deixa Itália sem equipas na UEFA

Para entrar nas cogitações de Fernando Santos? Os 4 centrais habitualmente convocados já estão nos 30.

Pedro Mendes, central formado no Sporting e que representa atualmente o Rennes, numa entrevista à France Football, abordou a possibilidade de jogar pela seleção da Suíça, questão levantada pela imprensa local há vários meses, salientando que o seu desejo é jogar por Portugal. "Pessoalmente, ninguém da federação da Suíça falou comigo. Gelson Fernandes perguntou-se se havia essa possibilidade, assim como alguns jornalistas, mas eu não tenho cidadania suíça e o processo de naturalização é muito complicado. Se surgir a oportunidade, vou pensar nisso, mas não é o caso para já. Mantenho o sonho de jogar pela seleção de Portugal", disse. Acrescentando que: "Se Fernando Santos seguir o meu trabalho, fico muito feliz. Nas seleções jovens, eu era um dos capitães, mas há uma grande diferença entre a categoria A e as outras. Mantenho contacto com Ilídio Vale, que foi meu selecionador nos sub-19 e nos sub-20 e que agora é adjunto de Fernando Santos, mas não falamos sobre isso". O jogador, que esta época já soma 19 jogos na Ligue 1, lamentou ainda a falta de oportunidades que teve em solo português. "Na minha geração, só Josué e André Martins chegaram à equipa A das respetivas equipas e ficaram lá. Em Itália e França há maioria de jogadores nacionais, em Inglaterra é preciso um visto e já ter um certo estatuto. Nós, portugueses, já mostrámos ter excelentes talentos. Adorava ter ficado em Portugal, numa clube da 1.ª Liga. Tive de deixar o país para me mostrar. Agora, as equipas B são boas plataformas de lançamento porque estão na 2.ª divisão, mas na altura tinha de jogar na 3.ª. Quem é que me via?", sublinhou o defesa que já passou pelo Real Madrid.

Elenco para chegar até onde? Destaque para a merecida chamada de Drinkwater, para a ausência de Carrick, e para o facto de, na lateral-esquerda, Rose e Bertrand estarem à frente de Gibbs e Baines- Já é conhecida a lista de convocados da selecção Inglesa para os jogos amigáveis frente à Holanda e à Alemanha, a disputar no final do mês. A grande surpresa reside na chamada, pela primeira vez, de Drinkwater, jogador que mereceu grandes elogios por parte do selecionador Roy Hodgson, que considerou que o médio está a fazer "uma época brilhante". No campo das ausências, uma das mais chamativas é a de Michael Carrick, mas o jogador do United, segundo Hogdson, "não tem as portas fechadas". Lista de convocados da Inglaterra: Guarda-redes: Butland (Stoke City), Forster (Southampton) e Joe Hart (Manchester City); Defesas: Bertrand (Southampton), Cahill (Chelsea), Clyne (Liverpool), Jagielka (Everton), Danny Rose (Tottenham), Smalling (Manchester United), Stones (Everton) e Kyle Walker (Tottenham); Médios: Delle Ali (Tottenham), Barkley (Everton), Eric Dier (Tottenham), Drinkwater (Leicester), Henderson (Liverpool), Lallana (Liverpool) e Milner (Liverpool); Avançados: Sterling (Man City), Harry Kane (Tottenham), Sturridge (Liverpool), Jamie Vardy (Leicester), Walcott (Arsenal) e Welbeck (Arsenal)

Valência de Gary Neville melhorou muito em relação ao passado recente mas Aduriz (num lance polémico) marcou o 31º golo na época e colocou os Bascos nos quartos; Espanhóis, uma vez mais, dominam o panorama das competições Europeias de clubes; Surpreendente Sparta deixa Italianos sem nenhum clube na UEFA - Athletic Bilbau,Villarreal e Sparta de Praga são as 3 primeiras equipas a garantir o passaporte para os quartos-de-final da Liga Europa, tendo eliminado, respectivamente, Valência, Bayer Leverkusen e Lazio. Começando pelo Mestalla, a equipa de Gary Neville venceu por 2-1, mas o 1-0 da primeira mão favoreceu os Leões. Com Vezo (a lateral) e André Gomes (jogando pela esquerda) a titulares, os Ché foram superiores, chegando ao 1-0 aos 13', com Santi Mina a aproveitar um ressalto de um remate de Negredo para inaugurar o marcador. Pouco antes do descanso, aos 37', Gaya faz um excelente cruzamento e o antigo jogador do Sporting de Braga, Aderlan Santos, ganha nas alturas e faz o golo que colocava, momentaneamente, o Valência na fase seguinte. No entanto, aos 76', e quando os visitantes pouco tinham feito por isso, Raul Garcia (depois de alegadamente Susaeta ter ajeitado a bola com o Braço) faz uma assistência fantástica para Aduriz que, solto na área, não desperdiça e dá a passagem ao Athletic. A outra equipa espanhola nos quartos será o Villarreal, que soube gerir a vantagem de 2-0 conquistada em casa e foi a Leverkusen eliminar o Bayer com um empate a zero. Foi a nona vez nos últimos 12 jogos que os comandados de Marcelino não sofreram golos. Finalmente, no Olímpico de Roma, o Sparta de Praga surpreendeu ao vencer a Lazio por claros 3-0, num resultado construído ainda na primeira parte, com golos de Dockal, Krejci e Julis. Os Checos são, assim, o grande "outsider" ainda em prova, ao passo que esta eliminação da Lazio deixa a Itália já sem qualquer representante nas competições Europeias.

Etiquetas: , ,