Os 23 do Visão de Mercado para o Euro'2016 (1.º esboço)

É já daqui a 4 meses que Portugal entrará em campo para defrontar a Islândia, na estreia no Campeonato da Europa. Assim, com o aproximar da competição, a discussão em torno dos eleitos de Fernando Santos para a prova irá ser cada vez mais recorrente e, nesse sentido, o Visão de Mercado não poderia ficar indiferente a esta temática, apresentando agora um primeiro esboço, com os 23 convocados de alguns dos colaboradores deste projecto que vestiram o papel de seleccionador, sendo que os únicos critérios foram excluir elementos que estão lesionados há mais de um mês e ter em conta o momento dos possíveis convocados.
Baliza
Na baliza, Rui Patrício é um nome obrigatório, preparando-se para iniciar a terceira fase final consecutiva como titular da baliza das Quinas. Quanto aos nomes que o acompanharão, Anthony Lopes parece ter igualmente lugar na lista final mas a lesão e afastamento de Beto no Sevilha abre uma vaga para um 3.º elemento, que poderá ser Eduardo, Ventura ou até Marafona. Os 3 guarda-redes do VM: Patrício, Eduardo e Anthony Lopes
Defesa
Fernando Santos já parece ter definido os 4 centrais que vai levar ao Europeu: Pepe, Fonte, Alves e R. Carvalho; na esquerda, Eliseu, que foi quase sempre titular, e Coentrão, quando estão a 100%, tem figurado sempre nas convocatórias, e a única dúvida é perceber quem vai ser escolhido do lado direito. Bosingwa foi o 1.º titular mas lesionou-se e passou esse estatuto a Vieirinha, tendo Cédric tido igualmente alguma utilização, mas a boa época de Cancelo, a juntar à afirmação de Semedo, dá boas dores de cabeça ao seleccionador. Os 8 defesas do VM: Bruno Alves, Pepe, José Fonte, Ricardo Carvalho, Eliseu, João Cancelo, Fábio Coentrão e Vieirinha.

Meio campo
Muitos craques para apenas 5 ou 6 vagas. Parece claro que 2/3 bons médios vão ficar sem bilhete para o Europeu, a dúvida é perceber quem vai ficar de fora, sendo que nesta fase, com a lesão de Tiago, o único que parece ter o bilhete garantido é Moutinho. Elementos como Danilo e João Mário também estão na linha da frente para marcar presença em França, já Adrien Silva (que tem sido excluído), William (que foi quase sempre suplente na qualificação), André Gomes (ainda pouco contou devido a problemas físicos), Renato Sanches, André André e Miguel Veloso, concorrem pelas outras vagas. Os 6 médios do VM: Danilo Pereira, Adrien Silva, João Mário, Moutinho,André Gomes e William.
Ataque
Temos o 2.º melhor do Mundo, mas o ataque é claramente o sector com menos qualidade de Portugal. A maior parte das opções são alas e as soluções para a posição de avançado centro, ou pouco marcaram (Éder, com os seus zero golos em Inglaterra) ou actuam em campeonatos secundários (Nélson Oliveira). A juntar à falta de boas soluções há a incógnita em relação às escolhas finais, já que alguns elementos tem realizado épocas aquém do que se esperava, como Bernardo Silva, e outros já nos 30, como Danny e Quaresma, nem sempre apresentam a regularidade necessária. Pela positiva, a produção de alas como Pizzi, Rafa e Pedro Santos, que podem ter uma palavra a dizer no elenco final. Os 6 avançados do VM: Nani, Cristiano Ronaldo, Pizzi, Bernardo Silva, Nélson Oliveira e Danny.

Etiquetas: