O vosso ódio torna-me imparável

«O vosso amor faz-me forte, o vosso ódio torna-me imparável». Esta é talvez a frase mais emblemática de um jogador que pode não ser tudo aquilo que pensa ou almeja ser, mas não deixa de ser uma figura transcendente do futebol e mesmo do mundo do desporto em geral. Seja ou não o melhor, é de facto o mais mediático da modalidade rainha na actualidade. Poucos nunca terão ouvido o nome Cristiano Ronaldo.

A verdade é que Ronaldo é já o melhor jogador Português da história e um dos melhores de sempre. Pode dizer-se que “só sabe encostar” ou “só marca de penálti” ou “só marca golos” ou “só produz contra equipas fracas” ou “está em declínio,” algumas com mais razão que outras. Aos 31 anos, Ronaldo já não está como nunca, mas continua sensacional. O facto incontestável é que os números do luso, nestes tempos e em todos os outros, são absolutamente estratosféricos.

Para trás ficam 55 golos em 123 jogos pela Seleção Nacional, e 343 golos em 328 jogos oficiais pelo Real Madrid, 30 em 28 esta época. Ao todo, são 521 golos em 774 jogos, uma média (0,67) brutal, especialmente desde que está no Real Madrid. Goste-se ou não do estilo, goste-se ou não da atitude, goste-se ou não dos golos, as estatísticas falam por Ronaldo, que tem três Bolas d’Ouro, só falhou o pódio uma vez na última década, e soma títulos colectivos e galardões individuais como muitos nem sonham.

A questão Messi vs Ronaldo pairará sempre no ar — e talvez, em termos puramente futebolísticos, seja o argentino a dar a resposta. Contudo, deixo uma comparação. Katharine Hepburn tem quatro Oscares da Academia, número recorde para um ator. Será sempre considerada uma das melhores, senão mesmo a melhor, atriz de sempre. Contudo, é a outra Hepburn, Audrey, que aparece nos anúncios e é ainda um símbolo da Sétima Arte. No seu tempo (coincidiram durante algumas décadas), todos desfrutaram de ambas sem se preocuparem com qual delas seria a melhor.

No futebol é diferente, os prémios são mais finais. Contudo, e por mais que o outro extraterrestre se faça com os prémios e elogios, uma coisa é certa e ninguém pode tirar isso ao português: Ronaldo é já um dos melhores jogadores de sempre e não há qualquer dúvida de que ficará eternamente na História do desporto-rei.

"Parabéns, Cristiano!"

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Inês Sampaio

Etiquetas: