21: 106 dias depois

Há 106 dias, o Benfica estava a 7 pontos do Sporting. Mas no futebol tudo pode mudar rapidamente e à jornada 21 os encarnados estão na liderança do campeonato a par dos leões. A equipa de Jorge Jesus está numa fase difícil da época, em que vai tendo muitas dificuldades para superar desafios que à partida pareceriam mais acessíveis. Não é que o Rio Ave seja um adversário fácil, muito pelo contrário, mas esperar-se-ia que o Sporting não voltasse a escorregar em casa. Com Coates e Barcos a estrearem-se, a turma verde e branca criou muitas oportunidades mas teve pela frente um Cássio inspirado. Menos inspirados estiveram Ruiz, João Mário ou Slimani, que não estiveram ao seu nível. O conjunto de Pedro Martins também teve as suas chances, mas Patrício voltou a ser decisivo e a provar a qualidade no 1x1. No Restelo, foi um jogo sem história, muito por culpa do ataque avassalador do Benfica. Ventura deu uma ajuda, e a partir daí foi um festival de golos, apesar de Júlio César também ter sido testado. O FC Porto afastou-se dos dois rivais lisboetas, depois de mais um resultado negativo. O Arouca apresentou-se muito consistente defensivamente e teve Walter em destaque na frente. A equipa de Peseiro não fez uma péssima exibição, mas continua a revelar nervosismo excessivo (a substituição de Brahimi é um bom exemplo disso). Danilo vai-se mantendo como uma das figuras da equipa. Quem aproveitou para se aproximar foi o Sporting de Braga, que venceu o Estoril com golos tardios de Hassan e Rui Fonte. Os minhotos também beneficiaram dos desaires dos perseguidores. O Vitória de Guimarães não foi além de um empate em Tondela, num jogo em que Miguel Silva comprometeu e ofereceu um ponto à equipa de Petit. Já o Paços, que não vence há 5 jogos, foi surpreendido em casa pelo Boavista, que conseguiu sair da zona de despromoção. Mario Martínez, reforço espanhol, foi o autor do único golo. As panteras trocaram com a Académica, que caiu na zona negra depois de não ter conseguido vencer o Nacional em Coimbra. Um jogo que teve a particularidade de os estudantes terem marcado os quatro golos, dois deles na própria baliza. Em Setúbal, o encontro entre Vitória e Marítimo foi bem disputado e terminou com um empate. O reforço polaco Makuszewski teve uma estreia muito positiva e Meyong, no seu regresso ao Bonfim, quase deu a vitória. Já nos madeirenses Dyego Souza continua a ser a principal figura. Destaque também para o triunfo do Moreirense no terreno do União da Madeira, muito importante na fuga à despromoção. Rafael Martins voltou a resolver.

Equipa da Semana: Benfica - O que se escreveu na jornada anterior pode ser transposto na íntegra para esta jornada. Os encarnados voltaram a golear, desta feita uma equipa que até estava em subida de forma, e apanharam o Sporting na liderança do campeonato. Renato Sanches, Jonas, Gaitán e Mitroglou, finalmente a marcar de forma constante, estão num nível fantástico e podem desequilibrar este final de campeonato.
Equipa Desilusão: FC Porto - .Peseiro entrou, mas, apesar de se notarem algumas melhorias na equipa, os resultados continuam a não ser os esperados para os lados do Dragão. A equipa azul e branca somou a primeira derrota em casa para o campeonato, sendo que a exibição nem foi das piores, e vai à Luz obrigada a vencer para não ficar definitivamente fora da luta pelo título.  
Melhor 11 da 21ª jornada da I Liga: Cássio (Rio Ave), Tiago Mesquita (Boavista), Roderick (Rio Ave), João Real (Académica), Edimar (Rio Ave), Reuben Gabriel (Boavista), Renato Sanches (Benfica), Pizzi (Benfica), Gaitán (Benfica), Walter González (Arouca) e Mitroglou (Benfica)
Jogador da Semana: Mitroglou (Benfica) - O início de época não foi brilhante e o grego não estava a conseguir ser uma grande mais-valia, mas agora está num momento fantástico e já vai justificando o investimento. Rui Vitória percebeu que o ponta-de-lança tinha de ser indiscutível no 11 e a sua presença na área tem feito a diferença, com golos jogo após jogo. 
Jogador Desilusão: Maicon (FC Porto) - Mesmo sem saber as dificuldades físicas por que o jogador passa ou tem passado, a forma como abandonou o campo não foi a mais correcta, até porque tem a braçadeira de capitão e deve ser "o último a deixar o barco". Pode ter comprometido o seu estatuto no clube e a atitude certamente não agradou aos adeptos. Tão mau como isso foi o lance em que quis sair jogar a partir de trás e ofereceu o 2-1 ao Arouca (já no primeiro golo devia ter feito um pouco melhor).
Jogador a Seguir: Walter (Arouca) - Fantástico. Bisar no Dragão, mesmo que esta não seja a melhor fase do FC Porto, é uma proeza digna de registo e difícil de repetir. Até porque foi conseguida com um golo supersónico, marcado aos 11 segundos. O paraguaio de 20 anos mostrou muita explosividade, tem qualidade técnica e facilidade de remate com os dois pés. Pode ser uma grande mais-valia para Lito Vidigal. 

Etiquetas: