Benfica atropela e mantém tradição; Encarnados já venciam por 3-0 aos 20 minutos; Talisca apontou um hattrick, Gaitán fez arte com um golaço; Semedo e Guedes a bom nível; Grimaldo somou os primeiros 20 minutos; Iuri Medeiros (o seu pé esquerdo fez muitos estragos) foi o único a tentar equilibrar

Moreirense 1-6 Benfica (Iuri Medeiros 25'; Talisca 12' g.p.,  14' e 83', Gaitan 19' e 90' e Jimenez 29')

O Benfica goleou o Moreirense (6-1), conseguindo assim marcar pela 8.ª vez consecutiva presença nas meias-finais da Taça da Liga, onde vai medir forças com o Rio Ave e Sp. Braga. Os encarnados, que vincaram que estão num grande momento,aos 20 minutos já venciam por 3-0 e não fosse alguma displicência até podiam ter garantido um resultado mais expressivo: a eficácia no 1.º tempo contrastou com a displicência na 2.ª parte no momento da finalização (Nico e Jiménez falharam quando estavam isolados).  Talisca, que jogou nas costas do avançado (onde rende mais), fez um hattrick (o 3.º foi um golaço, onde demonstrou mais uma vez que é o jogador com mais facilidade de remate em Portugal), Gaitán, com um bis (o 1. foi à Messi), também juntou o seu nome aos marcadores, bem como Jiménez que aproveitou um dos muitos erros da defensiva do conjunto de Miguel Leal para bater Nilson, num jogo em que Rui Vitória deu os primeiros minutos a Grimaldo (que somou alguns bons cruzamentos). Do lado dos anfitriões, Iuri Medeiros deu espectáculo com o seu pé esquerdo, tendo juntado ao golo vários lances de bom nível, inclusive acertou na barra numa bola parada, mas esteve sempre mal acompanhado.

Em relação ao jogo, o desenrolar dos acontecimentos tornou-o demasiado fácil para o Benfica desde muito cedo. Aos 12 minutos, Patrick cometeu uma grande penalidade sobre Gonçalo Guedes e Talisca, apesar de Jiménez querer bater, pegou na bola e não vacilou na cobrança. Pouco depois, André Micael meteu-se em trabalhos junto à linha final, e pressionado por Gaitán cortou a bola para a zona central da grande área e Talisca bisou na partida. De seguida foi Gaitán a inscrever o seu nome na lista dos marcadores, numa jogada ao nível de um jogador com a sua classe, a entrar com a bola quase pela baliza dentro depois de driblar vários adversários. O jogo corria de feição para a turma de Rui Vitória, mas Iuri Medeiros não estava a gostar da festa e reduziu o marcador, num lance individual em que fez a cabeça em água a Jardel. Todavia, a reacção do conjunto de Miguel Leal foi ténue e, após novo erro individual da defesa (desta vez foi João Sousa), Jiménez, respondendo à saída de Nilson, executou um chapéu bem medido e fez o quarto golo dos visitantes. Ainda antes do intervalo Gaitán atirou à barra, mas o resultado ficou nos 4-1. No segundo tempo, a partida manteve-se na mesma toada, sendo que Gaitán ia dando imensas dores de cabeça aos defesas contrários com a sua qualidade técnica e facilidade de remate. Vitória lançava Carcela e fazia Grimaldo estrear-se nas águias, mas foi Talisca a estar perto do hat-trick (remate de ressaca ligeiramente ao lado do poste esquerdo de Nilson). Depois foi Carcela a rematar por cima, após cruzamento de Grimaldo. O espanhol continuaria a destacar-se nos centros, mas Jiménez cabeceou ao lado, enquanto que, do outro lado, Iuri Medeiros, a melhor unidade da equipa da casa, atirou à barra num livre directo. O jogo ficou cada vez mais partido e, consequentemente, os remates e oportunidades de golo iam-se sucedendo. Gaitán, isolado perante Nilson, deslumbrou-se e, pouco depois, Jiménez, após um passe teleguiado do astro argentino, também vacilou. No entanto, pouco depois mais um grande momento. Talisca, num remate bem colocado de fora da área, completou o hat-trick, mas o resultado ainda não estava feito. Aos 89 minutos, Guedes arrancou pela direita e serviu Gaitán que, de pé direito, fuzilou Nilson, fixando o resultado final em 6-1 e carimbando a passagem dos encarnados às meias-finais da Taça da Liga.

Moreirense - Miguel Leal mexeu bastante na equipa e o resultado foi manifestamente negativo, algo que até poderá deixar marcas para o jogo do campeonato no próximo Domingo. Iuri Medeiros foi um oásis, tal foi a forma como se destacou dos companheiros, acrescentando a sua técnica e criatividade, tendo marcado um excelente golo e atirado uma bola à trave. Por outro lado, a dupla de centrais cometeu imensos erros e Patrick abriu caminho à goleada com um penalty infantil, enquanto que os laterais sofreram bastante com o poderio do jogo exterior das águias.

Benfica - Uma exibição em cheio, com muitos golos (é de longe a equipa que marca mais na I Liga), e isto com 8 alterações em relação ao 11 que derrotou o Arouca na última jornada do campeonato, o que diz bem das boas dores de cabeça que Rui Vitória vai ter a partir de agora. É que Gaitán (o melhor reforço de Janeiro possível) deu um recital, Semedo, ao contrário do que fez com o Oriental, demonstrou que também já está com um ritmo competitivo que permite entrar no 11, Guedes, sempre muito em foco no momento ofensivo, fez a diferença, e Talisca deu espectáculo com o seu pé esquerdo; Pela negativa, os lapsos defensivos de Jardel e o menor acerto no passe de Sanches.

Etiquetas: , ,