O melhor jogador do Mundo em 2015

Em todas as distinções individuais relativas ao ano que agora termina, esta é a mais clara e inequívoca: Leo Messi foi o melhor jogador do Mundo em 2015. Uma vez mais, o argentino exibiu-se a um nível brutal (talvez até o seu melhor desde os tempos da dupla Pep/Tito), tendo essa qualidade individual sido reproduzida em inúmeros títulos colectivos. 

A Pulga termina mais um ano com um registo goleador impressionante, tendo apontado 47 tentos aos quais junta uma preponderância dentro de campo, uma capacidade para influenciar o decurso de uma partida, absolutamente inigualáveis. Mais nenhum jogador no mundo altera da mesma forma o decurso de uma partida, conseguindo condicionar os adversários pela sua simples presença. Em 2015, Messi venceu La Liga (marcando 43 golos), a Taça do Rei (com 2 golos nos quartos, 1 nas meias e 2 na final - um deles "Maradoniano") a Liga dos Campeões (na qual realizou a melhor exibição que se viu esta época, virando de pernas para o ar a eliminatória contra o Bayern), a Supertaça Europeia (na qual bisou) e o Mundial de Clubes (marcando na final). Além disto, esteve muito perto de quebrar o grande enguiço da sua carreira e vencer um título Internacional Sénior pela Argentina ("apenas" venceu um Mundial sub-20 e uns Jogos Olímpicos), mas, uma ano depois da derrota na final do Mundial frente à Alemanha, no Prolongamento, a equipa das Pampas foi vergada pelo Chile nas grandes penalidades, na grande desilusão de Messi durante os últimos meses.

Lionel Messi está há praticamente 10 anos no topo do futebol mundial, e numa década conseguiu alterar completamente a história do Barça e do futebol Europeu. A melhor forma de o atestar é vendo que, desde que Messi passou a tempo inteiro a ser um jogador da primeira equipa Culé, em 2005/2006, o Barcelona venceu 10 títulos intercontinentais máximos, bem mais do que os 3 Milan, Bayern e Real Madrid, que dividem a segunda posição. Este dado é ainda mais impressionante se olharmos ao facto de que os Blaugrana antes de Messi contavam apenas com uma Taça dos Campeões Europeus e, com o Argentino, já ganharam 4. Messi está a mudar a história do desporto-rei, e 2015 foi só mais um passo triunfal duma carreira que, muito provavelmente, terminará para muitos com o rótulo de melhor da História.

Pedro Barata

Etiquetas: