«Precisamos de extremos mais rápidos»; Sp. Braga sobe ao pódio (Kritciuk encheu a baliza); Fernando Santos explica porque deixou Rúben Neves de fora

Há Casillas, Patrício e Júlio César mas até ao momento o melhor guarda-redes da Liga em 2015-16 mora em Braga. Kritciuk, que na teoria até ia ser suplente de  Matheus, está a impressionar esta época e hoje voltou a ser decisivo com mais um par de defesas de alto nível. 

Não foi fácil, mas o Sp. Braga venceu, na Madeira, o União, por 1-0, e assumiu o 3.º lugar no campeonato. Numa partida em que Fonseca voltou a promover algumas alterações (Filipe Augusto e Niguez foram titulares), foi Nikola Stojiljković, num canto, a decidir, com o 4.º golo na Liga. Na perspectiva dos insulares, é uma derrota dificil de digerir, já que o conjunto de Norton de Matos (equipa menos concretizadora da Liga), teve algumas oportunidades flagrantes para chegar ao golo. Quanto ao jogo, a primeira parte acabou por ter poucas ocasiões, excepção para um lance de Stoijlkovic já a fechar o primeiro tempo. No entanto, na etapa complementar a turma de Paulo Fonseca adiantou-se aos 60 minutos graças a um golo do avançado sérvio (antes Paulo Monteiro tinha visto Kritciuk negar-lhe o golo num bom cabeceamento), e depois viu o seu guarda-redes segurar a vitória perante Amilton e Danilo Dias. Até final, Paulinho e Hassan também desperdiçaram uma oportunidade cada. A nível individual destaque para as exibições de Niguez (muito mexido e a aparecer bem em zonas de finalização), Stojiljković (solto, forte no remate e a contribuir com mais um golo) e Kritciuk (crucial a segurar o triunfo), enquanto que do lado da casa Gian, Paulo Monteiro e Amilton tiveram nota positiva. Já Marcelo Goiano, Breitner e Farías saem com nota negativa.

Depay não está a convencer, e nos últimos jogos nem foi titular, o problema dos Red Devils é que não há muitos extremos Top no mercado (Mané e Mahrez são os mais falados) - Louis van Gaal, treinador do Manchester United, assumiu que pretende acrescentar mais velocidade à equipa no mercado de Inverno. «Já disse muitas vezes, durante o meu primeiro ano, que precisamos de velocidade e criatividade nas alas. Temos jogado com Jesse Lingard agora e ele não é o ala mais veloz do mundo, nem Juan Mata» começou por destacar o técnico, acrescentando que não basta só querer, já que não é fácil contratar: "Primeiro temos de acabar com este problema, depois podemos ver como temos de jogar e faremos o balanço de como estaremos com alas mais rápidos. Também depende daquilo que puder comprar. Quero comprar muitos jogadores, mas nem todos estão à venda. Há muitos fatores a ter em conta, como, por exemplo, a recuperação de Luke Shaw".

Merecia a chamada? - Fernando Santos garantiu que Rúben Neves é uma hipótese para o lote de convocados para o Europeu de 2016, apesar de não ter sido chamado para os compromissos com a Rússia e Luxemburgo. "O Rúben Neves também poderia estar convocado. Faz parte claramente do lote dos 40 que podem estar aqui. É um exemplo que estou a dar, como poderia dar outro. Podia ter sido convocado já. Faz parte das opções que vou gerir, para depois decidir quem estará presente. Mas visto que convoquei Danilo e William Carvalho, e tendo também a seleção sub-21 dois jogos, considerei adequada esta gestão", confessou o seleccionador à Antena 1.

Etiquetas: , , ,