Gazela em entrevista ao Visão de Mercado: «Bruno de Carvalho ligou directamente ao meu empresário a dizer que me queria no Sporting»

Um ano depois de ter assinado pelo Sporting, Jorge Santos, mais como conhecido como Gazela, fala da sua experiência em Alcochete. O extremo, de 22 anos, actualmente no Salgueiros 08, numa entrevista exclusiva ao Visão de Mercado conta como tudo aconteceu, destacando igualmente a qualidade da formação leonina. Sobre o futuro não esconde o desejo de chegar à I liga e de vestir um dia a camisola da selecção.

Há um ano surpreendeu tudo e todos ao passar dos distritais da Associação de Futebol do Porto para o Sporting. Como é que surgiu a oportunidade?
Gazela: Estava a fazer uma boa época no Padroense FC e os observadores do Sporting foram ver alguns jogos sem eu ter conhecimento disso. A temporada continuou a correr-me da melhor maneira e quando ainda faltavam 4/5 jogos para acabar o campeonato o presidente Bruno de Carvalho ligou directamente ao meu empresário a dizer que me queria no Sporting na época seguinte.

Apesar de ter estado num "grande", a maioria dos adeptos desconhece as suas qualidades. Como se descreve enquanto jogador? 
Gazela: Essa pergunta foi bastante frequente quando assinei pelo Sporting. As pessoas não me conheciam e queriam saber os meus pontos fortes. Depois da passagem pelo clube leonino, as minhas qualidades são as mesmas: velocidade, força e facilidade de jogar com os dois pés.

Depois de uma experiência num clube como o Sporting, onde só foi utilizado em 20 minutos na II Liga, está de volta à realidade do CNS. Teve dificuldades de adaptação ou foi o clube que não acreditou em si?
Gazela: O choque foi brutal, a exigência era totalmente diferente, mas é muito mais fácil a adaptação à realidade do Sporting do que o sentido contrário. Senti algumas dificuldades no início, mas fui entrando nas rotinas da equipa e já sentia que jogava com eles desde sempre. Talvez possa dizer que as oportunidades também não foram as suficientes para me mostrar, porque, na verdade, no meu jogo de estreia contra o Farense estive num bom plano, chegando a receber elogios de toda equipa.

Passou pelas camadas jovens do Boavista, FC Porto e Padroense e no último ano esteve em Alcochete. Pela sua experiência, em que clube se trabalha melhor a formação?
Gazela: A nível de formação, o Porto e o Sporting são sem dúvida dois clubes com excelentes métodos de trabalho. A formação do Sporting desde sempre que faz por criar jogadores para apostar na equipa principal, penso que não há dúvidas de que é a melhor escola do nosso país.

Como é a dinâmica de um balneário como o da equipa B de um grande, onde se juntam jovens vindos dos juniores, contratações de alguns milhões que jogam para rodar e outros vindos de fora por valores mais modestos, como o Gazela?
Gazela: Quando estamos no mesmo balneário e lutamos todos para o mesmo, não adianta o estatuto que tens dentro do clube. O ambiente é óptimo, todos dentro do seu feitio ajudam quem vem de novo, eu no espaço de um mês estava totalmente à vontade dentro do balneário e isso também foi um dos motivos para que a minha adaptação tivesse sido bastante simples e rápida.

Em Alcochete coincidiu com jogadores como o Matheus Pereira e Gelson Martins, que tem tido oportunidades na equipa de Jorge Jesus, e outros como Gauld, Podence, Geraldes, Wallyson ou Palhinha. Fale-nos um pouco deles. Quem considera que pode ganhar mais protagonismo?
Gazela: Todos eles são excelentes jogadores, têm qualidade e potencial para dar e vender, este ano foi o Matheus e, principalmente, o Gelson a terem oportunidade de jogar pelo plantel principal, mas qualquer um dos outros jogadores de certeza que vai ter uma palavra a dizer na equipa principal do Sporting ou de outro grande clube.

Muitos jogadores do III escalão do futebol português, como o Costinha, Ruca ou Marco Baixinho, este ano deram o "salto" e não tiveram problemas em assumir a titularidade em clubes da I Liga. Isso serve de incentivo para os jogadores do CNS?
Gazela: Claro que sim. O futebol português, também devido às dificuldades, está finalmente a apostar em jovens portugueses de divisões inferiores e não é por acaso que esses jogadores têm conquistado o seu espaço.

O Salgueiros foi um ícone da primeira liga durante muitos anos, mas depois desceu ao Inferno, tentando agora reerguer-se. Como vê a situação actual do clube e que perspectivas há para o futuro próximo?
Gazela: O Salgueiros está agora numa fase de estabilização, a nível financeiro e a nível desportivo, tendo como base a aposta em jogadores jovens misturados com alguns elementos mais experientes, mais conhecedores da realidade desportiva em que estão inseridos. Em relação ao meu futuro, espero fazer uma boa época para na próxima época estar novamente nos campeonatos profissionais e mostrar que o passo atrás que dei esta época, foi para dar dois em frente.

Flash VM: 
1) Ídolo? Gazela: Hulk
2) Quem considera ser o melhor jogador do Mundo? Cristiano Ronaldo
3) Qual o teu maior sonho enquanto profissional de futebol? Vestir a camisola da selecção
4) La Liga, Série A, Bundesliga ou Premier League? Premier League
5) Dos jogadores com quem já dividiu balneário qual apresenta mais potencial? Foram muitos, impossível definir apenas um.
6) Momento mais marcante da sua (ainda) curta carreira? Ter-me estreado como jogador do Sporting.
7) Qual o treinador mais marcante ao longo da formação? João Rosas, no Padroense FC
8) Filme preferido? "Saw"
9) Quem consideras ser o melhor jogador do CNS? Todo o plantel do Salgueiros, fora a brincadeira admito que é impossível indicar um.
10) Caso tivesse que optar por outro desporto, qual era a sua preferência? Futebol de Praia

Etiquetas: