Escândalo no futebol português, dizem em Espanha; «Vítor Pereira só ligava antes dos jogos do Benfica»

Escândalo no futebol português, é assim que o As classifica a actual situação do desporto Rei em Portugal depois de ter entrevistado o ex-árbitro Marco Ferreira, que acusa Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem, de condicionar os árbitros que dirigem os jogos do Benfica. O juíz madeirense que foi relegado para o 2.º escalão depois de uma época em que até apitou a final da Taça de Portugal diz que estes casos não são mais falados por outros árbitros terem medo das consequências.

Partes da entrevista de Marco Ferreira ao diário espanhol:
"Eu e muitos companheiros meus recebemos chamadas do presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, na semana em que somos nomeados para dirigir jogos do Benfica. Vítor Pereira tem muitos inimigos e muitos opositores, entre eles pessoas do próprio Conselho de Arbitragem e muitos clubes da I Liga. Não o querem ali. O único dos grandes que o apoia é o Benfica".

"Na derrota em Braga, em outubro, ainda na oitava jornada, o jogo correu-me mal. Mas para os dois lados. Depois desse jogo, o Benfica contestou-me e disseram-me que nunca mais apitaria um dos jogos mais quentes. E desde aí nunca mais apitei qualquer jogo importante. Na época anterior fui considerado o segundo melhor árbitro de Portugal, atrás de Proença. Apitei o Benfica-Sporting, duas vezes o FC Porto-Benfica... Os jogos correram bem"

Não podem errar contra o Benfica? "Não digo que o Benfica pede a Vítor Pereira que este diga aos árbitros para favorecerem o clube. Não estou a dizer isso. O que eu digo é que Vítor Pereira faz isso porque sabe que o Benfica é o único que o apoia. Por isso não quer que um árbitro que desagrade ao Benfica apite os jogos desse clube. O Benfica nunca falou comigo e pediu qualquer favorecimento. Mas, Vítor Pereira sim. Na semana em que tinha um jogo do Benfica ligava-me para que eu tivesse cuidado e que o jogo corresse bem. Só fazia isso com os jogos do Benfica. Nunca me ligou antes de um jogo do FC Porto, por exemplo. E fazia isso com muitos companheiros árbitros.

O que dizia Vítor Pereira: "Depois do Braga-Benfica de que falei fui nomeado para um Rio Ave-Benfica. Essa semana ligou-me duas vezes. Na última chamada disse-me que se não fizesse um bom jogo não poderia nomear-me para o Benfica-FC Porto, que era em abril. Disse para ter cuidado, que aquele era "o jogo do título do Benfica". Disse-lhe que não era, que o Benfica tinha quatro pontos de vantagem para o FC Porto. E ele respondeu: 'É muito diferente jogar contra o FC Porto em abril com quatro pontos de diferença do que com dois ou um'. Isto, segundo o meu ponto de vista, é grave. Estava a referir-se claramente ao Benfica".

Quanto ganha um árbitro internacional em Portugal? - "Depende dos jogos. Mas ganha um salário fixo de 2500 euros mês. Mais 1200 por cada encontro da I Liga e 800 da II".

Tem conhecimento que em algum momento o Benfica tenha oferecido dinheiro para ser favorecido? - "Creio que não. E gostava de deixar claro que o Benfica nunca me contactou. Nunca! Acredito que isto é uma iniciativa de Vítor Pereira com o intuito de agradar o único clube que o apoia".

Etiquetas: