Craques do futuro V: Classe não é um exclusivo dos mágicos (17.º)

Como para tudo, é essencial definir critérios. Esta rubrica destina-se a jogadores nascidos em 1996. Os parâmetros de selecção são os feitos dos jogadores até ao momento e, principalmente, o seu potencial e o nível (patamares em termos de projecção Mundial) que poderão atingir no futuro. Mesmo considerando que são seniores de 1.º ano ou ainda júniores, já é possível mencionar elementos que nesta fase apresentam algumas destas características.

Quando se fala nos maiores países exportadores de talento, a Argentina é sempre uma das nações mencionadas. No entanto, costuma pensar-se sobretudo no país das Pampas como formador de criativos, de graciosos dançarinos de tango com capas de mágico. Não obstante, a Albiceleste habituou-se a ter alguns dos melhores defesas da história do jogo, como Passarella ou Ayala, tradição hoje mantida por dois dos melhores centrais da actualidade, Garay e Otamendi. Dando continuidade a esta tradição, surge, vindo da profícua cantera do River Plate, um novo nome: Emanuel Mammana.

Mammana é um defesa-central que também pode actuar como lateral-direito, sendo dotado de uma elegância altamente invulgar para um defesa. Tecnicamente refinado, é exímio a sair a jogar, possuindo ainda excelente timing de abordagem aos lances e leitura de jogo. No River ganhador de Marcelo Gallardo, o jovem ainda não se conseguiu impor como titular, sendo assim nas selecções jovens da Argentina que mais se tem destacado, sobretudo no Sul-Americano sub-20 que decorreu no princípio do ano, no qual foi um dos maiores destaques (ler aqui). A ascensão de Mammana pelas categorias inferiores do futebol Argentino teve um ponto alto em 7 de Junho de 2014 , quando fez a sua estreia pela selecção principal da Argentina, entrando aos 77 minutos para o lugar de Mascherano na partida frente à Eslovénia, isto quando tinha ainda idade de júnior, o que mostra bem a esperança que sobre ele recai por parte de toda a estrutura do futebol do país. Já associado a clubes como o Atlético de Madrid, Emanuel Mammana tem tudo para marcar o futebol mundial nos próximos anos, restando saber se fará a sua plena afirmação no River ou se, à semelhança de outros talentos, irá protagonizar uma imigração precoce para a Europa.

Etiquetas: