Sporting convence


Triunfo do Sporting, por 2-0, frente à Roma, no jogo que serviu de apresentação aos sócios e de ensaio para a Supertaça. Os leões, naquele que era o encontro com maior grau de dificuldade, elevaram a qualidade e realizaram a melhor exibição nesta pré-época. Uma equipa coesa, com muitas unidades na zona da bola, forte a reagir à perda, consistente a defender e que controlou o vice-campeão italiano. Slimani (de cabeça) e Mané (que somou pontos na 2.ª parte) apontaram os golos leoninos numa partida em que Jesus apostou em Adrien a trinco e numa equipa (Rui Patrício; João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo e Jefferson; João Mário, Adrien, Carrillo, Bryan Ruiz; Slimani e Teo) que não deve fugir muito à que vai medir forças frente ao Benfica.

Num jogo praticamente de sentido único, o Sporting entrou com o bloco alto, a circular bem a bola e a encostar a Roma à sua grande área. O primeiro remate surgiu por intermédio do estreante Bryan Ruiz, num cabeceamento por cima, após um cruzamento de João Pereira. Pouco depois Iturbe criou perigo, mas o remate saiu desenquadrado, enquanto que do outro lado Jefferson se destacava no corredor esquerdo no capítulo do cruzamento, mas Slimani não foi eficaz em nenhuma dessas situações. Na única perda de bola dos leões na 1ª parte (por intermédio de Carrillo), Totti rematou de meia distância, mas sem sucesso. Na 2ª parte, Jesus lançou Mané para o lugar de Ruiz e o extremo/avançado trouxe a habitual agitação ao encontro. Ainda assim, foi a Roma a dispor da primeira oportunidade de golo, sendo que o eterno capitão não conseguiu marcar após um belo cruzamento de Paredes. João Mário ia tentando de fora da área, mas a melhor ocasião da formação lisboeta aconteceu aos 55 minutos. Mané ultrapassou dois adversários com a sua finta curta, soltou para Slimani, mas o argelino isolado permitiu a defesa do novo guarda-redes da Roma, numa situação onde tinha o companheiro Teófilo Gutiérrez com a baliza aberta mesmo ao seu lado. Na sequência do maior domínio da equipa da casa, Slimani inaugurou o marcador aos 64 minutos, num belo cabeceamento após canto de Jefferson. De seguida, Mané ampliou o resultado, num lance em que Carrillo desequilibrou pelo corredor direito. Até final, destaque para as muitas alterações promovidas por ambos os técnicos, bem como para o maior domínio da Roma nos últimos 10 minutos, tendo o Sporting perdido consistência. Numa bola parada e perante alguma confusão Destro quase marcou  e numa perdida de bola de Rúben Semedo, Destro criou perigo para a baliza leonina. Por fim, tempo ainda para a expulsão de Mapou Yanga-Mbiwa, numa entrada violenta sobre Jonathan Silva.

Destaques:

Sporting - Jogo bem conseguido dos leões, naquele que era o desafio mais exigente da pré-época e o último desafio antes da Supertaça. As ideias de Jorge Jesus parecem cada vez melhor adquiridas pela equipa, nomeadamente a reacção a perda de bola, o bloco alto, o jogo interior dos extremos e o aparecimento de várias unidades em zonas de finalização. Além disso, em relação a jogos anteriores, a equipa esteve mais segura na primeira fase de construção e defensivamente conseguiu controlar o 2º classificado da última Série A durante praticamente todo o encontro. Em termos individuais, Slimani acabou por ser o homem do jogo, apesar de nem sempre ter definido com qualidade. Deu-se ao jogo e ofereceu profundidade à equipa, lutou e, apesar de ter revelado alguma ansiedade na finalização e algumas lacunas com os pés, voltou a ser mortífero no jogo aéreo, num belo gesto técnico. Por outro lado, Adrien subiu de produção na posição 6 e deve ter garantido o lugar no 11 para o arranque da época oficial, Bryan Ruiz na estreia deu qualidade à circulação de bola e demonstrou visão de jogo, Carrillo desequilibrou pelo lado direito, estando cada vez mais inserido no modelo de jogo do seu novo técnico (tem facilidade em movimentar-se por terrenos interiores) e Jefferson esteve fulgurante no corredor esquerdo, destacando-se nos cruzamentos. Já Mané (mais um golo e a render muito mais quando explorar o espaço interior) e Gelson Martins entraram bem na partida, enquanto que os centrais desempenharam muito bem o seu papel, tendo Naldo sobressaído em vários cortes realizados e pela sua velocidade. Por outro lado, Teófilo Gutiérrez esteve novamente apagado (Montero parece melhor nesta fase) e João Pereira voltou a não acrescentar o necessário ao corredor direito (gritante a diferença em relação a Jefferson).

Roma - O 2º classificado da última Série A conta com um plantel com muita qualidade (ainda deve chegar um ponta de lança, provavelmente Dzeko, e um lateral esquerdo), mas ainda está muito atrasado na sua preparação e neste encontro foi inferior ao Sporting. Os centrais revelaram sempre alguma incapacidade perante a combatividade e mobilidade de Slimani, Jefferson fez o que quis pelo lado esquerdo, o meio-campo foi muito menos intenso que o do adversário (mas não menos agressivo) e ofensivamente, à excepção daquela perda de bola de Carrilo e dos 10 minutos finais perante as reservas leoninas, raramente conseguiram criar perigo (Patrício não fez uma defesa).

Etiquetas: