10 Jovens a seguir em 2015-16

As cortinas vão abrir e no palco principal estarão as constelações do costume que ofuscam de forma natural os rookies da temporada. Ainda assim, e porque todos os anos emergem novas estrelas, é tempo de apontar aquelas que estão mais aptas a iluminar o caminho do futebol europeu. Nesse sentido, é feito um sumário de dez nomes que podem surpreender em 2015/2016 (excluem-se nomes que contam já com um número de jogos superior a 20 no primeiro escalão, assim como atletas nascidos depois de 1995):

Riechedly Bazoer (Ajax) - Apontado como uma das principais figuras da nova geração da famosa "De Toekomst Academy", Bazoer surge na primeira equipa ao lado dos não menos promissores El Ghazi, Davy Klaassen e Jairo Riedewald ou das pérolas que ainda procuram espaço no conjunto de De Boer, como Nouri, Van de Beek ou Murić. Recentemente foi comparado por vários responsáveis a Rijkaard ou Seedorf e o entusiasmo não é em vão. De facto, o versátil e enérgico médio (pode jogar nas tradicionais posições 6, 8 ou 10) catapulta o jogo para outra dimensão quando tem a bola. Com capacidade para chegar à área, com e sem o esférico, conjuga atributos físicos e técnicos de eleição para alguém que pisa aqueles terrenos.

Leroy Sané (Schalke 04) - Despontou na temporada passada - quem não se lembra no golo em pleno Bernabéu -, mas não foi suficientemente regular para dar continuidade àquele momento. Dono de um excelente pé esquerdo, que alia desequilíbrio no passe e no remate, consegue acelerar o jogo a qualquer momento com movimentos interiores, quer a partir da esquerda, quer da direita. Certo é que o jovem tem esta época uma janela de oportunidade para ser uma das revelações da Bundesliga 2015-16, ainda para mais numa equipa que está talhada para esta aposta, não fosse ela ser uma das melhores escolas do futebol europeu (Neuer, Özil ou Draxler).

Dani Ceballos (Bétis) - Com o regresso do Bétis à BBVA, volta o derby de Sevilla e abre-se uma porta para o maestro da conquista do último Campeonato da Europa sub-19 mostrar ao mundo aquilo de que é capaz. Já associado ao Real Madrid, é um médio tipicamente espanhol, com baixo centro de gravidade e que entende o jogo à frente dos demais. A juntar a essas características, consegue ser forte na aproximação à área e cair nos flancos em construção, uma vez que consegue ser rápido naquilo que o futebol exige - rápido de pernas e de cérebro -, pelo que se prevê ser um jogador de referência nos próximos anos no futebol do país vizinho.

Andreas Christensen (Borussia Mönchengladbach) - Elemento duma das melhores fornadas da equipa do Chelsea, terá nesta temporada a oportunidade para se exibir na montra da Bundesliga e da Liga dos Campeões. Depois de dar nas vistas na Youth League ao lado de nomes como Jay Da Silva, Solanke, Brown, Musonda ou Loftus-Cheek, o elegante central dinamarquês terá dificuldades em conquistar um lugar no eixo da defesa - conta com a concorrência do ex-Atlético Álvaro Domínguez, Jantschke, Brouwers e Stranzl -, mas pela sua altura e liderança, e pelos sinais mostrados na pré-época, é de crer que assuma um papel importante na equipa de Favre e acabe a temporada como equacionado para o europeu de França.

Andrija Balic (Hadjuk Split) - A par de Rúben Neves é o melhor talento de 1997 do Mundo na posição de pivot defensivo. Emerge numa vaga de talento infindável na Croácia, ao lado Jedvaj, Pasalic, Kovacic ou Coric e tem sido associado várias vezes a Andrea Pirlo. Não só pelo penteado, mas também pela forma como se movimenta e trata a bola. Sempre de olhos postos no jogo e sem medo de o assumir pesem os seus precoces 17 anos, já brindou os adeptos do Hadjuk com vários golos de belo efeito. A médio/longo prazo é um dos jogadores que pode dar continuidade ao grande meio campo da seleção croata que se perfila como um dos melhores do futebol europeu.

Viktor Kovalenko (Shakhtar Donetsk) - Presença no Mundial sub-20 e no Europeu sub-19, o todo terreno ucraniano destaca-se pela versatilidade posicional que assegura à equipa. É capaz de jogar em todas as posições ofensivas do centro do terreno, de número 8 a avançado móvel, tendo se notabilizado num papel mais dianteiro, como segundo avançado, tanto na caminhada até à final da Youth League pelo Shakhtar como pela sua selecção na Nova Zelândia. Na presente época, parece estar a ganhar o seu espaço no conjunto de Lucescu e a afirmação pode estar facilitada até pelo exôdo de alguns elementos chave.

Sehrou Guirrassy (Lille) - Mais um elemento que o Lille adquire na Ligue 2 (fez o mesmo com Boufal) que pode ser rentabilizado desportiva e financeiramente. Num clube onde as opções para a posição 9 não abundam, o jovem parece partir na pole-position para assumir as despesas no ataque e substituir com sucesso Origi. De facto, e apesar de ser um avançado pouco consciente do jogo colectivo, o seu jogo aéreo (facilitado pelo 1,86m) conjugado com a disponibilidade e presença física podem fazer dele uma das revelações do campeonato.

Dele Alli (Tottenham) - Terá o mesmo impacto que Harry Kane? Oriundo dos escalões secundários, o jovem inglês conquistou a confiança de Pochettino após ser o melhor jogador jovem da Football League, onde confirmou as credenciais demonstradas nos escalões jovens da seleção dos Três Leões. Um médio todo terreno, forte fisicamente e com disponibilidade para ir de área a área, que consegue ser forte em quase todos os capítulos: meia distância, finalização, passe e capacidade de pressão.

Joshua Kimmich (Bayern Munique) - Campeão da Europa sub-19 e adquirido numa fase em que as várias referências nacionais abandonaram o clube, o médio parece ser uma daquelas contratações para a década por parte do clube da Baviera. Um médio menos criativo que os elementos ao dispor de Guardiola, mas que é forte na recuperação e na transição, dando dessa forma uma solução distinta à ideia do treinador que se tem deparado com várias lesões em peças chave. Certo é que no 4-1-4-1 que parece estar a ser montado, há espaço para o jovem acumular vários jogos e ganhar paulatinamente espaço na equipa (um pouco à semelhança de Weigl no Dortmund).

Diogo Jota (Paços de Ferreira) - Numa liga onde escasseiam jovens sub-20 com um papel determinante nas equipas (Gelson, Cristante, Alef, Dálcio, Ivo?), o pacense pode confirmar o que deixou no ar no final da temporada passada. Atrás do avançado ou a descair para uma ala, o Muniain Português mostrou ser dono de um reportório de recursos capaz de fazer mossa no nosso campeonato. Sempre com recurso à velocidade, é um avançado exímio a jogar entre linhas e dotado de uma excelente meia distância. Apesar disso, não é consumado que continue na capital do móvel, já que tem sido noticiado o interesse do Sporting de Braga e do seu ex-treinador Paulo Fonseca.

P.S. - Optou-se por deixar de fora nomes que têm um futuro ainda incerto (Asensio, Munir, Patrick Roberts etc.) ou que ainda atuem no segundo escalão (Vallejo).

VM Scouting: João Magalhães e Rui Valente

Etiquetas: