«Não convocar o Bruma é como não convocar o Cristiano Ronaldo para a Seleção principal ou a França deixar de fora o Pogba»; Berbatov fica livre; Romagnoli, Rugani e Berardi na pré-convocatória da Itália para o Euro sub-21

Aparentemente nada justifica esta ausência. O ex-Sporting fez uma época muito melhor que Horta ou Bruno Fernandes. Tem qualidade, pode mesmo ser umas principais estrelas de Portugal no futuro, e este ano somou 30 jogos numa equipa que foi campeã e onde o grau de exigência é enorme.

Bruma ficou fora da lista de convocados da Seleção Nacional para o Europeu de sub-21. E o seu empresário atirou-se a Rui Jorge. «Estou simplesmente estupefacto, parece brincadeira. O Rui Jorge terá explicações para dar, não sei se desportivas, culturais, sociais ou psicológicas. Não convocar o Bruma é como não convocar o Cristiano Ronaldo para a Seleção principal. É o cartaz dos sub-21 a nível internacional, há dois anos ganhou a Bola de Prata na Turquia, esta época fez 70 por cento dos jogos do Galatasaray, acaba de ser campeão, fez todos os escalões das seleções e é agora excluído de uma fase final dos sub-21», afirmou Cátio Baldé, em declarações prestadas a A BOLA. «O Rui Jorge terá de se explicar, se é honesto e sério, terá de se explicar. As pessoas querem saber o que se está a passar. É um jogador de topo neste escalão e isto é ir contra toda a lógica do que é a seriedade e a verdade. Os treinadores têm o poder de ludibriar, inventar, criar e até mentir, mas gostava de saber se é uma questão técnico-tática, porque toda a gente viu o que o Bruma fez esta época», prosseguiu o empresário, sem se deter: «É uma injustiça e falsidade sem qualquer justificação. Todos os países vão ficar surpreendidos com esta ausência. Seria como a França não convocasse o Pogba. O Rui Jorge que assuma que não convocou o Bruma porque tem má relação com o jogador, mas nós sabemos o que pensa dos jogadores que não nasceram em Portugal. Tem uma teoria sobre isso e um dia falaremos sobre o assunto.»

Passa pelo reforço desta posição o sucesso (ou falta dele) dos monegascos na próxima época (só Martial é curto, e o francês está longe de ser um verdadeiro ponta-de-lança) - O Mónaco anunciou oficialmente que decidiu não renovar o contrato com Dimitar Berbatov, passando o búlgaro a ser um jogador livre. O avançado, de 34 anos, marcou 9 golos em 2014-15.

Individualmente, por exemplo em relação à Inglaterra, é uma equipa menos apetrechada, mas contam alguns elementos já com alguns anos de Série A, o que pode pesar na fase final - Di Biagio divulgou a pré-convocatória da Itália para o Europeu sub-21. O seleccionador transalpino chamou Berardi, Belotti (que foi o melhor marcador na fase de apuramento), Sturaro e os defesas Romagnoli e Rugani. Recordamos que a Itália está no grupo B com Portugal, Suécia e a Inglaterra. Lista de convocados:
Guarda-redes: Bardi (Chievo), Leali (Cesena), Sportiello (Atalanta)
Defesas: Barba (Empoli), Bianchetti (Spezia), Biraghi (Chievo), Izzo (Genoa), Murru (Cagliari) Romagnoli (Sampdoria), Rugani (Empoli), Sabelli (Bari), Zappacosta (Atalanta)
Médios: Baselli (Atalanta), Battocchio (Virtus Entella), Benassi (Torino), Cataldi (Lazio), Crisetig (Cagliari), Dezi (Crotone), Sturaro (Juventus), Verre (Perugia) Viviani (Latina)
Avançados: Belotti (Palermo), Berardi (Sassuolo) Bernardeschi (Fiorentina), Longo (Cagliari), Trotta (Avellino), Verdi (Empoli)

Etiquetas: , ,