Herói do Newcastle dispensado; FC Porto lucra 565 mil euros, Sporting 22,12 Milhões

Os Magpies olharam mais para o lado financeiro que emocional. Mas também são estes "tiros nos pés" que tem afastado o antigo clube de Robson do patamar em que esteve no passado.

O Newcastle optou por não renovar contrato com Jonas Gutiérrez, O argentino, que teve de vencer uma luta contra o cancro durante grande parte da época, foi decisivo na última jornada da Premier League ao marcar e assistir na vitória dos Magpies por 2-0 frente ao West Ham, resultado que permitiu ao clube permanecer na Premier League. Mas nem esse estatuto de herói lhe permitiu uma prolongação de contrato. Também Ryan Taylor foi dispensado. Sendo que ambos são agora jogadores livres.

Dragões só lucraram 23, 1 milhões com Danilo (os restantes 8,4 foram para custos de movimentos financeiros, custos de intermediação e pagamento ao Santos pela parte que ainda era devida ao clube brasileiro); Portistas pagaram ainda 1,65 milhões ao Corinthians Alagoano devido à transferência de Pepe para o Real; E utilizaram o passe de Herrera para contrair um empréstimo junto da For Gool CO ltd de 5 milhões de euros - A Futebol Clube do Porto SAD registou um lucro de 553 mil euros no trimestre de 1 de janeiro a 31 de março, uma melhoria face aos 9,4 milhões negativos apresentados em igual período do exercício anterior. De acordo com a SAD portista, o capital próprio consolidado atingiu os 55,1 milhões de euros em 31 de março, com a integração da EuroAntas e com o aumento de capital social da FC Porto – Futebol, SAD em 37,5 milhões de euros, mediante a emissão de ações preferenciais sem voto. Na sequência daquele aumento do capital, que foi integralmente subscrito pelo Futebol Clube do Porto, o capital social da Sociedade ascende agora ao valor total de 112,5 milhões de euros. A SAD do FC Porto realça ainda que os proveitos operacionais, excluindo passes dos jogadores, cresceram 4,1 milhões de euros face ao período homólogo, atingindo agora os 20 milhões, justificados com o incremento das receitas obtidas pela participação nas provas europeias. Já os custos operacionais, excluindo custos com passes de jogadores, aumentaram 14%, equivalente a 3,5 milhões de euros, acompanhando o acréscimo dos custos com o plantel. A SAD salienta, no entanto, o facto de, no terceiro trimestre deste exercício, terem sido registados os prémios associados à performance desportiva da equipa nas competições europeias, nas quais atingiu os quartos de final da Liga dos Campeões. Os resultados com transações de passes de jogadores atingiram os 22,9 milhões de euros neste trimestre, o que representa um crescimento de 13,5 milhões de euros face ao período homólogo, justificando o FC Porto que o facto se deve principalmente à mais-valia obtida com a venda dos direitos desportivos do jogador brasileiro Danilo ao Real Madrid, por 31,5 milhões de euros.

Leões informam que procederam à resolução com justa causa dos contratos celebrados com a Doyen, relacionados com os jogadores Marcos Rojo e Zakaria Labyad, tendo liquidado o valor investido por esta entidade no montante de Euros 3 milhões e Euros 1,5 milhões, respectivamente; Quanto aos jogadores transferíveis, o clube leonino tem 100% passe de Cédric, 65 de Patrício e 50 de Carrillo - A SAD do Sporting registou um resultado positivo de 22,12 milhões de euros nos primeiros nove meses do exercícios de 2014-15, segundo informou a sociedade gestora do futebol “leonino” esta sexta-feira à CMVM. As receitas provenientes da participação na presente edição da Liga dos Campeões contribuíram com 10,7 milhões de euros para os lucros, que cresceram 21,4 milhões de euros face ao período homólogo do ano anterior. Também se registaram aumentos de receitas ao nível das vendas de bilhetes para os jogos (mais 3,4 milhões de euros), patrocínios e publicidade (2,5 milhões de euros) merchandising (um milhão de euros) e direitos de transmissão televisiva (um milhão de euros). No global, os rendimentos operacionais, sem transacções de jogadores, da SAD do clube de Alvalade cresceram em 19 milhões de euros para um total de 44 milhões de euros. Com as transferências de futebolistas, o Sporting aumentou também as receitas em 3,4 milhões de euros face ao ano anterior. Ainda de acordo com o relatório enviado à CMVM, “o valor do activo aumentou cerca de 81,1 milhões de euros, fruto fundamentalmente da fusão por integração da SPM [Sporting Património e Marketing] na Sporting SAD que ocorreu no corrente exercício e que conduziu principalmente a um aumento dos outros activos intangíveis (+146.914 milhares de euros), relacionado com o direito de superfície do Estádio José Alvalade, compensado com uma redução dos Outros activos não correntes - Entidades relacionadas (-72.589 milhares de euros), relacionada com a eliminação, via fusão, dos saldos entre a Sporting SAD e a SPM.” Por outro lado, o passivo sofreu um decréscimo de 46.9 milhões de euros, “relacionados fundamentalmente com o plano de reestruturação financeira, que permitiu a redução dos empréstimos obtidos (-52.240 milhares de euros)”. Os capitais próprios aumentaram em 128 milhões de euros, “fruto do processo de reestruturação financeira que conduziu à emissão de 80 milhões de euros de Valores Mobiliários em Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC), o que conduziu à redução no mesmo montante de passivo bancário”.

Etiquetas: ,