Confirmada saída do Real Madrid; Klopp deixa Dortmund na Europa; Estugarda e Hertha sobrevivem; Hamburgo novamente em antepenúltimo; Contador afasta concorrência; João Sousa perde 3.ª final ATP

Os históricos Estugarda e Hamburgo salvaram-se, o Hertha também, mas os Dinossauros vão ter de disputar o playoff de manutenção pelo segundo ano consecutivo. O Dortmund, com a vitória sobre o Bremen, garante o acesso às competições europeias através da Taça (o Augsburgo, que estava em sexto, ainda ultrapassou o Schalke), no dia em que Klopp se despediu do Westfalenstadion. 

A história vai-se repetindo. O Hamburgo e o Estugarda andam com a corda ao pescoço durante toda a temporada e no final conseguem manter-se na Bundesliga. Caíram o Paderborn (derrota em casa com o Estugarda por 1-2, com Ginczek a ser o homem do jogo) e o Friburgo (o mesmo resultado em Hannover), ficando para o Hamburgo o antepenúltimo lugar, que obriga a disputar um playoff de manutenção (será com o Karlsruher, com o Kaiserslautern ou com o Darmstadt). Os Dinossauros venceram o Schalke, a maior desilusão da temporada, por 2-0 (Olic e Rajkovic), e conseguiram evitar a despromoção imediata. O Hertha, apesar da derrota em Hoffenheim por 2-1, deixa a capital alemã representada na primeira divisão. Nas contas da Europa, o Dortmund venceu a "final" com o Bremen (em caso de derrota podia ficar de fora das competições europeias). Na despedida de Klopp, que teve uma grande homenagem da parte dos adeptos, a equipa realizou uma grande primeira parte e chegou ao intervalo a vencer por 3-1, com golos de Mkhitaryan, Kagawa e Aubameyang. Os forasteiros ainda reduziram na segunda parte, mas já foi tarde de mais. O Augsburgo surpreendeu e venceu no difícil terreno do Gladbach, consumando uma reviravolta espectacular. Raffael deu vantagem aos da casa, mas a expulsão de Nordtveit permitiu que os visitantes chegassem ao 3-1 (Hojbjerg, Matavz e Molders). Deste modo, o Wolfsburgo, que empatou 2-2 em Colónia, segurou o segundo lugar.

Uma saída há muito anunciada. Por onde passa o futuro do médio, que tem pretendentes quer na Alemanha quer em Inglaterra? - O alemão Sami Khedira está de saída do Real Madrid, confirmou hoje o médio numa entrevista à Marca. O jogador ficou arredado da equipa na reta final desta temporada sem razão aparente e explicou que não foi devido a problemas físicos. "Deixaram-me claro que não jogaria mais. Se não joguei neste final de época não foi por culpa das lesões», disse o internacional germânico em declarações à Marca. Ainda que amargurado por esta parte final menos positiva, Khedira não deixou de fazer um balanço muito positivo sobre a sua passagem pelo clube espanhol. "Os melhores cinco anos da minha vida. O Real Madrid é ainda maior do que eu imaginava, é muito duro deixar o clube», afirmou.

Foi a terceira final ATP perdida (depois de Bastaad, na Suécia, e Metz, em França), mas um dos melhores torneios da carreira do português - João Sousa não foi capaz de vencer pela segunda vez na carreira uma prova ATP. O tenista vimaranense foi derrotado na final de Genebra pelo brasileiro Thomaz Belucci, perdendo pelos parciais de 7-6 e 6-4. O português, que tinha mostrado ao longo do torneio uma grande capacidade de reagir a desvantagens, desta vez falhou nos momentos decisivos. No primeiro set, depois de ter enfrentado 3 set points, esteve a ganhar por 3-0 no tie-break mas permitiu a reacção do brasileiro e no segundo parcial conseguiu o break logo de entrada, parecia que tinha o jogo na mão mas acabou por vacilar.

Caso não volte a cair o Pistolero até se pode poupar pra o Tour - Ainda falta uma semana de Giro mas a camisola rosa já não deve fugir a Contador. O espanhol, mesmo contra o vento, conseguiu fazer 3.º no CR de quase 60 km e deixou Aru a uma distância de 2'28 na geral. O surpreendente Amador é agora 3.º a 3'36, Urán está em 4.º a 4'14 e Van den Broeck em 5.º a 4'17. Dia que arrumou Porte das contas pela vitória, o australiano desiludiu e perdeu muito tempo (continua fora do Top 10), mas que foi positivo para a Sky. Com Kiryienka a ser o mais rápido no CR e a dar assim a 2.ª vitória nesta Volta à Itália à equipa britânica. Konig também está agora no 10.º lugar mas só a 2 minutos do 3.º e tem tudo para conseguir uma posição pelo menos no Top 5.

Etiquetas: , , ,