Um desconhecido da selecção nacional que é dos poucos com minutos na I divisão

Depois de Rony Lopes, Rafael Ramos, Ivo Rodrigues e Rúben Neves é o elemento dos sub-20 com mais jogos na I Liga esta época. O que diz bem da falta de competitiva deste elenco num nível superior. Tendo sido titular em 2 jogos na Eredivisie, um deles frente ao Ajax.

Janio Bikel é um dos jogadores que se pode incluir na nova política de prospecção da Federação Portuguesa de Futebol. À semelhança de Raphael Guerreiro ou Anthony Lopes, o jovem Luso-Guineense de apenas 19 anos foi repescado pela FPF para representar as selecções nacionais, isto apesar de nunca ter actuado por um clube nacional.

Proveniente de Bissau, chegou à Europa pelas mãos de uma multinacional que lhe prometera como destino emblemas de renome em Espanha e Inglaterra. Após um interregno sem clube, o atleta tomou a decisão de, na hora certa, se desvincular do anterior agente para, afortunadamente, se associar a um outro que o colocou na equipa de Juvenis do Heerenveen. E foi sob o olhar de Van Basten, que o médio que desfrutava do jogo nas ruas de Massamá, começou a erigir a sua carreira.

O internacional sub-20 de baixa estatura (1,74m) actua, preferencialmente, em regiões mais recuadas do terreno, apesar de desempenhar funções que se distanciam do típico destruidor de jogo. Janio é um centro-campista que joga fácil, com recurso a poucos toques na bola, fazendo jus à velha de máxima de que quem tem de correr é o esférico e não jogador. Sempre compenetrado nas suas funções, aparenta uma maturidade pouco própria para um jogador de tão tenra idade e que, não esqueçamos, não teve um trajecto sequencial nas camadas jovens. Tacticamente, evidencia princípios de jogo pouco habituais no jogador Africano - essencialmente nos oriundos dos PALOPS -, uma vez que demonstra estar sempre bem posicionado, interceptando com frequência o jogo do adversário, mais por antecipação do que pelo contacto físico. Numa fase em que se vem impondo num dos clubes com mais tradição na Holanda - foi utilizado nos últimos jogos, o percurso profissional do médio é prometedor, não estivesse ele alicerçado numa liga propícia ao despontar de jovens talentos.

No contexto internacional e, como já foi referido, faz parte do grupo que deverá estar ao serviço de Portugal no Mundial sub-20 (não esteve no passado Europeu sub-19 por lesão). Onde vai ter a concorrência no meio campo de Francisco Ramos (FC Porto), Francisco Geraldes (Sporting CP), João Palhinha (Sporting CP), Raphael Guzzo (GD Chaves) e Tomás Podstawski (FC Porto), mas com a vantagem de chegar à Nova Zelândia com outra rodagem a um nível elevado, já que os seus "rivais" continuam na II Liga.

Scouting: João Magalhães e Rui Valente

Etiquetas: