Rumo à Bola de Ouro'2015

Desde que Ronaldo e Messi se erigiram como os melhores da sua geração, dividindo entre si a maioria dos galardões individuais, a “rivalidade” entre ambos transfigurou a forma como futebolistas, adeptos e o universo do futebol em geral encaram a Bola de Ouro. Nesse sentido, o Visão de Mercado irá mensalmente (com 2 top's extra no meio e final do Ano, com pontuações a dobrar) indicar num ranking aqueles que mais fizeram para conseguir o prémio de melhor jogador do Mundo de 2015 com critérios bem ponderados, ilustrando uma espécie de corrida entre as várias estrelas do futebol mundial. A ideia passa por atribuir uma pontuação aos jogadores que mais se destacaram nesse mês para que no final deste ano civil seja possível, de uma maneira justa, eleger aqueles que foram verdadeiramente os melhores.

Mais um mês recheado de destaques, Hazard, Neymar, Ronaldo, Ibrahimović, Kane, Verratti, Piatti e Biglia também podiam ter figurado neste Top, mas tendo em conta a maneira como o individual contribuiu para o sucesso colectivo (por exemplo o Real Madrid perdeu 3 jogos em 5 no último mês), este é o "Rumo à Bola de Ouro'2015" de Março:

1.º Lionel Messi - Que mais dizer do ano de Messi? Mais 5 vitórias em outros tantos jogos, entre os quais um recital frente ao Manchester City e os 3 pontos do El Clásico. La Pulga não é só números, a forma como desequilibra pela ala, como pressiona no momento da perda de bola (fez-lhe bem afastar-se da área), ou até como faz a equipa jogar com a sua excelente visão de jogo só de si já é suficiente para marcar presença neste Top. No entanto, para os registos ficam mais 5 golos e 4 assistências, sendo já Pichichi (32 golos) e líder nas assistências (15 passes para golo) na La Liga.
2.º Luís Suárez - Papel importante nas 5 vitórias do Barça em Março. Marcou 4 golos, um deles resolveu o duelo frente ao Real Madrid, e dissipou as dúvidas acerca da sua contratação, principalmente visando a sintonia (ou falta dela) com Messi e Neymar.
3.º Carlos Tévez - Exibição incrível em Dortmund, com um bis e uma assistência. Foi também importante no clássico com a Roma e decidiu o duelo frente ao Génova, marcando o único tento do encontro. Um mês em cheio, e uma afirmação que aumenta as expectativas da Juventus para o que falta da época, principalmente na Champions.
4.º Kevin De Bruyne - Bas Dost apagou-se, mas De Bruyne tratou de continuar em alto nível. O Wolfsburgo somou mais 5 vitórias, com o belga a apontar 3 golos e a fazer 6 assistências, que o catapultam para o rótulo de melhor assistente na Europa (21 assistências já).
5.º Olivier Giroud - O mês 100% vitorioso do Arsenal (6 jogos, 6 vitórias) teve como principal protagonista Giroud. O avançado francês só não marcou num encontro (que viria a jogar apenas 16 minutos), mas nos restantes picou sempre o ponto, inclusive deu a vitória à sua equipa em dois jogos. Vistas bem as coisas, foram 6 golos (mais uma assistência) pelos Gunners, com a particularidade de ainda ter marcado no particular da seleção gaulesa frente à Dinamarca.
6.º Thomas Müller - À atenção do FC Porto. A derrota com o Mönchengladbach estragou aquele que poderia ter sido um mês perfeito para Müller. Depois da partida frente ao Braunschweig para a Taça (entrou a apenas 10 minutos do fim), o internacional alemão arrancou para uma série de 3 jogos consecutivos, nos quais somou 5 golos e 2 assistências, assumindo um papel decisivo nas vitórias sobre Hannover, Shakhtar e Werder Bremen. Já ao serviço da Mannschaft, carimbou a vitória na visita à Geórgia (2-0). Foi o jogador do Bayern em maior foco durante o mês de Março, e sem Robben, afastado por lesão, assume-se como o elemento mais influente da equipa para o que resta da temporada.
7.º Gerard Piqué - Tem sido um ano de 2015 em cheio para Piqué. O momento de forma que atravessa já aqui havia sido frisado e é com toda a naturalidade que o central catalão integra o nosso top 10. Presença indiscutível no onze de Luis Enrique, marcou na goleada ao Rayo Vallecano no início do mês, arrancando para uma série de boas exibições. Ainda assim, o melhor estava reservado para o fim. Na recepção ao Real Madrid, em pleno El Clásico, Piqué esteve intratável arrecadando o prémio de homem do jogo.
8.º Thiago Silva - O brasileiro está a jogar ao nível de melhor de central do mundo, apresenta uma regularidade impressionante, um timing de corte e antecipação perfeito e depois tanto consegue apresentar segurança pelo ar como pelo chão, já que, apesar de ainda ser um pouco desvalorizado nesse aspeto, é um dos centrais com melhor saída de bola (a percentagem de acerto no passe está quase nos 92%). Em Março foi decisivo quando a equipa mais precisava dele, oferecendo a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões, no empate em Stamford Bridge. Além disto, foi o melhor em campo no empate também frente ao Mónaco de Leonardo Jardim, marcou contra o Toulouse e na seleção fez dois bons encontros, quer contra a França, quer contra o Chile. 
9.º Felipe Anderson - Uma das principais revelações da época. Em Dezembro e inícios de Janeiro marcou 5 golos e fez 5 assistências noutros 5 encontros, mas acabou por se lesionar quando estava na melhor fase. Voltou em força em Março (em Fevereiro fez dois encontros em que não esteve a 100%), com 4 golos, duas assistências e um conjunto de dribles fantásticos que desequilibram qualquer adversário que se oponha a esta Lazio. Os romanos vão já numa sequência de 6 vitórias consecutivas para a Serie A (na Taça empataram a 1 frente ao Nápoles), tendo o brasileiro um papel decisivo no excelente futebol que o conjunto de Pioli pratica.
10.º Vitolo - O Sevilha teve um mês quase perfeito, e na teoria a tarefa não era fácil. A equipa de Emery defrontou o Villarreal, uma das equipas mais fascinantes de Espanha, por 3 vezes, tendo conseguido 3 triunfos. Venceu na Corunha por 4-3, e apenas teve um deslize, ao empatar em casa, num jogo em que foi superior, 0-0, contra o Atlético, o atual campeão. E se houve elemento foi decisivo nesta sequência foi Vitolo, o extremo apontou 4 golos, fartou-se de desequilibrar e foi com naturalidade que viu ser reconhecida a sua excelente fase com a chamada à seleção principal de Espanha, onde se estreou na derrota contra a Holanda.

Acumulado de 2015:

Etiquetas: