Montero aparece em grande; Colombiano bisou nos golos e nas assistências; Mané e Tanaka também facturaram; Ainda não foi desta que Nani "apareceu"; Moreirense (com Paulinho e João Pedro em destaque) merecia mais na 1.ª parte

Moreirense 1-4 Sporting (Leandro 44'; Mané 2', Montero 34' e 85' e Tanaka 36')
Montero voltou e brilhou. O colombiano, que não era titular desde 1 de Março e nos últimos 8 jogos só tinha sido utilizado em um, juntou duas assistências a dois golos (o 1.º foi um golaço) na goleada do Sporting em Moreira de Cónegos. Triunfo justo dos leões, mas um resultado que podia ter tido outros números. O Moreirense criou várias oportunidades na 1.ª parte, apresentou melhor futebol nesse período e se ao intervalo o resultado fosse 3-3 não era descabido. Na 2.ª parte, o clube leonino expôs-se menos defensivamente (no 1. tempo meteu muita "água") e Montero, depois de Nani (que voltou a estar muito aquém do seu nível), ter desperdiçado uma boa oportunidade, juntou mais um golo à sua conta e ganhou assim estatuto para esta fase final da época. Com esta vitória, o conjunto de Marco Silva, que hoje colocou Tanaka (mais golos que futebol) ao lado de Montero, Mané (outro elemento com muito golo mas que se sente pouco no jogo) na ala e André Martins a 8, chega aos 66 pontos, mais 12 que o Braga e menos 6 que o FC Porto. Já os anfitriões, que tentaram sempre dividir o encontro, ficaram mais longe do 6.º lugar (estão a 7 pontos do Belenenses).

Quanto à partida, os leões entraram praticamente a ganhar, com a equipa de Marco Silva a responder bem a uma oportunidade inicial do Moreirense. Carlos Mané, ao 2.º poste, emendou uma bola de Montero, fazendo o 1-0 logo aos 2', tal como havia acontecido no último encontro. A estratégia leonina. com dois avançados, causou alguns estragos no conjunto de Moreira de Cónegos, mas a equipa da casa conseguiu, nos minutos seguintes, ganhar o meio-campo e ter alguma superioridade. O Moreirense conseguia causar alguns desequilíbrios nas faixas, sobretudo por João Pedro e Paulinho, sendo que o Sporting tinha dificuldades para aguentar o meio-campo (Martins e William estavam muito desamparados). Um pouco contra a corrente do jogo, Montero viria a ampliar o marcador, num lance em aproveitou uma bola perdida na área, depois de um erro de Cunha, para assinar um golaço. No minuto seguinte, Tanaka iria fazer o terceiro golo, ao explorar uma bola de Montero. Antes do intervalo, o Moreirense tentou carregar rumo ao golo e Leandro, no seguimento de uma jogada confusa e com algumas responsabilidades para os elementos leoninos, reduziu já bem perto do apito para o descanso. A 2.ª metade do encontro teve algumas oportunidades para ambos os conjuntos. Nani e Montero estiveram perto de aumentar o marcador, enquanto que João Pedro e Leandro também se evidenciaram pelas chances protagonizadas. Depois de o Moreirense ter estado novamente com algum ascendente (boa troca de bola, circulação rápida e jogadas interessantes), o Sporting viria a aumentar o marcador, com Montero a facturar o bis.

Destaques:

Moreirense - A equipa de Miguel Leal, que se encontra tranquilamente no 11.º lugar, tem bom futebol, circula bem a bola e tem um jogo exterior de profundidade que causa alguns estrados, mas esta noite teve algum azar na forma como o jogo foi decorrendo. Apesar de ter sofrido muito cedo na partida e de ter chegado ao intervalo a perder por 3-1, teve o mérito de conseguir ser superior aos leões durante grande parte desse período e produziu, efectivamente, o suficiente para ter ido para o descanso com um empate a 3. Na 2.ª parte não teve muito competência para fazer sofrer um Sporting que se resguardou bem. Individualmente, João Pedro foi um dos principais desequilibradores do conjunto de Moreira de Cónegos e teve alguns lances de perigo, enquanto que Paulinho, que se destaca sempre pela grande profundidade que dá, conseguiu explorar bem o flanco, mas os seus cruzamentos não tiveram grande resposta na área. André Simões também se evidenciou pela positiva, assim como Elízio, que subiu bem no terreno.

Sporting - O triunfo é justo e merecido, embora a eficácia na frente, juntando ao facto de terem marcado novamente cedo, tivesse sido determinante no desfecho da partida. A opção de Marco Silva num sistema com 2 avançados surpreendeu os elementos de Miguel Leal e isso foi visível nos minutos iniciais. Os golos chegaram no momento certo e tiveram o condão de tranquilizar a equipa na partida. Ao contrário de algumas partidas para o campeonato, os leões conseguiram segurar a vantagem com mérito e souberam resguardar-se de uma eventual resposta da equipa da casa. O facto dos avançados terem facturado e brilhado, no caso de Montero, também foi outro dos pontos positivos para o Sporting, visto que se avizinha agora um período decisivo na temporada. Individualmente, Mané teve momentos muito interessantes (tem evoluído bastante no aspecto da finalização), embora se tivesse apagado um pouco, enquanto que Nani continua muito abaixo daquilo que evidenciou no início da temporada. Montero fez um grande jogo, destacando-se não só pelos golos, como pelas assistências, sendo que Martins fez uma boa 1.ª parte (deu-se ao jogo e foi importante na posse de bola), mas cedo acusou o desgaste físico, Ewerton também fez uma partida positiva (a equipa respira melhor com o brasileiro na defesa), sendo que Cedric voltou a estar mal em alguns capítulos do jogo (muito faltoso e com perdas de bola frequentes).

Etiquetas: , ,