«Desta vez vi o FC Porto contra o Bayern»; Barça demolidor pressiona o Real; Nélson Oliveira marca na vitória do Swansea, Liverpool escorrega

Tello fora dos convocados do FC Porto, Salvio é o "truque" de JJ (há sempre uma incógnita nas águias antes de um clássico). Técnico dos encarnados foi um pouco vago em relação à táctica (só Jonas ou Lima na frente, como no Dragão?).

Lopetegui e Jorge Jesus não acrescentaram muito na antevisão ao jogo que pode decidir o campeonato. O treinador do FC Porto tentou passar a mensagem que o conjunto vai dar uma boa resposta à goleada sofrida em Munique. «Vamos estar no clássico com ambição e ilusão para ganhar. Se é o momento ideal para defrontar o Benfica? Um das vantagens de jogar os quartos de final da Champions é que temos de enfrentar este tipo de situações. É a realidade, não a podemos mudar e não temos vontade de a mudar. Vamos dar a resposta que temos de dar». Jorge Jesus, que anunciou a convocatória de Salvio, também tentou desvalorizar o que aconteceu aos azuis e brancos na Champions, e justificou o facto de ter dito antes que não tinha visto o Bayern Munique-FC Porto: «O Bayern-FC Porto já vi. Ficou tudo muito ofendido por ter dito que não tinha visto o FC Porto-Bayern. Tinha era de ver o Belenenses. Agora com as novas tecnologias, não precisas ver os jogos em direto. Esta semana tive tempo para ver esse jogo. Vamos encontrar um FC Porto forte, uma grande equipa. O Benfica vai bater-se por uma vitória e espero que o Benfica seja melhor que o Porto».

Numa semana em que o futuro do jogador ligado ao Benfica foi falado, Oliveira marca pela primeira vez. Rodgers continua a má fase, enquanto que no fundo da tabela o Burnley poderá ter assinado hoje a sua sentença (está já a 5 pontos da salvação quando faltam apenas 4 partidas) - Nélson Oliveira marcou pela primeira vez na Premier League, fazendo de cabeça o primeiro golo do Swansea na vitória em St.James’s Park frente ao Newcastle por 3-2. Os Magpies até abriram o marcador aos  minutos, por 20 minutos por Ayoze Pérez, mas o avançado emprestado pelo Benfica empatou em cima do intervalo, tendo a reviravolta sido operado na segunda parte através de Sigurdsson e de Cork, de nada valendo o tento tardio de De Jong. Já o Liverpool continua a baquear e, após a eliminação da Taça, não foi além do empate contra o West Brom, não conseguindo tirar partido do empate no duelo entre Southampton e Tottenham para ganhar vantagem na luta pela Europa. No St.Mary's, a equipa de José Fonte começou a ganhar com um golo de Pellè mas Lamela empatou aos 43 minutos. No segundo tempo, o Avançado Italiano voltou a adiantar os locais mas Chadli estabeleceu o empate final. Nas partidas a envolver os "aflitos", o grande derrotado do dia foi o Burnley, já que, ao ser derrotado em casa pelo Leicester (golo de Vardy), vê-se a 5 pontos da permanência, com o conjunto de Pearson a colocar-se acima da Linha de água. O Hull somou 3 crucias pontos no terreno do Crystal Palace (2 golos na segunda parte de N'Doye), ao passo que QPR e West Ham empataram a zero (Austin falhou uma grande penalidade e a vida está difícil em Loftus Road). Finalmente, Stoke e Sunderland empataram a 1 golo (marcaram Adam e Wickham), num resultado que coloca o Sunderland abaixo da Linha de Água.

Primeira parte soberba do Barça (Luis Enrique já a classificou como a melhor da época), com uma pressão asfixiante (o Espanhol não fazia 5 passes seguidos), uma circulação rápida e precisa e o trio da frente em destaque (Suárez esteve nos dois golos, Neymar voltou a marcar e Messi foi Messi, voltando a distinguir-se pela intensidade e qualidade na pressão, algo que contagia os companheiros) - O Barcelona deu um passo fundamental para o título (até final da temporada, na teoria, só a deslocação ao terreno do Atlético de Madrid é perigosa) ao vencer o Derby da Cidade Condal por 2-0. Os Culés fizeram um grande primeiro tempo e, aos 17 minutos, Messi fez uma grande abertura para Alba, que cruzou para Suárez deixar a bola passar para que Neymar abrisse o marcador, tendo La Pulga adiantado os Blaugrana aos 25 minutos após assistência do Uruguaio. Na segunda parte, as coisas ainda se podiam ter complicado com a expulsão de Alba (o lateral é incapaz de se afastar das confusões e protestos ao árbitro), mas o Espanhol foi incapaz de marcar (Bravo deu sempre uma segurança enorme).

Etiquetas: , , ,