Os avançados apontados ao Barcelona; Danilo decisivo no Brasil; Paolini vence Gent - Wevelgem; Péraud bisa no Critérium International (José Mendes ficou em 5.º)

Faz sentido um 9, ponta-de-lança, no elenco dos catalães? Até Guardiola contratou um avançado com essas características (Ibrahimovic), mas na teoria este tipo de jogadores não se encaixam no estilo de jogo do Barça.

Apesar do trio Messi-Neymar-Suárez estar em grande forma, Luís Enrique e a direção do Barcelona pretendem juntar ao ataque um ponta-de-lança a partir de Janeiro. De acordo com o Sport, a intenção dos catalães é ter alguém que se adapte a outro estilo de jogo e desbloqueie partidas mais complicadas, em que seja necessário ter uma referência, como aconteceu esta época nos deslizes frente ao Celta e Málaga. De acordo com o jornal catalão, Llorente, que está tapado por Morata na Juventus, é a prioridade para dar sequência a esta espécie de plano B. Mas Pellè, do Southampton, Mario Gómez, da Fiorentina, e Edin Dzeko, do Manchester City, também estão na lista.

Dunga alinhou com: Jefferson; Danilo, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Souza, Fernandinho, Douglas Costa e Coutinho; Neymar e Luiz Adriano - Num jogo entre duas equipas com fortes aspirações para a Copa América que se avizinha, o Brasil venceu o Chile (anfitrião do torneio) por 1-0, graças a um golo de Roberto Firmino aos 72 minutos (excelente assistência do portista Danilo). A Canarinha (que depois de receber 10 golos da Alemanha e da Holanda soma 8 vitórias seguidas com Dunga, concedendo apenas 2 golos), fez um primeiro tempo fraco, não sendo capaz de superar a intensa pressão do conjunto de Sampaoli, onde Alexis estava em destaque (ganhou claramente o duelo a Neymar, muito individualista e algo trapalhão), não só pelos desequilíbrios provocados mas também pela pressão efectuada. Na segunda parte, e com a partida quase sem ocasiões de golo, Danilo (em grande forma e a consolidar cada vez mais o estatuto de indiscutível neste "novo Brasil") faz um fantástico passe a rasgar a defesa chilena e a deixar Firmino na cara de Bravo, com o atacante do Hoffenhein a contornar o guardião do Barcelona para apontar o único golo do jogo no Emirates.

Thomas em grande (uma vitória e um pódio antes dos Monumentos), Etixx soma mais um 2.º lugar em Março (mês estranho para a super-equipa belga, e hoje voltaram a ter 2 elementos no grupo que discutiu a etapa); Mendes brilha em França - Luca Paolini, aos 38 anos, conseguiu uma das principais vitórias da sua carreira ao arrecadar a Gent-Wevelgem, última clássica antes do Tour de Flandes. O italiano, que tem estado em grande, deixou o grupo a poucos km da meta e chegou isolado, superando Tersptra e Geraint Thomas. Vanmarcke que também estava na decisão, não teve forças na parte final e foi apenas 6.º (Sagan, 10º mas já a mais de 5 minutos, não teve equipa e desde cedo ficou fora da luta); Em França, Jean-Christophe Peraud venceu pelo 2.º ano consecutivo o Critérium International. O 2.º classificado do último Tour venceu isolado a etapa rainha, superando assim Pinot, o outro favorito. O português José Mendes terminou em 5.º, à frente de ciclistas como Bakelants, Arredondo, Vuillermoz, Formolo, Schleck ou Jungels. Em Itália, o promissor Louis Meintjes foi o mais forte na Coppi e Bartali, enquanto que em Portugal o polaco Pawel Bernas (Activejet Team) venceu a Volta ao Alentejo.

Etiquetas: , , ,