«Neymar é o Beckham do Barcelona»; Morata dá vitória à Espanha, Kane marca na estreia, Ibrahimovic bisa, Eslovénia e Áustria goleiam; Montenegro-Rússia suspenso

É claramente um dos 3 jogadores mais mediáticos da actualidade (não que seja um dos 3 melhores do Mundo), e a principal referência de um país do futebol que tem 202 milhões de habitantes.

O presidente do Barcelona explicou que a contratação de Neymar, que de acordo com a imprensa espanhola terá movimentado mais de 100 milhões de euros, se deveu também à questão do marketing, comparando o impacto do brasileiro a Beckham, antiga estrela do Real Madrid e Man Utd. "Eu dou sempre o exemplo de Beckham. Queria um jogador mediático e que trouxesse muitos patrocinadores. Neymar não é só um jogador de futebol, é uma estrela mundial", disse Josep Maria Bartomeu à Cadena Ser, realçando também que "nunca tinha visto um jogador com tanto mediatismo como Beckham".

Inglaterra (5 jogos, 5 vitórias) e Alaba (a Áustria tem 13 pontos em 5 jogos) já tem praticamente bilhete para França, a Eslováquia também está bem encaminhada (15 pontos).

5.ª jornada da fase de apuramento para o campeonato da Europa 2016:
Grupo C: Eslováquia, 15 pontos, Espanha (12), Ucrânia (9), Bielorrússia (4), Macedónia (3) e Luxemburgo (1) - A Eslováquia, com golos de Nemec, Weiss e Pekarík bateu o Luxemburgo, por 3-o e consolidou o 1.º lugar; Triunfo também da Bielorrússia na Macedónia. Os anfitriões ainda estiveram na frente, golo de Trajkovski mas Kalachev e Kornilenko consumaram a reviravolta. No jogo grande do dia, a Espanha, com um golo de Morata, que se estreou a titular, bateu a Ucrânia, por 1-0. A La Roja, que teve Isco, Iniesta, Silva e Koke no 11 não deslumbrou e acabou a sofrer.

Grupo E: Inglaterra, 15 pontos, Eslovénia (9), Suíça (9), Lituânia (6), Estónia (4) e San Marino (1) - A selecção dos Três Leões continua em grande (15 pontos e 15 golos em 5 jogos) e ao golear a Lituânia praticamente garantiu a qualificação para o Europeu. Rooney e Welbeck marcaram na 1.ª parte, Sterling e Kane (que só precisou de 78 segundos para facturar na estreia) ampliaram no 2.º tempo. Suíça e Eslovénia (vão lutar pelo 2.º lugar) também reforçaram as suas posições. Os helvéticos bateram a Estónia, por 3-0 (golos de Schar, Xhaka e Seferovic). Enquanto que a Eslovénia esmagou San Marino (6-0), Iličić, Kampl, Andraž Struna, Novakovič, Lazarevič e Ilič 88 apontaram os golos.

Grupo G: Áustria, 13 pontos; Suécia (9), Rússia (5), Montenegro (5), Liechtenstein (4) e Moldávia (1) - A Áustria, de David Alaba, somou a 4.ª vitória ao golear, fora o Liechtenstein, por 5-0. Golos de Harnik, Janko, Alaba, Junuzovic e Arnautovic. Ibrahimovic, com um bis, deu a vitória à Suécia (2-0) na Moldávia. Mas a jornada fica marcada pelo comportamento do público no Montenegro-Rússia, que obrigou à suspensão da partida em duas ocasiões. Na 1.ª, logo aos 4 minutos, Akinfeev foi atingido por uma tocha, na 2.ª, depois de Shirokov ter falhado um penalti, os russos abandonaram o relvado na sequência de uma confusão junto à linha lateral depois dos adeptos terem atirado objectos para o relvado.

Etiquetas: ,