Mais um na linha de Modrić, Kovačić ou Halilović

Um clube/escola de formação que começa a ganhar uma posição forte no contexto europeu. É incrível a quantidade de jogadores acima da média que foram projectados ou passaram pelo Dínamo Zagreb nos últimos anos. Modrić, Kovačić, Halilović, Marcelo Brozović, Andrej Kramarić, Mario Mandžukić, Šime Vrsaljko ou Milan Badelj, todos representaram a equipa que tem dominado o campeonato croata. Mas há mais craques a caminho. Ivan Fiolić e Marko Pjaca são 2 nomes que certamente vão ganhar o seu espaço no entanto, mas é Ante Ćorić que neste momento chama a atenção.

Ćorić confunde-se com Modrić. E com Rakitić. E Kovačić. Apresenta-se como um criativo na zona «10» ou começando o seu jogo em zonas mais próximas às da posição «8», ora dá linhas de passe seguras e viáveis aos seus companheiros para «fazer jogo», ora utiliza a sua versatilidade posicional e credenciais na colocação de passes de ruptura para abrir espaços que desequilibram as organizações adversárias. Defensivamente, aparenta reagir bem à perda da bola, ainda que revele noções de cobertura ou ocupação espacial algo deficientes. Como contra surge ainda um jogo aéreo quase inexistente, já que o jovem croata abstém-se por completo de qualquer disputa pelos ares.

Com apenas 17 anos (nasceu apenas em 1997), é já presença assídua na equipa principal de Zagreb, onde soma habitualmente minutos - ora no campeonato, ora na curta passagem da equipa pelas competições europeias. Bastará dizer que foi titular nos últimos jogos, um deles um duelo na casa do Hajduk Split, o principal rival do Dínamo. E uma afirmação que não surpreende, já que aos 15 anos protagonizou uma transferência avaliada em 900 mil euros quando foi adquirido pelo conjunto de Zagreb ao Red Bull Salzburgo.

A nível internacional, e não esquecendo um trajecto que se iniciou nos sub-15, representa prematuramente a selecção de esperanças Croata, estando já, certamente, sob o olho de Niko Kovač (actual seleccionador Croata). A sua carreira deverá passar, a breve trecho, por uma transferência para a Serie A ou a Bundesliga - os habitats naturais para os jovens Balcãs -, não sendo de rejeitar uma liga como a Premier League, sempre ansiosa por receber um "novo Modrić".

Scouting: João Magalhães e Rui Valente

Etiquetas: