Rumo à Bola de Ouro'2015

Desde que Ronaldo e Messi se erigiram como os melhores da sua geração, dividindo entre si a maioria dos galardões individuais, a “rivalidade” entre ambos transfigurou a forma como futebolistas, adeptos e o universo do futebol em geral encaram a Bola de Ouro. Nesse sentido, o Visão de Mercado irá mensalmente (com 2 top's extra no meio e final do Ano, com pontuações a dobrar) indicar num ranking aqueles que mais fizeram para conseguir o prémio de melhor jogador do Mundo de 2015 com critérios bem ponderados, ilustrando uma espécie de corrida entre as várias estrelas do futebol mundial. A ideia passa por atribuir uma pontuação aos jogadores que mais se destacaram nesse mês para que no final deste ano civil seja possível, de uma maneira justa, eleger aqueles que foram verdadeiramente os melhores.

Foi um mês recheado de destaques, Suárez, Neymar, Pogba, Ronaldo, Thiago Silva, Hazard, Griezmann, Mandzukic também podiam ter figurado neste Top, mas tendo em conta a maneira como o individual contribuiu para o sucesso colectivo, este é o "Rumo à Bola de Ouro'2015" de Fevereiro:

1.º Arjen Robben - Em Janeiro teve a desvantagem de ter realizado apenas 1 jogo, mas no 2.º mês do Ano aproveitou para mostrar que está outra vez na luta pela Bola de Ouro (em 2014 já merecia ter figurado no Top 3). Marcou 7 golos, fez 4 assistências e foi o principal responsável pelas quatro vitórias nos 6 jogos do Bayern, sendo que no empate contra o Schalke foi o melhor em campo e contra o Shakhtar foi o único da frente a causar perigo.
2.º Bas Dost - Ninguém estava à espera que a saída Olić fosse dar nisto! O goleador holandês aproveitou a vaga no ataque (que muitos até já a davam a Schürrle), deu um aviso contra o Bayern em Janeiro, e em Fevereiro marcou 9 golos (mais uma assistência). Apesar de não ter começado e terminado Fevereiro em grande (se o tivesse feito estava na liderança), a verdade é que fez 4 grandes jogos pelo meio e foi também importante nas 4 vitórias e 2 empates do Wolfsburgo.
3.º Lionel Messi - Mais um mês de elite do astro argentino. Apesar de ter baixado um pouco o rendimento em relação a Janeiro, juntou aos seus registos de 2015, mais 7 golos e 4 assistências, números que fazem dele um indiscutível nesta lista. Faltou apenas a exibição de gala contra o Málaga, sendo esse mesmo jogo a única mancha negra de Messi neste mês quase perfeito dos Blaugrana (6 vitórias e uma derrota).
4.º Kevin De Bruyne - Por esta altura Mourinho deve estar mesmo arrependido! Não há dúvidas que o belga é o melhor jogador da equipa do Wolfsburgo, tal como não há dúvidas do impacto do ex-Chelsea no vice-líder da Bundesliga. Apesar de Bas Dost ter tido um mês bombástico, onde de resto De Bruyne tem responsabilidades, o médio ofensivo somou também ele bons números, com 2 golos e 3 assistências e foi um dos maiores culpados pelas 4 vitórias e 2 empates dos Lobos alemães nestes 28 dias.
5.º Marco Reus - Já não se fala na descida em Dortmund e o maior responsável é o craque alemão. Marcou 5 golos e deu outro a marcar em 6 jogos, tendo a particularidade de já marcar há cinco encontros seguidos. Graças a isso, o Borussia somou 4 vitórias e duas derrotas neste mês, com um dos desaires a ser na fase inicial do mês e o outro em Turim, para a Liga dos Campeões (um resultado que até foi satisfatório para os comandados de Klopp).
6.º Branislav Ivanović - Um indiscutível para Mourinho, que este ano é totalista na Premier League e na Champions só falhou o último jogo (onde já estava tudo decidido) contra o Sporting. O sérvio está a jogar ao nível de melhor lateral direito do Mundo, e neste mês apontou 3 importantíssimos golos, todos eles em jogos que o Chelsea ou empatou ou ganhou pela margem mínima. Para além de apresentar uma regularidade impressionante, provou que pode ser decisivo, tendo salvo os Blues de um mês menos bom, ao ser o principal obreiro das 2 vitórias e 2 empates em 4 jogos da equipa do milionário Roman Abramovich.
7.º Marcelo - O brasileiro está a responder às críticas de outros anos e está a fazer a melhor época da sua carreira. Por esta altura nenhum outro lateral esquerdo lhe faz frente e não é por acaso que nos 4 jogos em que o ex-Fluminense jogou, o Real Madrid venceu-os todos (apenas não jogou contra o rival Atlético, e os merengues foram goleados). Somou também 1 golo (e que golo!) e uma assistência neste mês.
8.º Kun Agüero - Se há alguém em Manchester que trata de provar que o campeonato ainda não está perdido para o City, esse alguém é Agüero. O avançado argentino marcou 4 golos (mais uma assistência) em Fevereiro que permitiram ao seu clube acabar o mês com duas vitórias folgadas, dois empates e uma derrota contra o Barcelona, na qual Kun marcou, brilhou e tratou de deixar a eliminatória ainda minimamente em aberto.
9.º Isco - Apesar de as estatísticas não o mostrarem, Isco é hoje o jogador em maior foco nos Merengues no campo ofensivo (Ronaldo foi prejudicado pela suspensão e apesar de ter marcado e assistido frente ao Schalke e Elche, não conseguiu ser o melhor da sua equipa nessas partidas). Tem estado em ótimo plano em 2015 e se começar a acrescentar golos aos seus registos vai ser um habitue em futuras campanhas para a Bola de Ouro. No entanto, enquanto isso não acontece, contentamo-nos (e de que maneira) a ver as suas fantasias e o perigo que produz com a bola no pé, ao mesmo tempo que evolui a olhos vistos o seu sentido tático. Em Fevereiro fez 1 golo e deu outros 2 a marcar, contribuindo para as 4 vitórias em 5 jogos do Real Madrid (na derrota contra o 'Atleti' foi o único que esteve em bom plano).
10.º Santi Cazorla - O Arsenal perdeu de maneira estrondosa na Champions mas a nível interno foi a única equipa 100% vitoriosa em Fevereiro com 4 vitórias em 4 jogos. Sendo que Cazorla, que já tinha estado em destaque em Janeiro, foi o principal responsável pela recuperação dos Gunners com boas exibições, golos e assistências. Mesmo na derrota humilhante contra o Mónaco foi talvez o melhor da equipa, e até numa posição mais recuada, onde de resto não deixa de jogar (e bem) e fazer a equipa jogar.

Acumulado de 2015:

Etiquetas: