Reviravolta leonina antes do dérbi; Mané e Montero decisivos; Tobias fez penalty mas estreou-se a marcar; Kayembe agitou o futebol do Arouca

Arouca 1-3 Sporting (David Simão 24' g.p.; Montero 30', Carrillo 64' e Tobias Figueiredo 77')

Num jogo algo semelhante ao da época passada, com muita luta, o Sporting venceu o Arouca e conseguiu manter a distância para o Benfica antes do derby. Os leões começaram a perder, mas Mané, com duas assistências, e Montero, muito activo no ataque, conseguiram a reviravolta num campo que não estava nas melhores condições. O Arouca foi um adversário difícil, apresentando um conjunto muito agressivo e que teve Kayembe em destaque (foi um quebra-cabeças para os laterais leoninos).

Tendo em conta as condições do terreno, as duas equipas apostaram essencialmente no jogo directo para chegar ao ataque. O Sporting entrou bastante forte, embora sem criar grande perigo, mas o Arouca também teve as suas chances através de remates exteriores. A meio do primeiro tempo, a bola bateu na mão de Tobias dentro da área e David Simão fez o golo de penalty. A reacção leonina não tardou e, após excelente iniciativa de Mané, Montero fez a igualdade. Na segunda parte o jogo manteve-se na mesma toada. A agressividade da equipa da casa ia criando dificuldades à turma verde e branca, mas um corte involuntário do árbitro permitiu aos leões chegarem ao 2-1 - Mané cruzou para Carrillo desviar. A turma de Pedro Emanuel ia tentando marcar de bola parada, mas acabou por sofrer, com Tobias Figueiredo a redimir-se do lance da primeira parte. Até final, os leões desperdiçaram algumas ocasiões para aumentar a vantagem e viram Jonathan ser expulso.

Destaques

Sporting - A vitória era indispensável e os leões conseguiram-na. O bom futebol só surgiu a espaços (era complicado fazer melhor nestas condições) e deu lugar à garra, que serviu para levar de vencida o adversário. Mané, com duas assistências (uma à direita e outra à esquerda, flanco onde teve mais influência), foi uma das chaves do sucesso, bem como a qualidade de Montero na leitura de jogo (para além do golo que marcou). Carrillo não esteve nos seus melhores dias, mas quando apareceu também conseguiu desequilibrar. William Carvalho voltou a apresentar-se num nível positivo, tal como Adrien, que subiu de rendimento na segunda parte. João Mário, pouco em jogo, acabou por ser o elemento menos em evidência no meio campo. No sector defensivo, os laterais Jonathan e Cédric passaram por muitas dificuldades com Kayembe, mas os centrais, apesar do trabalho que Roberto deu, estiveram seguros. Tobias, apesar do penalty e de uma perda de bola na segunda parte, esteve a um nível muito aceitável (concentrado e forte no desarme) e estreou-se a marcar no campeonato

Arouca - Complicou muito a vida ao Sporting, apresentando uma atitude muito agressiva, e, apesar de não ter criado oportunidades claras para marcar, conseguiu chegar muitas vezes perto da baliza de Patrício. Kayembe, à esquerda ou à direita, fez o que quis dos laterais do Sporting e foi um dos melhores, e o ponta-de-lança Roberto, que baixou frequentemente para receber, fez uma excelente exibição e deu muito trabalho aos centrais leoninos. David Simão não esteve particularmente feliz (muitos passes errados e mais preocupado em protestar do que em jogar), ao contrário de Rui Sampaio, que esteve em bom plano. Os laterais Tinoco e Balliu tiveram dificuldades para travar os extremos leoninos, e o central Diego Galo somou abordagens deficientes em vários lances. 

Etiquetas: ,