Benfica diz que Jackson devia ter sido expulso frente ao Boavista; José Eduardo Moniz fala ainda das divergências internas no Sporting e aconselha Lopetegui a consultar os arquivos dos últimos 25 anos

O Benfica quer acabar com o movimento de fundo sobre o alegado favorecimento dos encarnados pelas arbitragens em jogos da liga portuguesa. José Eduardo Moniz, vice-presidente do clube da Luz e administrador da SAD, entende que está em marcha de uma forma "mais ou menos descarada, uma tentativa de condicionamento da arbitragem para esta fase final do campeonato".

Os rivais dos encarnados, FC Porto e Sporting, têm sido muito críticos com as actuações dos árbitros no jogos do Benfica, mas o dirigente encarnado apela à memória de Julen Lopetegui, que uma vez mais ontem, após a vitória no Bessa, apontou o dedo ao clube da Luz. "O treinador do FC Porto limitou-se a dizer aquilo que o instruíram a afirmar. Mas como só chegou este ano ao futebol português, o melhor conselho que lhe posso dar é pedir à sua entidade patronal para ter acesso aos arquivos dos últimos 25 anos e aí ele talvez ficasse a perceber bem o que é favorecimento no âmbito do futebol português". José Eduardo Moniz entende que "a campanha" se deve ao facto do FC Porto ter "o melhor plantel dos últimos 30 anos, mas mesmo assim continua atrás do Benfica, não consegue substituir o Benfica no 1º lugar" e o Sporting porque "tem um conjunto de divergências internas complicadas e esta é uma forma de disfarçar essas divergências".

O dirigente lembra aos adversários do Benfica que também nos outros jogos há erros mas dos quais "ninguém fala". Moniz lembra que ontem no Bessa "Jackson Martínez poderia ter sido expulso por uma entrada violenta". O administrador da SAD encarnada sublinha que a ausência de comentários sobre esse lance "dá jeito" já que assim o colombiano "vai jogar contra o Sporting".

Outro dos alvos do vice presidente benfiquista é André Simões. O médio do Moreirense foi expulso no jogo frente ao Benfica e ironiza com o facto de ter "sido simpático para o árbitro". Moniz vai mais longe destacando o uso de André Simões na rede social Instagram de uma foto tirada no Bessa, no meio da claque portista. "Não nos ajoelhamos. Moreirense e FC Porto no coração" é a frase destacada pelo dirigente e que o leva a por em causa "sobre o comportamento do jogador nos jogos com o FC Porto" .

O Benfica lidera a liga portuguesa e a interrogação de Moniz é a seguinte: "Quem é que sendo adversário do Benfica gosta de o ver ganhar duas vezes seguidas?" "Nós temos um Benfica de garra, um Benfica que veste o fato de macaco, que vai à luta, que não vira as costas e que não desiste até ao último minuto. É isso que faz com que o Benfica esteja à frente de campeonato contra ventos e marés, contra críticas e más vontades", conclui José Eduardo Moniz. Fonte: RR

Etiquetas: