Messi vale mais 87 milhões de euros que Ronaldo; Sterling é o 7.º mais valioso da actualidade

O CIES explica que estes valores são calculados usando um algoritmo exclusivo criado a partir da análise de 1500 transferências que ocorreram desde 2009, tendo como variáveis as performance individuais (jogos, golos, etc), as características próprias (idade, posição em campo, duração do contrato, etc) e também as competições que disputam e os títulos das suas equipas (clube e seleção). 

Segundo o "Football Observatory", Lionel Messi é o jogador mais valioso do futebol mundial, estando avaliado em 220 milhões de euros, mais 87 milhões do que Cristiano Ronaldo (133). Eden Hazard, extremo belga do Chelsea, com um valor de mercado de 99 milhões de euros, surge na terceira posição do estudo levado a cabo pelo CIES, fundação privada suíça associada à Universidade de Neuchatel que se dedica à análise estatística do futebol. Diego Costa (84) e Paul Pogba (72) fecham o Top 5. Sterling (63) está em 7.º, enquanto que Gareth Bale é o décimo mais valioso, com 60 milhões, surgindo logo depois Neymar, com 58, e Ángel Di María, com 57.

Considerando critérios como rendimento, idade, posição, qualidade, situação de mercado (principalmente ignorando elementos que se transferiram esta época), e impacto mediático, na opinião do Visão de Mercado o Top 10 devia ser:

1 - Messi
2 - Ronaldo
3 - Neymar
4 - Bale
5 - Hazard
6 - Aguero
7 - Pogba
8 - Benzema
9 - Cavani (apesar de ser mais fraco que Ibra, Lewandowski ou Muller tem mais probabilidades de proporcionar uma transferência na ordem dos 45/50 milhões).
10 - Sterling

Etiquetas: