Um Onze de craques a custo zero que serviam os 3 grandes

O mês de Janeiro marca duas etapas importantes na abordagem ao mercado: a possibilidade de colmatar algumas lacunas no plantel; e a permissão para assinar a custo zero com jogadores cujo contrato termina em Junho. E, numa fase em que os salários e prémios de assinatura são cada vez mais absurdos, o que complica a permanência de alguns elementos, a cerca de duas semanas da abertura da próxima janela de transferências já é possível perceber como irá funcionar o mercado dos jogadores "livres". Como tal, o Visão de Mercado indica alguns jogadores em final de contrato (e este ano a lista está bem recheada) que podem servir de interesse aos grandes de Portugal.

Na baliza, surgem poucas dúvidas quanto ao nome de Loris Karius. O alemão, que no ano passado já tinha estado em evidência, tem sido um dos melhores guardiões da Bundesliga, e devido à sua idade (apenas 21 anos), atributos (praticamente não tem falhas) e estatura física, seria um bom alvo para qualquer um dos 3 grandes (já foi apontado a Benfica e FC Porto).

Passando para a defesa, um lateral direito interessante é Pavel Kadeřábek, defesa que tem sido indiscutível no Sparta Praga e ainda roubou o lugar a Gabriel Selassie, do Werden Bremen, na seleção checa. No centro, André Ramalho (fantástico central do Red Bull Salzburgo) e Fabian Schär (interessados não devem faltar de certeza), seriam reforços de topo para liderar qualquer uma das defesas em Portugal. Zambrano (Frankfurt) também podia ser um bom alvo. Já na esquerda, e para não baixarmos a qualidade, o não menos fantástico Miguel Layún. O lateral do América, que chegou a marcar 4 golos há bem pouco tempo frente ao Santos Laguna de Pedro Caixinha, tem, para além da polivalência, um fortíssimo jogo ofensivo e consegue mostrar agressividade e bravura na defesa.

Da defesa para o meio campo, destaque para: Tolgay Arslan (Hamburgo), um médio defensivo que também pode jogar mais à frente, muito completo. Entre os médios a custo zero destaque ainda para os conhecidos Anderson (Man Utd) e Bryan Ruíz (Fulham). Nenhum dos dois está na melhor fase da carreira (principalmente o ex-FC Porto), mas num contexto mais latino e estabilizado as qualidades dos dois podiam acabar por ser bem exponenciadas.

Por fim, na frente de ataque, há alguns jogadores bem apetecíveis - ignorando Gignac, Luiz Adriano, Konoplyanka, Balázs Dzsudzsák, André Ayew ou Suso, que, a menos que aceitassem reduzir o salário, já não se enquadram na política de contratação dos "grandes" -, como Valentino Lazaro, que a custo zero, é um ótimo projeto de rentabilização a médio/longo prazo. O jogador do Red Bull Salzburgo, de apenas 18 anos, apesar de ter ainda idade de júnior, destacou-se de tal maneira nas camadas jovens, que além de já ter vários jogos pela equipa principal do campeão austríaco já chegou à selecção AA da Áustria. É médio centro/ofensivo de origem, mas em Salzburgo tem jogado várias vezes encostado às linhas, tendo feito alguns jogos a lateral direito. Ouro nome em final de contrato interessante é Lasse Schöne. Fez uma grande época na temporada passada (inclusive esteve no 11 do ano da Eredivisie para o VM), mas esta temporada ainda tem mostrado um rendimento superior. No futebol há sempre surpresas, e já vimos elementos como Schaars ou Ola John rumarem a Portugal depois de darem nas vistas na Holanda, e não é de todo descabido um jogador trocar o Ajax tanto pelo Benfica como pelo FC Porto, clubes que no presente são superiores ao gigante de Amesterdão. A comandar o ataque, não há melhor opção do que John Guidetti. Sejamos francos, não é em sucessivos empréstimos, nem no Man. City, que o sueco vai dar jogador. E tanto o Sporting, que não tem um avançado de excelência, como o Benfica (Jesus gosta de ter talento para trabalhar no ataque), ou até quem sabe o FC Porto (Jackson deve sair e Aboubakar também vai precisar de concorrência), deviam mostrar-se interessados.

Fábio Teixeira

Etiquetas: