O melhor jogador de 2014 em Portugal

Não há dúvidas que, a nível de futebol nacional, 2014 foi um ano encarnado. O Benfica venceu o Campeonato Nacional, a Taça, a Taça da Liga e a Supertaça, terminando o ano como líder isolado da Liga. Assim, é natural que sejam dos comandados de Jorge Jesus os principais destaques individuais do ano: Luisão nunca esteve a um nível tão alto, Gaitán espalha magia como quem respira, Garay fez 6 meses colossais. Mas o melhor jogador a pisar os relvados portugueses nos últimos 12 meses chama-se Enzo Perez.

Natural da Argentina , Enzo chegou ao futebol português vindo do Estudiantes, trazendo consigo uma reputação bastante sólida no seu país natal. No entanto, o período inicial em Lisboa não foi fácil. O Jogador teve diversos problemas de adaptação, os quais levaram a que, pouco tempo depois de chegar ao clube, fosse emprestado à sua casa-mãe. Na temporada seguinte, regressou ao Estádio da Luz, para viver o momento que mudaria a sua vida nas águias: no final do Agosto de 2012, Javi Garcia e Witsel são transferidos, o que faz com que JJ aposte em Matic para o lugar do Espanhol e em Enzo para o lugar do Belga, potenciando-o não como Médio ala, como veio rotulado, mas numa posição mais central.

A partir desse momento, o argentino dissipou todas as dúvidas à sua volta, convertendo-se num fantástico médio. Enzo é, hoje, um jogador total: agressivo, fortíssimo na pressão, intenso, com capacidade de transporte de bola, com uma invulgar inteligência para entender os diversos momentos do jogo e as necessidades da equipa, sendo um elemento fundamental quer na fase ofensiva quer na fase defensiva. É o homem ao redor do qual se reúnem as tropas, em quem todos confiam e em cuja infalibilidade todos acreditam. Sem ele, o domínio vermelho sobre os relvados nacionais que se viu em 2014 seria, provavelmente, impossível. Por isso mesmo, a sua quase inevitável perda será, precisamente, o primeiro ponto de interrogação no Benfica de 2015 e, consequentemente, em todo o futebol português. Sem um substituto natural no Plantel (como sucedeu com Matic em relação a Javi ou Fejsa em relação ao atual jogador do Chelsea), veremos se Jesus apostará, com risco, em Pizzi ou noutro elemento já no clube, ou se, por outro lado, irá ser feita uma incursão ao Mercado, isto quando os encarnados já não estão presentes nem nas competições europeias nem na taça.

Naquele que foi, provavelmente, o seu último ano em Portugal, Enzo Perez deixou, para memória futura, o traço distintivo que só os grandes possuem. A marca indelével da qualidade, da mística e do carisma vencedor. Vice-campeão Mundial, o argentino quererá, agora, mostrar todo o seu valor num campeonato de maior repercussão mundial, deixando o futebol luso e o Benfica mais fracos. Fica a dúvida em saber como Jorge Jesus superará esta baixa nas suas tropas, sendo certo que o lugar de jogador chave do ano, esse já ninguém lhe tirará.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Pedro Barata

Etiquetas: