Apenas 5 faltas em 15 jogos e nenhum amarelo

Violento, assassino, carniceiro. Muitas são as invectivas atribuídas a Képler Ferreira, também conhecido por Pepe. No entanto, a verdade é que, apesar da reputação mais negra que acarreta e do histórico (a mítica e grotesca agressão) que se impregnou para sempre nas nossas memórias, o internacional português é cada vez mais um cordeiro na pele de lobo, jogador limpo por muitos visto como um cão enraivecido.

De acordo com o diário Marca, Pepe leva somente cinco faltas em 15 jogos e é o único central não amarelado da Liga Espanhola. Além disso, ainda segundo o jornal espanhol, o titularíssimo da Selecção Nacional leva três anos sem ser expulso pelo Real Madrid. A última vez que viu um cartão vermelho foi a 17 de Dezembro de 2011.

De facto, o português está numa forma tremenda (já desde a época passada) e fez um ano de 2014 absolutamente fenomenal. Em termos físicos e mentais está no chamado ponto-rebuçado, o que lhe permite resolver todas as situações sem ter de recorrer à falta. Basta relembrar que Sergio Ramos, seu companheiro de sector, já fez mais 20 faltas e viu mais cinco amarelos que ele.

A pouco e pouco, Pepe vai limpando a imagem de violento. Por intermédio de exibições imaculadas e um registo bem mais sóbrio e discreto que há uns anos atrás (talvez por isso não tenha o estilo ideal para o onze da UEFA), o português tem-se reforçado, ano após ano e com cada vez mais ímpeto, como um dos melhores centrais do mundo. O seu percurso pode ser inversamente comparado à personagem de Kevin Spacey em The Usual Suspects: demónio subido aos céus, aquele a quem todos apontam o dedo é na verdade quem menos culpas carrega no cartório.

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

Etiquetas: