10 transferências de jogadores das equipas B que gostava de ver em Janeiro

Depois do sucesso inicial, no último ano, algo que tem tido continuidade na presente época, o aproveitamento dos clubes das suas equipas B tem sido quase nulo, , o Vitória é uma excepção. As equipas compram às "paletes", o que acaba por sufocar as oportunidades para os jovens da formação se imporem na equipa principal. O cenário neste momento até já é diferente, em algumas equipas, FC Porto e Sporting, principalmente, os excedentários são tantos, que nem na B os elementos da casa tem espaço. Por isso, e por ser evidente que muitos jogadores podiam acrescentar algo a clubes da I Liga, veja-se o caso de Bruno Gaspar, que apesar de ter um papel algo irrelevante no Benfica não teve problemas em assumir um papel de destaque no 3.º classificado da I Liga, este mercado de Inverno devia ser aproveitado para um 2 em 1: os "grandes" colocavam elementos que já se estão a perder na II Liga, que começam a perder a motivação e em vez de evoluírem acabam por estagnar devido à frustração; e as equipas do campeonato principal, muitas nelas necessitadas de reforços, em vez de seguirem a política do último Verão, que só serviu para inundar a Liga com jogadores sem qualidade, aproveitavam para ganhar elementos que podiam ser mais-valias.

Esgaio, Sporting B - Setúbal - Correu bem com João Mário e também tinha tudo para dar certo com o lateral/extremo. Um jogador que não tem qualquer tipo de motivação para actuar na segunda liga, mas que podia crescer bastante com um aumento de exigência. Com a sua polivalência em princípio não teria dificuldades em ganhar espaço. 
Hélder Costa, Benfica B - Académica - Em Coimbra simplesmente não há ataque. Ivanildo e Marinho são opções de fraca qualidade para Paulo Sérgio, e a incrível velocidade do extremo do Benfica - que até tem mais potencial do que Cavaleiro - daria outro poder de fogo. 
Lichnovsky, Porto B - Penafiel - A equipa penafidelense tem tido enormes problemas defensivos, como se percebe pelo facto de ser a defesa mais batida no campeonato. O central chileno tem demonstrado qualidade a mais para a segunda liga e seria um upgrade no conjunto orientado por Rui Quinta.
Rúben Pinto, Benfica B - Paços - Um daqueles jogadores que já passou o prazo de validade na equipa B, há Nuno Reis (nasceu em 1991) que é um caso ainda mais grave já que passou de titular na I liga a perdido na II, mas parece claro que não faz sentido ter um jogador de 22 anos num conjunto secundário. No Paços, o médio que já está no Benfica há mais de 10 anos, podia ser a alternativa que falta ao trio Oliveira-Seri-Minhoca.
Fábio Martins, Braga B - Gil Vicente - O irreverente extremo só tinha a ganhar com um empréstimo ao emblema de Barcelos, que tem uma tremenda falta de qualidade ofensiva. Fica perto de casa e seria uma enorme mais valia no conjunto de José Mota.
Tobias Figueiredo, Sporting B - Boavista - Petit precisa de um elemento para jogar ao lado de Philipe Sampaio, e o jovem leão, que mesmo com os problemas defensivos do Sporting ainda teve minutos na equipa principal, com a sua presença física (uma imagem de marca do conjunto do Bessa) e qualidade, podia ajudar os axadrezados a perderem o estatuto de 2.ª pior defesa da Liga.
Kelvin, FC Porto B - Marítimo - No Verão esteve perto de assinar pela Académica, recusou, mas provavelmente um ingresso nos insulares seria mais aliciante. E o Marítimo, devido ao caso Mohamed Ibrahim, bem que precisa de um elemento com a técnica e velocidade do brasileiro para jogar no apoio a Maazou.
Wallyson, Sporting B - Setúbal - Sempre que joga é um dos melhores em campo na equipa leonina, e tem um talento que não engana. Domingos bem precisa de um elemento para reforçar um sector que não tem a qualidade necessária e que, por esse motivo, tem sofrido bastantes alterações com o decorrer da época.
Kayembe, FC Porto B - Académica - Um dos elementos em destaque na equipa B portista, chegou a Portugal como avançado mas este ano tem jogado maioritariamente a lateral esquerdo. Tem força, técnica e depois de um ano e meio na II liga chegou o momento de mostrar o que vale num campeonato principal. Por outro lado a sua saída ia dar mais espaço a Rafa. Já a Briosa, agora sem Lino, bem que precisa de um lateral esquerdo, de preferência polivalente para ser útil igualmente no ataque.
Rui Fonte, Benfica B - Arouca - Renascido no conjunto secundário das águias, o atacante português, actual melhor marcador da II Liga, nunca terá nível para um grande, mas seria uma solução interessante para a equipa de Pedro Emanuel, que também não tem deslumbrado a nível ofensivo.

PS - Os jogadores de 1995, como só estão no 1.º ano de sénior, não foram considerados.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui): Jorge Monteiro

Etiquetas: