Quem te acompanha?

Alexis Sánchez nos últimos 10 jogos: 9 golos e 2 assistências... O chileno, que no início não convenceu de imediato Arsène Wenger - não favorece, propriamente, a matriz de jogo da equipa -, é agora o abono de família do Arsenal. Alexis já marcou 12 golos em 17 encontros, distribuídos por 3 competições (Premier League, Liga dos Campões e Taça da Liga), juntamente com Cazorla é o melhor assistente da equipa com 3 passes para golo, é o jogador que mais desequilíbrios causa com os seus dribles, o que mais passes-chave efetuados tem e é, de longe, o elemento mais destacado da equipa. Concluindo, bastou apenas 1/3 de temporada para perceber que El Niño Maravilha é o jogador mais influente deste Arsenal, e um dos melhores na actual Premier League, que nos últimos 2 anos perdeu as principais referências, Bale e Suárez, para a La Liga.

Mas nem tudo vai bem em Londres, muito pelo contrário. Sánchez tem sido cada vez mais o one-man-show da equipa e, a menos que tenha algum acompanhamento a altura, esse rendimento não terá consequências. Welbeck, Giroud e Sanogo estão longe de convencer. E Özil, actualmente lesionado, ainda não mostrou o que sabe, nem justificou o elevado investimento na sua contratação (totalmente ausente nos jogos decisivos), sendo que Wilshere, outro jogador no estaleiro, Ramsey (queda abrupta), Mertesacker, Gibbs e Koscileny, têm rendido muito menos do que no ano passado. E depois existe também a questão da falta de qualidade no plantel. Monreal tem de jogar, muitas vezes, no centro da defesa, e no meio Flamini e Arteta juntos não fazem um médio defensivo.

Em suma, muito se fala de Wenger e da sua falta de capacidade na abordagem ao mercado, mas essa inércia deve-se essencialmente à tentativa do francês em engodar um modelo de jogo que parece ultrapassado. O Arsenal não vence títulos e vive baseado num estilo de equipa grande (que é esteticamente muito interessante, mas que não tem consequência) quando cada vez menos o é. O mais indicado para os Gunners era apostar numa nova visão para o clube (ideia apontada recentemente por um accionista dos londrinos). No final de contas, uma coisa é certa, é que quando se for apostar as fichas na aquisição de novos jogadores, é preciso fechar os olhos ao modelo de jogo actual. É Alexis que o mostra, é Alexis que o pede, é Alexis... o faz-tudo.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Fábio Teixeira

Etiquetas: