Dois homens no planeta do Extraterrestre

Estratosférico. Impensável. Máquina. Extraterrestre. Assim têm vindo a ser qualificados os registos goleadores de Cristiano Ronaldo, os quais o colocam já como um dos principais concretizadores da História do jogo. Quando procuramos encontrar-lhe rivais neste campo, é natural que olhemos para outros dos principais craques desta Era. No entanto, nos primeiros meses da temporada 2014/2015 nem Messi, nem Zlatan, nem Kun Aguero, nem Lewandowski nem nenhum dos outros mais mediáticos jogadores do futebol mundial consegue acompanhar o ritmo do português. Mas há dois homens que, no silêncio de ligas menos seguidas do futebol Europeu, mostram-se capazes de marcar mais do que o astro de Madrid: são eles o espanhol Jonathan Soriano, do Red Bull Salzburg, e o croata Andrej Kramaric , do Rijeka, os quais somam, respectivamente 28 e 27 tentos, contra 25 do jogador natural da Madeira.

Jonathan Soriano teve um início de carreira marcado por passagens pouco produtivas por clubes de segunda ou terceira linha do futebol Castelhano como o Espanhol, o Almeria, o Ejido ou o Albacete, nunca fazendo balançar as redes mais do que 6 vezes numa temporada. Até que, já com 26 anos, apontou 36 golos pelo Barcelona B, o que lhe vale a ida para o Campeonato Austríaco. Lá, tem-se consolidado como um goleador de números assombrosos: 29 tentos em 2012-2013 e 48 na temporada seguinte, levando já 28 em 26 partidas desta campanha. Ora, estas cifras têm muito mais valor pois o catalão mostra-se também capaz de ser um temível bombardeiro a nível europeu: na temporada passada, sagrou-se melhor marcador da Liga Europa, tendo sido eliminado nos Oitavos-de-Final, ao passo que este ano apontou já 7 golos em 8 jogos. Aos 29 anos, não é já uma jovem promessa, mas os seus números, e, principalmente, o facto de serem confirmados a nível europeu, já mereciam uma presença numa liga maior, desde logo na do seu país.

Um caso diferente é o de Kramaric. Ainda com 23 anos, é há muito apontado como uma das principais promessa do futebol croata, tendo sido presença recorrente nas seleções jovens do país, estreando-se pelo Dinamo Zagreb com 17 anos. Mas a sua presença no clube foi sempre intermitente, culminando com a chegada ao Rijeka no início da temporada passada. No clube da terceira maior cidade do país do Adriático, o avançado explodiu definitivamente: 27 golos na passada campanha, registo que já igualou este ano, em apenas 25 jogos. Tal como Soriano, marca também a nível continental, como demonstram os 6 golos já apontados na Liga Europa. Mas, ao contrário do jogador do Salzburgo, o Croata tem apenas 23 anos, ou seja, os seus melhores anos estão aí. Para aguçar ainda mais o apetite de clubes importantes, o jogador está em final de contrato, podendo assinar por qualquer equipa dentro de poucas semanas.

Posto isto, 3 questões se levantam: por um lado, até que nível chegarão os números de Cristiano Ronaldo esta época (sendo que os minutos do jogador não têm sido doseados); por outro, como será a evolução de Kramaric (que pouco tempo ficará no seu país, sendo alvo apetecível para muitos clubes) e o resto da carreira de Soriano (saberia a pouco se um Avançado capaz destes números não tivesse uma oportunidade num palco de mais visibilidade); e, finalmente, se algum dos restantes astros do futebol Europeu conseguirá lutar com CR7 pela Bota de Ouro desta temporada.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Pedro Barata

Etiquetas: