Luiz Adriano iguala recorde de Messi; Bayern também marca 7 golos; Chelsea contribui para um dia histórico na Champions com 6; City empata depois de estar a vencer por 2-0; Cavani dá vitória ao PSG; Barcelona cumpre frente ao Ajax

Marcaram-se 40 golos em 8 partidas num só dia pela primeira vez na história (o maior número de golos, 44, foi em 12 jogos). Para isso muito contribuíram o Chelsea, que ao esmagar o Maribor garantiu a maior vitória da sua história na Europa desde 1997 (quando ganhou por 7-1 ao Tromso); o Bayern, que com a goleada à AS Roma foi o primeiro visitante em toda a história das competições europeias a marcar sete golos em solo italiano; e o Shakhtar, que ao estraçalhar o BATE Borisov conseguiu recordes atrás de recordes: igualou a maior vitória a domicílio de sempre na Champions (Taça e Liga dos Campeões), Luiz Adriano igualou Paul van Himst (1966) como único jogador a marcar cinco golos fora da Taça dos Campeões Europeus e Messi como único jogador com cinco golos num jogo na história da Liga dos Campeões, além de ter marcado os cinco golos mais rápidos de sempre da competição. Já o City desiludiu e deixou-se empatar de forma inacreditável após estar a ganhar por dois golos e continua a perder terreno. O APOEL apenas caiu por um golo frente ao poderoso PSG e o Barcelona despachou o Ajax sem ter de se esforçar demasiado.

Grupo E: CSKA Moscovo-Manchester City, 2-2 (Agüero 29', Milner 38'; Doumbia 64', Natkho 86' g.p.); AS Roma-Bayern Munique, 1-7 (Gervinho 66'; Robben 8', 30', Götze 23', Lewandowski 25', Müller 36' g.p., Ribéry 78', Shaqiri 80');

No primeiro jogo do dia, CSKA e Man. City empataram a duas bolas em Moscovo. Começou melhor o City com Agüero e Milner (ainda atirou aos ferros) a adiantaram o conjunto inglês antes do intervalo, no entanto o conjunto da casa, apesar de ter tido várias vezes pela frente o muro Kompany, equilibrou as contas e empatou na segunda parte, com golos do suplente de luxo Doumbia e de Natkho, este na marca de grande penalidade. Cenário completamente diferente viveu-se no outro jogo do grupo. O Bayern foi a Itália e, num jogo que se previa de certo modo disputado, vulgarizou a AS Roma por incríveis 7-1. Robben, a jogar a ala direito num sistema de 3 centrais, foi o homem do jogo, com 2 golos e uma assistência. A ele juntaram-se Lewandowski, Müller, Götze e Bernat pelas mais valias que representaram no momento ofensivo, enquanto que Benatia (foi o maior aliado de Neuer) e Xabi Alonso (novamente o jogador com mais bola no pé) também se destacaram.

Grupo F: APOEL-Paris SG, 0-1 (Cavani 87'); Barcelona-Ajax, 3-1 (Neymar 7', Messi 24', Sandro Ramírez 90'; El Ghazi 88');

No Chipre, o PSG dominou as operações, mas não foi exuberante (longe disso) no panorama ofensivo. O único golo acabou por surgir já perto do final por intermédio de Cavani, num encontro sem grandes destaques individuais, mas com Pastore abaixo do que é pretendido. Na outra partida, o Barcelona não teve problemas em vencer o Ajax por 3-1 e continua a 1 ponto do PSG. Neymar logo a abrir fez o 1-0 a passe de Messi, o próprio Astro argentino aumentou a vantagem pouco tempo depois, com El Ghazi e Sandro a marcarem para as suas equipas já perto do fim. Pedrito voltou a ser o escolhido para acompanhar o duo maravilha Culé, mas exceção feita a uma bola aos ferros, não esteve particularmente bem. Nota ainda para a exibição de Iniesta que emprestou bastante critério ao ataque, enquanto que Mascherano se voltou a destacar no meio campo, pela combatividade e segurança que mostrou no cômputo defensivo.

Grupo G: Chelsea-Maribor, 6-0 (Remy 13', Drogba 23' g.p., Terry 31', Viler 54' p.b., Hazard 77' g.p., 90');

Em Stamford Bridge, o Chelsea recebeu e goleou o Maribor por 6-0. Sem Diego Costa, que continua lesionado, Remy abriu o marcador pouco antes do quarto de hora inicial, mas viria a lesionar-se, sendo substituído por Drogba 3 minutos depois. E se sem o primeiro avançado na hierarquia, o segundo fez o gosto ao pé, sem o segundo, foi o terceiro a também inscrever o seu nome na lista de marcadores, depois de aos 23', ter feito o 2-0 de grande penalidade. O encontro estava a correr de feição aos Blues e Terry à passagem da meia hora aumentou a vantagem para 3. Na segunda parte, a matriz do jogo voltou a ser a mesma e Viler aos 54', fez o quarto, depois de ter marcado na própria baliza. O jogo foi-se encaminhando para o fim, no entanto ainda houve tempo, para em menos de 15 minutos, e pouco depois de Willian ter acertado na trave, Hazard, a figura do jogo, ter bisado, estabelecendo o resultado final em bolas a zero. Individualmente, destaque, claro está, para a estrela da companhia Eden Hazard (talvez o maior desequilibrador do futebol atual nos dias de hoje), e para Matic e Filpe Luís que sobressaíram nos dois lados do campo.

Grupo H: BATE Borisov-Shakthar Donetsk, 0-7 (Alex Teixeira 11', Luiz Adriano 28', 37', 40', 44', 82', Douglas Costa 35').

No outro jogo do grupo do FC Porto, registou-se o jogo até ao momento com maior diferença de golos no resultado. Depois de já ter sofrido 6 do FC Porto, o BATE Borisov foi humilhado em casa pelo Shakhtar que assim subiu à 2.ª posição. No entanto, e apesar do avolumar do resultado, os bielorrussos pecaram imenso na finalização e nem se pode dizer que tenham sido muito inferiores ao conjunto de Donetsk, que em 20 remates, acertaram 14 na baliza. Quando isto acontece, não há muito que dizer, e hoje os ucranianos estavam mesmo em dia sim, especialmente Luiz Adriano que marcou 5 golos em 6 remates (o outro foi ao poste). Destaque ainda para Shevchuk e Taison, com duas assistências cada um.

Etiquetas: