Dragões goleiam em Arouca e pressionam Benfica; Triunfo fácil dos portistas construído em 15 minutos; Jackson, em grande destaque, bisou na partida; Quintero e Brahimi foram os artistas, Quaresma voltou a começar no banco de suplentes; Casemiro estreou-se a marcar pelos portistas; Aboubakar facturou novamente

Arouca 0-5 FC Porto (Quintero 24', Jackson 26' e 61', Casemiro 39' e Aboubakar 87')

Grande passeio para os dragões. O FC Porto foi vencer, de forma expressiva, ao terreno do Arouca por 5-0, numa exibição competente que acabou por traduzir-se num triunfo fácil. A equipa de Lopetegui (que não premiou o golo de Quaresma frente ao Bilbao) dispôs de muita liberdade no último terço do ataque e as figuras da equipa fizeram o resto (sobretudo Quintero, Brahimi e Jackson). Destaque para o facto de os dragões terem entrado, mais uma vez, sem portugueses em campo e para Maicon que, em virtude das más exibições, foi relegado para o banco de suplentes. Em termos individuais, Jackson Martínez foi a figura da partida (bisou e trabalhou muito para a equipa), com Quintero a somar mais uma boa exibição no miolo. Herrera e Casemiro estiveram em bom nível, enquanto que Marcano somou novamente alguns erros. Nos arouquenses, Roberto entrou bem na partida e a dupla Amaro-Simão não foi tão influente como de costume (estiveram lentos e passivos).

No que diz respeito ao encontro, os primeiros minutos tiveram um Arouca perigoso, pressionante e com o bloco alto, tentando encurtar o espaço aos elementos portistas. Aos 10', Marcano errou na saída de bola e André Claro, com um remate de primeira, atirou com perigo para defesa de Fabiano. O FC Porto começou a ter mais iniciativa de jogo e os criativos iam ameaçando a baliza adversária. Um desses jogadores, mais concretamente Juan Quintero, dispôs de tempo e espaço, sendo que em zona de tiro não desperdiçou. Poucos minutos depois, Brahimi brilhou na esquerda, descobriu Jackson Martínez na pequena área, com o colombiano a só ter de encostar para o 2-0. Tudo fácil para os dragões, em virtude da passividade do meio-campo do Arouca. A equipa de Pedro Emanuel estava, pela forma como o Porto mandava na partida, encostada à sua área e eram raras as vezes que conseguia sair para o ataque. O 3-0 não demorou a surgir com Casemiro a facturar de cabeça após canto da direita. Na 2.ª parte, foi mais do mesmo. Roberto entrou bem na partida e até esteve perto de marcar em 2 ocasiões, mas o domínio portista foi novamente traduzido em golos. Aos 60' Jackson aproveitou bem um trabalho de Tello para bisar, sendo que depois de algumas perdidas de Herrera e Quintero (remate à trave), surgiu o 5.º golo, por intermédio de Aboubakar, que tinha rendido Jackson.

Destaques: 

Arouca - Jogo difícil para Pedro Emanuel. O início até foi prometedor, com a equipa posicionalmente bem colocada, a dificultar a construção do FC Porto e até a ameaçar Fabiano. No entanto, houve muita liberdade para Quintero assumir o jogo e o trabalho de Jackson também confundiu as marcações. O 1-0 abalou a equipa e já não houve a mesma vocação para sair para o ataque. Só na 2.ª parte é que, com a entrada de Roberto, houve mais perigo junto de Fabiano, mas o resultado já estava feito. Individualmente, André Claro não teve tanto em jogo como de costume, Pintassilgo foi dos poucos a tentar desequilibrar, enquanto que Artur, embora activo, não foi consequente. Roberto entrou bem na partida e Tinoco sofreu muito com os Tello e Brahimi.

FC Porto - Vitória expressiva num terreno que costuma ser complicado. Lopetegui voltou a não premiar Quaresma e castigou as más exibições de Maicon sentando o brasileiro em detrimento de Marcano. A equipa, que voltou a não contar com um português no onze inicial, revelou eficácia e tornou o jogo fácil, numa exibição competente e convincente. Em 15 minutos o triunfo ficou resolvido, especialmente patrocinado pelos artistas da equipa. Houve alguma liberdade no último terço, com Quintero a ter algum espaço para desequilibrar e criar. Individualmente, Jackson fez uma grande exibição (bisou e trabalhou muito em zonas recuadas), com Quintero também a merecer grande destaque (está a subir de produção e tem o lugar à sua disposição). Brahimi, menos em jogo do que é habitual, teve influência naqueles 15 minutos decisivos, enquanto que Quaresma entrou bem na partida e assistiu Aboubakar para o golo do camaronês. Fabiano esteve seguro na baliza (salvou 2/3 bolas importantes), sendo que Herrera conseguiu desequilibrar com as suas incorporações pelo meio.

Etiquetas: ,